Um percurso de 75 km de praias, asfalto, terra batida, trilhas, riachos, serra, areia fofa e dura. A Maratona de Revezamento Bertioga – São Sebastião – Maresias é uma das provas da região com mais desafios para os corredores.
A segunda etapa da corrida acontece no dia 19 de outubro e os participantes que conhecerem melhor o percurso saem na vantagem. “É muito bacana participar da prova, devido ao clima e ao visual do percurso, mas é preciso muito preparo físico”, destaca a professora Fernanda Inocêncio, da Trainer.
Como a competição é disputada em quatro categorias – Survivor Solo (um atleta), Trio (três atletas), Aberta (seis atletas) e Força Livre (oito atletas) – é possível se preparar apenas para um trecho da prova.
A professora Fernanda, que já participou da maratona, explica um pouquinho cada um dos oito trechos da corrida. Se liga!
Trecho 1 – 10,8 km
Grau de dificuldade: fácil
“Trecho plano, na areia dura da praia, porém, é preciso ter um bom condicionamento físico, pois são 10,8 km de corrida. Se chover e a areia estiver muito molhada, isso também vai dificultar um pouco”.
Trecho 2 – 5,6 km
Grau de dificuldade: fácil
“Este é o percurso da praia da Riviera. Por ser mais curto, é um pouco mais fácil. Bacana para quem já corre bem provas de 5 km”.
Trecho 3 – 6,8 km
Grau de dificuldade: fácil
“Mais um trecho que, se chover, dificulta a corrida, pois pode haver trechos com de rio com água até o joelho. Indicado para quem gosta de desafios, pois vai correr na praia, em trilhas e no asfalto, e para quem tem um condicionamento médio”.
Trecho 4 – 6,2 km
Grau de dificuldade: fácil
“Esta parte do percurso é semelhante ao primeiro, mas com o ritmo do segundo, por ser mais curto”.
Trecho 5 – 14,2 km
Grau de dificuldade: fácil
“Começa no asfalto, depois tem uma parte maior na praia de Boraceia. Neste trecho começam os grandes desafios, pois é o maior e o corredor precisa ter um condicionamento físico muito bom”.
Trecho 6 – 9,7 km
Grau de dificuldade: difícil
“Trecho difícil pois tem subidas e também porque pode ter areia fofa no final”.
Trecho 7 – 10,4 km
Grau de dificuldade: bem difícil
“Este percurso já começa com uma subida no asfalto. Em seguida vem um trecho de praia, que não é muito difícil, porém logo vem uma segunda subida, mais longa”.
Trecho 8 – 10,9 km
Grau de dificuldade: muito difícil
“O início é no asfalto com uma subida curta. Depois que passa a praia de Boiçucanga, vem a parte mais difícil da maratona, a serra de Maresias, que é bem íngreme. O desafio termina com um trecho de areia fofa”.
As inscrições para a maratona podem ser feitas até 2 de outubro, porém, após o dia 28 de agosto, haverá um aumento no valor da taxa de inscrição. Uma equipe Força Livre feminina, uma Força Livre masculina, uma Força Livre mista e um solo já estão inscritos pela Trainer.
Quem estiver sem equipe ou com equipe incompleta pode procurar os professores Fernanda ou João Felipe para garantir sua participação, ok? Ainda dá tempo de se preparar para a prova!!!