Treinar forte e não conquistar os resultados desejados. Você já parou para pensar qual pode ser o motivo?
A resposta provavelmente está no seu prato. O que você anda comendo?
A dieta é fundamental para alcançar os objetivos, por isso, a primeira pergunta que você deve fazer é: quanto de sal e açúcar estou consumindo diariamente?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de sal deve girar em torno de 5 gramas. O brasileiro em geral ingere o dobro disso.
Em relação ao açúcar, o recomendado é 10% das calorias totais do dia, algo próximo de 50g para uma dieta de 2 mil calorias.
Mas a população acaba consumindo muito mais do que isso.
O excesso no consumo de sal e açúcar é prejudicial em vários aspectos.
O sal, por exemplo, aumenta o risco de hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e nos rins. Já o açúcar estimular o acúmulo de gordura e aumenta a possibilidade de diabetes e obesidade.
Se você cortar o sal pela metade, por exemplo, vai diminuir a retenção de líquidos e facilitar o esvaziamento gástrico, sem contar que isso diminui o tamanho das células adiposas e minimiza aquela aparência de casca de laranja.
O consumo do açúcar dá prazer, sobretudo porque estimula o cérebro a produzir serotonina, mas estes alimentos são ricos em calorias e pobres de nutrientes.
Exagerar no açúcar pode sobrecarregar o pâncreas, o que acaba elevando o risco de diabetes do tipo 2.
Portanto, o negócio é manter uma dieta balanceada e fugir destes vilões da alimentação.