Partindo do princípio que o Hiit (High Intensity Interval Training) é um treinamento de alta intensidade com base no treinamento intervalado - em que para cada estímulo temos um período de recuperação e, no caso do Hiit, uma recuperação incompleta - a musculação também pode ser um Hiit.

Aí vem a pergunta: como assim? Por conceito, metodologicamente falando, a musculação não é um treinamento intervalado, mas sim um treinamento seriado, composto por um conjunto de repetições realizados em intervalos de descanso e, após esta série, um intervalo. Ou seja, uma característica muito semelhante ao treinamento intervalado.
Se nós utilizarmos os mesmos tempos de execução (estímulo) e os mesmos tempos de intervalo (recuperação) que atualmente se utiliza nos treinamentos de Hiit, teremos também um Hiit na sala de musculação com o treinamento de força.
Por exemplo, se utilizarmos em média 30 segundos de execução na sala de musculação, com velocidade de moderada a rápida, executaremos em torno de 12 a 18 repetições. Se dermos aí 30 segundos de intervalo e executarmos de novo a mesma série, o mesmo exercício no mesmo tempo em número de repetições durante três séries como exemplo, e se somarmos esse exercício a mais sete exercícios, teremos um tempo aproximado de 24 a 30 minutos, com frequência cardíaca acima de 80% da Frequência Cardíaca de Reserva – FCRes – a mesma indicada nos treinamentos de Hiit.
Podemos até realizar o método mais famoso de Hiit, que é o método Thabata, no qual realizamos oito séries de 20 segundos de execução de um mesmo exercício envolvendo grande volume de massa muscular, com 10 segundos de intervalo. Execute oito séries, descanse ou dê um intervalo de dois minutos e repita esta sequência com mais oito séries em outro exercícios, podendo compor o treino por até dez exercícios... se você aguentar.
Aqui mstramos dois exemplos clássicos de que você pode usar a musculação como Hiit, no entanto, porque sempre tem um porém (só que não), na musculação o Hiit é mais seguro, porque você consegue escolher exercícios com grande volume de massa muscular e de forma estável. Por isso, com maior segurança, porém (só que sim), é mais rotineiro, menos fun, mas também eficiente.
A musculação como Hiit também provoca Epoc em uma ou duas situações, dependendo da carga que você consiga levantar, ou seja um gasto calórico pós-exercícios maior do que o treinamento funcional de Hiit.
Moral da história: Musculação é diferente de funcional, mas musculação funciona como Hiit.