SAIBA COMO PERDER PESO COM SAÚDE
29/06

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NO PAIN NO GAIN

Já falamos que perder peso é diferente de emagrecer (leia mais aqui), e agora é a vez de você descobrir como conquistar o corpo tão sonhado da forma correta e com saúde na segunda parte da coluna No Pain, No Gain.

Na maioria das vezes as pessoas pensam que para perder peso é preciso fazer apenas exercícios aeróbios, porque queimam bastante calorias, e tendem a diminuir a alimentação, mas isso está errado. Essa prática cria um déficit entre perdas e ganhos. A pessoa até vai emagrecer, mas pelo balanço energético negativo e nem sempre é saudável. 

O corpo é mais inteligente do que imaginamos. Entrar e sair de uma dieta repentinamente é a pior escolha. Por isso que, quando alguém entra em um programa de emagrecimento ou faz uma dieta e desiste rapidamente, ganha mais peso do estava anteriormente. Esse processo chama-se super compensação, que ocorre quando oferecemos menos energia necessária do que gastamos. Daí quando chegar novamente a hora de fazer uma refeição, o corpo vai acumular mais gordura para que possa fazer mais um ciclo. 

Recomendamos que você alie uma alimentação balanceada com exercícios e mude o seu estilo de vida, com atividades físicas frequentes, de moderadas a intensas.

O que se deve fazer

Faça exercícios anaeróbios do tipo de força e resistência. Se você fizer 50 minutos de aula de ginástica, mais 30 minutos de musculação, ao total vai dar uma hora e vinte, e se você não emagrecer em um mês, o problema está na sua alimentação e não no treino. Fazer só a dieta e não aliar um treino em uma academia vai fazer com que você só reduza o tamanho, e não o peso de maneira saudável, podendo ganhar os quilos novamente.

Iniciantes podem fazer musculação e aeróbios três vezes por semana em dias intercalados. Caso não tenha tempo, faça caminhadas e tenha uma vida mais ativa.

O mais importante: não diminua o consumo de calorias enquanto faz exercício, principalmente nos primeiros 20 dias, pois é preciso esperar o corpo se adaptar e passar o estresse físico dos músculos para que gradativamente possa aumentar as cargas.

Com essa mudança, você vai melhorar a qualidade de vida. Tudo é uma questão de planejamento do seu horário, disponibilidade e força de vontade.

Ou seja, pesar menos é fácil, treinar forte e ficar com aquele corpo bacana é difícil, mas não impossível. 

Caso 

Uma aluna estava no programa de hipertrofia FPM (Forte Porém Mulher), e não queria se pesar, porque havia comido muito no final de semana. Insistimos e ela descobriu que engordou apenas 50 gramas. Essa é a vantagem do exercício: mesmo se você cometer alguns excessos aos finais de semana, seus músculos queimarão boa parte.

Moral da história: tire o pé do chão e suba na balança.


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