
Queremos todo mundo participando da nossa corrida de 25 anos (clique aqui para ler mais), mas também queremos todos saudáveis e correndo da maneira correta. E é justamente sobre isso que vamos falar hoje.
Tem muita gente praticando a modalidade por aí, mas nem sempre da melhor forma. Para garantir mais saúde e um condicionamento físico bacana, é preciso tomar alguns cuidados.
Para isso, nas três unidades da Trainer há professores altamente capacitados para orientar os alunos sobre a corrida.
Se você já corre, ou mesmo quem quer começar, bata um papo com o professor sobre postura, treinos e outros detalhes. Temos certeza que vocês não vão se arrepender.
Fazer os movimentos corretamente no tronco, quadris, braços e pernas é essencial para evitar perda de energia e lesões.
Além das articulações nos membros inferiores, a coluna é uma das partes que mais sofre quando a corrida é feita incorretamente.
A coluna é responsável por distribuir a força, proteger a medula espinhal, manter a posição do corpo ereta, suportar o nosso peso e distribuir os feixes nervosos, por isso a importância de uma postura correta na hora de correr.
A biomecânica analisa a física do movimento do corpo humano. Por meio dela, e conhecendo as características de cada exercício, é possível definir a melhor maneira de praticar uma atividade física.
A corrida pode ser definida em duas fases: a fase de apoio, quando o pé do corredor está em contato com o chão, e a de suspensão, quando há a elevação do pé e a projeção do corpo para frente.
As principais variáveis biomecânicas da corrida são a baixa oscilação do centro de massa, a relação entre o comprimento e a frequência das passadas, a elevação dos joelhos e a projeção do centro de massa para frente.
Com base nestas variáveis, deve-se observar o seguinte:
Pernas
O movimento das pernas deve ser sempre circular desde a partida, horizontal ao longo da corrida, para dar estabilidade ao centro de gravidade.
Braços
Os ombros devem estar de acordo com os parâmetros anatômicos, já o movimento dos braços deve ser coordenado bilateralmente em relação às pernas. Nunca cruze os braços à frente do corpo e mantenha os cotovelos aproximadamente a 90 graus.
Tronco
O tronco deve estar ereto, sem oscilar lateralmente durante a corrida, e fazer uma leve rotação acompanhando o movimento dos braços.
#vempratrainer