É NORMAL SENTIR DOR DURANTE E APÓS OS TREINOS?
28/04

RSB_HOME

Selo No Pain No Gain TRainer-01Várias pessoas me questionam sobre a percepção da dor nos exercícios abdominais, citada na coluna No Pain, No Gain da semana retrasada (veja aqui). Por isso, vamos voltar a falar sobre a dor que ocorre em exercícios localizados, em qualquer grupo muscular.

A expectativa que temos quando realizamos este tipo de exercício é perceber que estamos trabalhando esses músculos com eficiência. Para isso, queremos sentir alguma dor.  Mas, não “qualquer” tipo de dor. Para explicar, vamos separar a dor em dois tipos: a sentida durante ou imediatamente após o exercício e a dor tardia.

A dor durante o exercício é normal, desde que não seja fora do músculo que está sendo trabalhado. Por exemplo: muitas pessoas têm mais dor no pescoço (região cervical) do que no próprio abdome quando fazem abdominais.

Isso acontece quando os profissionais pedem aos alunos que olhem para um ponto fixo no alto durante o exercício, o que provoca uma hiperextensão na região cervical, causando a dor. Para evita-la, basta flexionar a cervical aproximando o queixo do tronco.

Outra dor recorrente é na região anterior do pescoço, justamente por essa flexão indicada anteriormente, eu estimula um músculo auxiliar chamado externoclideomastoide. Esta dor é considerada normal, principalmente em alunos iniciantes. Ela causa apenas um desconforto durante a execução do exercício e se torna mais aguda ou forte no dia seguinte.

Nos músculos da região abdominal (reto e oblíquos), a dor que sentimos durante o exercício é causada pela queda do PH do músculo, que se torna ácido e estimula os receptores dolorosos. Essa queda no PH e, em consequência a dor, são mais percebidos em exercícios com número de repetições mais elevadas, como acima de 15.

Agora, se o desconforto estiver em outras partes do corpo, como dor nas costas após fazer agachamento, algo está errado no movimento. Esta é a dor tardia, também conhecida como soreness, que se dá pela microrruptura do tecido muscular e pela inflamação nos tecidos conjuntivos que envolvem os músculos e os tendões. O tempo de dor varia em cada pessoa. Normalmente, ocorre 24 horas após o exercícios, tendo seu pico de dor em torno de 48 a 72 horas depois, desaparecendo após quatro a seis dias.

Movimentos corretos
Algum tempo atrás, ouviu dizer de uma pessoa que fazer exercícios abdominais protegeria a coluna e evitaria a compressão sobre a hérnia de disco que ela tinha. O que está correto. Porém, ela resolveu fazer os exercícios em sua própria casa, sem orientação. Como resultado, teve uma crise de dor e precisou tomar remédios durante vários dias, o que a impossibilitou de trabalhar e cuidar dos afazeres do dia a dia.

Após tudo isso, me procurou dizendo que gostaria de fazer exercícios com orientação. Avaliamos as informações dos seus exames e criamos uma série de exercícios para todo o corpo de forma segura. Depois de alguns meses fazendo os exercícios, ela não teve mais crises e recuperou a condição de uma vida normal e sadia.

Moral da história: tire a bunda do sofá e vá treinar corretamente.



Trainer Academia (29.07.16)
1 Oi, Rosane. Neste caso é melhor você consultar um médico. Ele poderá identificar por que você sente tanta dores durante o treino e se isso pode afetar sua saúde.RSC_COMMENT_QUOTE
Trainer Academia (29.07.16)
1 Oi, Kaio. Não existe uma fórmula para emagrecer de forma rápida e correta. O ideal é manter uma rotina de exercícios, além de hábitos de alimentação saudáveis. Procure um dos professores da academia que ele poderá te auxiliar ;)RSC_COMMENT_QUOTE
Rosane Freitas (06.07.16)
1 Quando eu treino, sinto muitas dores na hora do treino, me canso, acho que não aguento mais repetições... Concluo quase morta. Só que depois não sinto nada. É normal vc achar que não aguenta mais no treino, realmente sentir dor e quando acaba, você não fica dolorida?RSC_COMMENT_QUOTE
Kaio (09.06.16)
1 Como posso emagrecer de forma rapida e correta ?RSC_COMMENT_QUOTE
Trainer Academia (15.04.16)
1 Olá, Paulo. Converse com seu médico sobre as dores que você sente na lombar. Elas podem ser provocadas pela execução errada do exercício, porém também podem ser consequência de um outro problema. Após uma avaliação, ele poderá te orientar melhor.RSC_COMMENT_QUOTE
Trainer Academia (15.04.16)
-1 Oi, Douglas. Geralmente sentimos dores durante a prática do exercício quando o local dolorido é o músculo trabalhado. Para saber o motivo das suas dores no abdome e se elas têm relação com a sua cirurgia, o ideal é que você consulte seu médico. ;)RSC_COMMENT_QUOTE
Trainer Academia (15.04.16)
1 Oi, Fabiana. O ideal é que você procure um médico para que ele te avalie e identifique o motivo de você sentir esta dor, ok?RSC_COMMENT_QUOTE
Paulo Ribeiro (05.04.16)
RSC_YES RSC_NO Quando não trabalho durante dois dias a minha zona lombar não sinto dores mas quando começo o exercido na zona lom bär sinto dores musculares passado algumas horas?É normal esta situação?RSC_COMMENT_QUOTE
Paulo Ribeiro (05.04.16)
RSC_YES RSC_NO Quando não trabalho durante dois dias a minha zona lombar não sinto dores mas quando começo o exercido na zona lom bär sinto dores musculares passado algumas horas?É normal esta situação?RSC_COMMENT_QUOTE
Fabiana (21.03.16)
1 Olá recentemente estou fazendo exercícios muitos pesado tipo abdominal e todos os dias após o treino sinto fortes dores no pé da barriga, tipo cólica, dai espero alguns minutos a dor passa.
Não sei o que fazer queria muito fazer esses exercícios eles estão me fazendo me sentir mais bem, só que agora não posso mais fazer, porque essa dor esta sendo muito intensa.
RSC_COMMENT_QUOTE
Douglas (19.03.16)
-1 Tenho uma cirurgia de apendicity, faz tem 6 anos que fiz ela, quando faço abdominais de todos tipos sinto dor no abdomen, mais essa dor só ocorre quando estou fazendo abdominais depois ela some. isso e normal?RSC_COMMENT_QUOTE
Trainer Academia (16.12.15)
RSC_YES RSC_NO Olá Rayane,
É difícil falar se é normal sem avaliarmos mais de perto a sua situação. Na dúvida, sugerimos que você procure um profissional adequado para fazer uma avaliação completa, ok?
Qualquer outra dúvida é só avisar.
RSC_COMMENT_QUOTE
(14.12.15)
-1 Olá faço academia a 4 anos recentes dei um tempo de 4mês e voltei agora faz duas semana . Na primeira semana fiz abdominal e ñ sentir nada , ja no outra semana começei assenti muitaaa dor na.barriga tipo cólicas,ma is são bem mais fortes e ja tem duas semanas que eu estou sentido isso é normal será que foi o exercício ou vc achar que ñ tem nada a ver ?
Agradeço se puder me responder
RSC_COMMENT_QUOTE
Trainer Academia (10.06.15)
RSC_YES RSC_NO Olá, Aparicio.
Que bom que você gostou, continue lendo as nossas matérias e se tiver qualquer dúvida ou sugestão, pode nos perguntar! ;)
RSC_COMMENT_QUOTE
Trainer Academia (10.06.15)
RSC_YES RSC_NO Leila,
o recomendado é você seguir as orientações do seu médico ou professor, só eles podem indicar quais os melhores exercícios para amenizar as dores e fortalecer os músculos lombares.

Lembrando que cada pessoa pode ter sintomas de formas diferentes, portanto, siga sem medo o que o profissional te indicar!


RSC_COMMENT_QUOTE
Leila (04.06.15)
RSC_YES RSC_NO Quais exercícios são mais indicados para quem tem hernia de disco (desgaste na vértebra, caso cirúrgico). Ele já se exercita na academia faz mais: esteira e bicicleta, não segue muito o treino designado com medo de piorar. Mas mesmo assim sente muita dor lombar.
Goiânia GO
RSC_COMMENT_QUOTE
aparicio (27.05.15)
RSC_YES RSC_NO esta reportagem e otimaRSC_COMMENT_QUOTE

Deixe seu comentário

1000 RSC_CHARS_LEFT

Antispam RSC_REFRESH_CAPTCHA RSC_CAPTCHA_CASE_INSENSITIVE

Facebook
Instagram