Toda segunda e quarta-feira, um grupo de alunos da Trainer saí correndo pela rua. Não, eles não estão fugindo de nada e sim treinando corrida. São as turmas das aulas de corrida de rua, realizadas sempre no período da noite. As aulas começaram no ano passado com sete participantes e hoje contam com um grupo regular de 30 alunos que exercitam velocidade, potência, força muscular e método de corrida.
Nestas aulas, inclusive, muitos talentos já foram descobertos. Um deles é o Rivelino de Souza, 45 anos, técnico em manutenção mecânica que começou a correr para valer há cerca de um ano. Hoje ele já tem um bom desempenho: faz 15 km em 1h04min. Souza passou a treinar na Trainer pouco tempo depois de fazer uma cirurgia na perna, devido a um acidente de moto. Testou as aulas de corrida e curtiu.
“Eu já estava entediado da fisioterapia, por isso resolvi entrar na academia para ajudar no fortalecimento da minha perna”, conta. “Gosto de participar das corridas, é uma forma de competir com você mesmo. E para superar os limites, só com muito treino”.

Como funciona
Já falamos no blog sobre o início das aulas de corrida de rua e os benefícios para os praticantes (veja aqui e aqui). Para atingir os benefícios para a saúde e as metas, o professor Felipe Barreto de Souza, que dá as aulas com o professor João Felipe, explicou como as aulas estão estruturadas em etapas.
As aulas de segunda utilizam o método contínuo, os alunos são divididos em grupos de iniciantes, intermediário e avançado. Os iniciantes correm de 4km a 5km, os intermediários de 6km a 7km, e os avançados de 10km a 12 km. Já nas quartas, uma parte é um treino funcional e a outra conta com treinos intervalados com tiros, para trabalhar velocidade, potência e força muscular.
“Muitos alunos já correm bem, mas é preciso lapidar algumas coisas, como a coordenação motora, a força da musculatura ou das articulações. Por isso temos um dia de treino contínuo e outro de treino especializado. Assim os resultados aparecem mais rapidamente, os alunos ficam entusiasmados e começam a participar das provas, uma forma de superar seus próprios limites”.
Para quem está começando, é só procurar o professor Felipe ou o João Felipe. Primeiro, o aluno vai fortalecer a musculatura e as articulações e também vai correr cerca de duas semanas só na esteira, que proporciona menos impacto. Depois, ele já pode fazer os treinos de rua. Os professores também montam planilhas de treinos de corrida e passam um treino de musculação específico para corredores. Esse ano as corridas vão ganhar uma novidade. Está sendo desenvolvida uma aula de treinamento funcional voltada para corredores (veja aqui).
Gostou? Então venha correr com a Trainer!