
A natação é uma ótima atividade física para perder de peso, além de deixar os membros superiores e inferiores fortes e bem desenvolvidos. No No Pain No Gain desta semana falaremos sobre o programa de emagrecimento de natação da Trainer.
Na natação tradicional há um padrão de aula, cuja frequência de treinamento é de duas vezes por semana. Se formos analisar no que diz respeito ao aprendizado motor ou aprender a nadar, isso é o suficiente para crianças e adolescentes.
Para o adulto, a prática é um pouco diferente, porque a composição corporal é outra, e, em alguns casos, há sobrepeso. Por isso, ele precisa de um nível melhor de condicionamento físico para progredir na aula.
A flutuabilidade e a técnica de respiração dependem muito da composição corporal. Se o aluno estiver muito acima do peso, ele tem uma tendência de afundar e ter mais arrasto, o que dificulta o deslocamento na água. Portanto, estar acima do peso é complicado para quem quer aprender a nadar, mas com o aumento da frequência nas aulas isso pode ser minimizado.
Já para quem quer emagrecer nadando, a história é pouco diferente, pois é preciso ter disponibilidade de tempo e treinar três vezes por semana. Com isso a melhora no rendimento do treino chega a 60 a 70% se comparado com quem nada duas vezes na semana.
O nosso programa de natação para emagrecimento consiste numa intensidade e gasto calórico maiores, aliado a uma alimentação mais leve. Indicamos que o aluno faça a prática e mude o padrão nutricional, claro que balanceado para que não haja nenhum mal-estar.
Os professores incluem materiais como pranchinha e boia para facilitar, ou seja, diminuímos o número de massa envolvida na atividade, logo percebe-se menor consumo de oxigênio e melhora na flutuabilidade.
Fazendo essa alternância de membro superior e inferior faz com que o aluno não entre em fadiga e consiga prolongar por mais tempo a prática debaixo d’água. Essa medida vai até o momento em que a pessoa consiga nadar uma distancia satisfatória sem parar.
É sempre importante entender que o pulso energético por metro exige muita energia. Em média, um metro deslocado na natação representa, mais ou menos, quatro vezes do que você gastaria numa corrida.
A frequência de treinamento vai fazer toda a diferença no processo de emagrecimento e no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória. O ideal é três vezes por semana, para que consiga resultados mais expressivos.
Ao praticar três vezes por semana, tem um gasto energético maior e as possibilidades de se desenvolver são maiores, além de possibilitar uma variação maior no treino, para aumentar ainda mais a capacidade respiratória e até a massa magra.
Caso real
Dois alunos da academia, pai e filho, nadavam duas vezes por semana. O pai participava de travessias e o filho participava de outras provas. Eles treinavam um semestre e faziam duas provas cada um, mas estavam descontentes com os resultados, pois a frequência era baixa.
Fizemos a proposta de treinar três vezes por semana. No primeiro semestre após a mudança, tiveram um rendimento 30% maior, e no primeiro ano, o pai diminui de forma significativa as dificuldades nas provas de travessia, e o filho foi vencedor das etapas.
Moral da história: tire a bunda do sofá uma vez a mais por semana e vá nadar!