ALIMENTOS TERMOGÊNICOS AJUDAM A EMAGRECER
15/01

RSB_HOME

Depois de um fim de ano de agitação e ceia recheada, toda dica para perder os quilinhos adquiridos nesta época é muito bem-vinda. Alguns alimentos têm esse poder e, provavelmente, já estão inseridos em sua dieta diária. É o caso dos alimentos termogênicos.

 

alimentos termogênicos

O que são alimentos termogênicos?

São aqueles capazes de acelerar o metabolismo, aumentar a temperatura corporal e, consequentemente, queimar calorias. Esta queima é possível devido a um fenômeno chamado termogênese, pois esses alimentos fazem com que o organismo utilize mais energia ao processá-los, já que são mais difíceis de digerir.

 

Como acontece a queima de calorias?

Há vários modos como os termogênicos atuam em nosso organismo e auxiliam na queima de gorduras. Um deles ocorre no sistema nervoso central, que diminuem a fadiga muscular e aumentam a disposição para a prática de exercícios físicos. O outro atua nas células que armazenam gordura (adipócitos), auxiliando nesta queima durante as atividades. Ou seja, quando a temperatura de corpo aumenta, gasta-se mais calorias e os alimentos termogênicos podem auxiliar neste processo.

 

Benefícios

Mas, os termogênicos servem apenas para acelerar o metabolismo e queimar gordura? Não, eles têm muito mais benefícios para a saúde! Melhoram a circulação sanguínea, facilitam na digestão, auxiliam no tratamento de gripes e resfriados, eliminam gases e podem até mesmo prevenir contra o câncer de cólon e ovário. Alguns deles têm ação anti-inflamatória e antioxidante.

Uma dieta rica em termogênicos, aliada a atividades físicas, pode ser uma excelente ajuda para quem quer emagrecer. No entanto, alguns desses alimentos podem causar problemas no aparelho digestivo, dores de cabeça, insônia, tontura e outros problemas, por isso devem ser consumidos moderadamente. Para isso, consulte um nutricionista ou nossos orientadores físicos.

 

Contraindicações

Tudo em demasia, pode fazer mal à saúde, e com os termogênicos não é diferente. Se consumidos mais de duas vezes ao dia, podem causar aumento de pressão, dores abdominais, diarreia, dores de cabeça, entre outros problemas. Como são alimentos que aceleram o metabolismo, pessoas com problemas cardíacos, distúrbios de tireóide e pressão alta devem tomar alguns cuidados. Quem sofre de insônia, ansiedade, diarreia e enxaqueca também deve evitar o consumo em excesso.

 

Veja os principais alimentos termogênicos

Pimenta vermelha: aumenta em até 20% a aceleração do metabolismo;

Chá verde: quem tem insônia não deve ingeri-lo de tarde e à noite;

Canela: além de acelerar o metabolismo, possui alto teor de cálcio mineral;

Gengibre: pode aumentar o gasto calórico em 10%;

Chá de hibisco: aumenta a temperatura corporal;

Peixes: são ricos em ômega 3, que aumentam o metabolismo e a retenção de líquidos;

Água gelada: o corpo gasta energia para deixar a água na temperatura do corpo;

 

O que tudo isso significa?

Inserindo estes alimentos na dieta pode-se eliminar algumas gordurinhas. Mas é claro que eles não funcionam sozinhos. Alimenta-se bem e treine de acordo com o seu organismo.


Deixe seu comentário

1000 RSC_CHARS_LEFT

Antispam RSC_REFRESH_CAPTCHA RSC_CAPTCHA_CASE_INSENSITIVE

Facebook
Instagram