10 DICAS PARA NÃO EXAGERAR NOS OVOS DE PÁSCOA
25/03

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Ovos de Páscoa

No próximo domingo, dia 31 de março, comemoramos a Páscoa. Para muitos, a data é muito esperada. Afinal, comer bombons, barras e ovos de chocolate é bom demais. Porém, com a oferta de tanta coisa gostosa, há aqueles que temem sair da dieta e engordar.

Aí aparecem as dúvidas: posso comer chocolate? Se eu comer demais, é só compensar nos treinos? Mas e se eu não treino, como controlar a compulsão pelos ovos?

Para o professor da Trainer Marcos Pudo, mestre em Fisiologia do Exercício pela Unifesp, manter o equilíbrio é a melhor saída. “Não há problema nenhum em comer chocolate, desde que a pessoa não exagere. É importante prestar atenção em quantas calorias você costuma ingerir diariamente, qual seu gasto calórico diário e quantas calorias a mais você vai acabar consumindo nesta época, comendo mais chocolate do que costuma comer”.

Para ajudar a galera, aqui vão dez dicas para quem quiser comer chocolates sem exagerar.

1. NÃO COMA TUDO DE UMA VEZ. O processo digestivo leva cerca de 20 minutos para produzir as substâncias responsáveis pela sensação de saciedade. Se você comer seus ovos de Páscoa devagar, saboreando cada pedaço, vai se sentir saciado durante a ingestão do chocolate. Quem come rápido demais acaba comendo mais do que o necessário, portanto, mais calorias.

2. ESCOLHA OVOS MENOS CALÓRICOS. Se você for escolher seus ovos, opte pelos feitos de chocolate meio amargo, que possuem menos calorias. Os mais calóricos são os de chocolate branco e os que contêm castanhas e recheios.

3. FAÇA DO CHOCOLATE UMA FONTE DE ENERGIA. Para quem costuma fazer exercícios físicos periodicamente, deixe para comer um pedaço de chocolate antes ou depois dos treinos. Assim, você o chocolate vai te dar a energia necessária para a atividade física ou então vai te ajudar a repor as energias gastas durante o treino.

4. COMA O CHOCOLATE NA HORA CERTA. Quem não faz exercícios físicos deve evitar comer os ovos de Páscoa como complemento de uma refeição. Também não substitua a refeição pelo chocolate. O melhor é comer um pedaço no meio da manhã ou durante a tarde. Dessa forma, você controla melhor a quantidade total de calorias que está consumindo, já que quem não treina tem gasto energético menor.

5. OVO DE PÁSCOA NÃO É SOBREMESA. Comer o chocolate após as principais refeições, fazendo dele uma sobremesa, também não é a melhor forma de comer o doce, já que isso pode aumentar a absorção de gordura consumida nas refeições.

6. COMA SEM CULPA. Os chocólatras podem traçar um plano de ação, ingerindo pequenas porções do chocolate durante todo o dia, para não se sentirem aquela sensação de culpa. Isso também vale para mulheres que estão na TPM, que costumam comer mais o doce para ajudar no equilíbrio hormonal e emocional.

7. EVITE COMER CHOCOLATE À NOITE. Durante o sono, nosso gasto energético é menor, por isso, não coma o chocolate à noite antes de deitar.

8. NÃO DEIXE O OVO À VISTA. Bateu aquela vontade de comer o ovo de Páscoa? Então pegue um pedaço para matar sua vontade (50 gramas já é o suficiente) embrulhe o restante e guarde o pacote. Quanto menos você olhar para o doce, menos vontade vai ter de devorá-lo.

9. DESFARCE A FOME DE CHOCOLATE. Vinte ou 30 minutos antes de comer o ovo de Páscoa, tome um copo de suco de laranja ou limonada. Assim, você não vai sentir vontade de comer o ovo inteiro, pois vai se sentir saciado mais rápido.

10. SINTA-SE BEM. Seguindo as dicas da Trainer, você se sentirá melhor, não vai engordar comendo os ovos de Páscoa e seus chocolates durarão mais dias. Feliz Páscoa, galera!


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