AQUECIMENTO X ALONGAMENTO. QUAL A DIFERENÇA?
21/01

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Para quem treina há pouco tempo é normal confundir dois termos de total importância quando se trata de atividade física: aquecimento e alongamento. Afinal, qual é a diferença entre eles e por quais motivos são tão importantes?

alongamento

Antes de fazer um bolo, é necessário pré-aquecer o forno, certo? Com o corpo não é diferente. Antes de qualquer tipo de atividade física, é preciso prepará-lo para evitar lesões, distensões musculares e outros problemas.

Se você vai treinar, nadar ou correr, e quer manter o corpo longe das dores, o alongamento e aquecimento são essenciais, mas cada um tem um objetivo diferente. Veja quais são:

 

Alongamento

Antes e depois de praticar atividades físicas é necessário fazer o alongamento, cujo objetivo é alongar os músculos para evitar lesões e distensões, relaxar o corpo, corrigir a postura e melhorar a flexibilidade. Ele deve ser feito com movimentos lentos e curtos, até ser possível sentir a tensão muscular.

Quer um exemplo de alongamento? Entrelace os dedos das mãos atrás das costas, com a palma para baixo. Estenda os cotovelos até onde conseguir e mantenha por alguns segundos.

 

Aquecimento

Depois do alongamento é hora do aquecimento, que serve para dilatar as artérias, aumentar a circulação de oxigênio e estimular o sistema nervoso, possibilitando respostas mais rápidas durante a atividade. O aquecimento previne câimbras, desconfortos, como aquela “pontada” na lateral do corpo, e distúrbios respiratórios.

Ao contrário do alongamento, o aquecimento é feito com movimentos rápidos, e um bom exemplo é a caminhada ou corrida, que podem ser feitas ao ar livre ou na esteira.

Ainda tem dúvidas sobre como fazer o alongamento e aquecimento da forma correta? Converse com um de nossos professores e bom treino!


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