DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O VERÃO
09/01

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salada

O verão é a estação favorita de muitas pessoas. O clime é ótimo para curtir os dias de folga na praia e também serve de incentivo para a prática de atividades físicas. Porém, é preciso tomar certos cuidados antes de aproveitar o sol. As altas temperaturas influenciam diretamente o nosso corpo, por isso é preciso manter uma alimentação saudável baseada em alimentos mais leves, como frutas e verduras.

Para o pessoal que está treinando, o cuidado precisa ser ainda mais reforçado. Pensando nisso, a nutricionista da Trainer, Yaline Burger, separou algumas dicas para organizar a dieta no verão.

- Frutas (recomenda-se cinco porções ao dia)

Além do sabor doce e refrescante, frutas são fontes de várias vitaminas e o melhor: não engordam (desde que consumidas sem excesso).

Uma excelente dica é a melancia. Em 100 gramas há 94% de água e apenas 31 calorias, além de proteínas, vitaminas A,B e C, fósforo, cálcio e ferro.

- Verduras

Um bom prato de salada é fonte de fibras, ferro, fósforo, vitaminas A, C, algumas do complexo B, além de cálcio. Outra vantagem é a hidratação. Por exemplo: 100 gramas de alface são compostas por 95% de água.

A dica é variar nas cores dos alimentos.

- Não deixar de se alimentar antes e depois do treino

A sugestão da nutricionista é sempre colocar uma fonte de fibra no suco ou na fruta consumida antes de iniciar as atividades físicas. Pode ser aveia ou qualquer outro cereal.
No pós treino, o ideal é ter uma fonte de proteína, como uma vitamina com leite, iogurte batido com frutas em pedaços ou o inverso, frutas regadas com iogurte.

- Tomar muita água

Tudo bem que essa recomendação é válida para todas as estações do ano, mas no verão a chance de desitração aumenta, por isso o ideal é beber 2,5 litros de água por dia.


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