Nadar 1k equivale a correr 5k
27/11

RSB_HOME

alt

É isso mesmo que você leu ali no título: um quilômetro de natação equivale a cinco quilômetros de corrida. A explicação é relacionada ao gasto de energia no movimento e também ao ambiente ser diferente.

A resistência da água acaba forçando o nadador a fazer um pouco mais de força e esse gasto é que resulta nesta relação de um para cinco, em média.

De acordo com o site Educação Física, estudos indicam o seguinte:

“Para movimentos que não dependem de aprendizado motor fino, como andar, pedalar e correr, a eficiência mecânica se aproxima de 25%, o que significa que da energia gasta no movimento, 75% se perde como calor e 25% se transforma em trabalho mecânico”.

O texto explica que: “na natação, quando consideramos o exemplo de um nadador de elite, com uma técnica apurada, a eficiência mecânica fica entre 7 e 8%. A conclusão é que se gasta de três a quatro vezes mais energia para nadar a mesma distância que se percorre correndo”.

Além disso, para um nadador amador, não seria errado considerar que para percorrer a mesma distância nadando em relação à corrida, o gasto de energia é perto de cinco vezes maior.

O texto finaliza afirmando o seguinte: “Assim, num exemplo simples, quem nada mil metros, gasta aproximadamente a mesma quantidade de energia de quem corre 5 mil metros. Vale lembrar que esta diferença pode ser ainda maior quando a técnica da natação for mais pobre prejudicando a eficiência”.


Deixe seu comentário

1000 RSC_CHARS_LEFT

Antispam RSC_REFRESH_CAPTCHA RSC_CAPTCHA_CASE_INSENSITIVE

Facebook
Instagram