Você gosta de treinar corrida na esteira ou na rua? Pois é, cada tipo de treino tem suas vantagens e desvantagens. Conhecendo um pouco mais sobre eles, fica mais fácil escolher o melhor treinamento para você.
“As principais diferenças entre estes tipos de treino é que a esteira gera menos impacto nas articulações, devido a seu sistema de absorção de impacto, e também proporciona um controle maior dos esforços e dos resultados. Por outro lado o treino na rua garante um gasto calórico maior e não se torna monótono, pois você pode sempre correr em lugares diferentes”, explica Michelle Lucon, professora da Trainer.
As esteiras são ideias para quem precisa controlar velocidade, gasto calórico, tempo, entre outras variáveis. Isso porque o equipamento possui configurações na inclinação, marcador de calorias, distância, sensor de velocidade, além de programas pré-estabelecidos ou manuais.
“Aqui na Trainer trabalhamos com as melhores esteiras do mercado, da marca Lifefitness. Alguns modelos possuem um dispositivo de aceleração que funciona apenas com a aproximação das mãos”, destaca Michelle.
O treinamento de corrida na esteira também é bacana para quem não quer sofrer com a ação do clima – chuvas, sol, frio, vento – ou com o trânsito. Alternar os treinos é uma alternativa para quem quer aproveitar os pontos positivos dos dois tipos de treinamento.
Quer uma dica? Às segundas e quartas, você pode participar das aulas de corrida de rua às 19h30 e nos outros dias, o treinamento pode rolar na esteira.
Vantagens do treinamento na esteira
Diminuição dos riscos de lesões por estresse;
Maior controle das variáveis de treinamento como: velocidade, inclinação, caloria, tempo, distância e frequência cardíaca;
Menor esforço físico, pois não existe a resistência do ar;
Menor oscilação do corpo e maior controle e percepção do ritmo ditado pela esteira;
Ideal para os corredores iniciantes, para os que estão em readaptação e recuperação de lesões;
Melhor controle e autoanálise dos movimentos biomecânicos da corrida, possibilitando corrigi-los;
Melhor aproveitamento de treinos precisos, como o de ritmo;
Segurança para realizar os treinos, exemplo: trânsito, chuva e frio;
Piso regular, evita possíveis lesões articulares;
Desvantagens do treinamento na esteira
Os treinos podem se tornar monótonos e repetitivos devido mesma paisagem;
Por ter piso regular e amortecer o impacto, o recrutamento muscular é menor, exigindo menor esforço físico;
Diminuição do rendimento físico por aumento da temperatura corporal e freqüência cardíaca por estar em ambiente fechado;
Lesões por movimentos repetitivos;
Menor consumo de oxigênio e de calorias comparado à corrido de rua;
Dificuldade em controlar o ritmo desejado quando se corre na rua.