Cinco motivos para você treinar circuito
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Aproveitando que a Trainer acabou de lançar uma unidade exclusiva para mulheres, a Trainer for Woman (clique aqui para saber mais), a coluna No Pain No Gain desta semana vai falar de cinco benefícios do treino em circuito, um dos principais na Trainer for Woman. Dá uma olhada no que o mestre em fisiologia do exercício e proprietário da Trainer, Marcos Pudo, contou para a gente:

Quando falamos em treinamento de circuito, as pessoas comentam sobre o gasto calórico que ele oferece, porque é uma atividade rápida, mas com um custo enérgico elevado. Se comparar com a corrida, por exemplo, ela terá um gasto energético um pouco maior. No entanto, o circuito leva vantagem em relação ao aumento da capacidade cardiorrespiratória e à resposta estética. Principalmente para as mulheres, a questão estética acaba sendo determinante na escolha da modalidade.

O circuito também tem outra vantagem: os exercícios são alternados e é possível trabalhar diversos grupos musculares no mesmo treino, o que não ocorre com a corrida.

A resposta para emagrecimento é a mesma, quando não é ainda melhor nas praticantes de circuito. Mas é importante ressaltar: o circuito não tem de ser divertido, no sentido de ser leve. Para que dê resultados, é preciso fazer os exercícios com alta intensidade.

Vamos aos cinco benefícios:

Melhora da resposta cardiovascular
Se a pessoa fizer o circuito com a intensidade que ele precisa ser feito, consegue melhorar a capacidade cardiorrespiratória em 25% em média, podendo chegar até a 30%. Temos duas adaptações no coração: hipertrofia excêntrica, que é o aumento do tamanho do ventrículo esquerdo, resultando num maior bombeamento de sangue; e hipertrofia concêntrica, que é o aumento da espessura da parede do coração, cujo resultado também será bastante benéfico para o organismo de uma forma geral, tornando o seu coração muito mais saudável.

Adaptação neuromuscular
Na aula de circuito é possível ter adaptações neuromusculares de diversos grupos, como core, braço, costas, entre outros. Correndo, por exemplo, eu não consigo chegar a todos os músculos e ter esse ganho. Temos dito que atualmente a única coisa que justifica uma pessoa querer correr é o desejo e gosto pela modalidade em si, e não necessariamente os benefícios que ela traz.

Se pensar em saúde e estética como objetivo principal, daí tem de optar pelo circuito, musculação e programas de treinamento que envolvam características aeróbias e anaeróbias. Falando de estética, o circuito é ainda mais benéfico, porque você conseguirá estimular músculos específicos, que não é possível em outras práticas.

Motivação
O circuito é uma aula extremamente motivante porque acontece em grupo e é super dinâmica, com troca constante de estações. Acaba sendo uma atividade bastante sociável, já que você pode conversar entre um exercício e outro, o que não ocorre na corrida. Se você conseguir correr e conversar ao mesmo tempo é porque está num ritmo muito lento, e isso não dará resultados.

Ambiente controlado
O circuito também tem a vantagem de sempre ser feito em um ambiente controlado. Pode estar frio, calor, chovendo, ventando e por aí vai, mas na sala do circuito, a temperatura estará sempre a mesma e isso ajuda, e muito, na prática. A aula será sempre estável e durante todo o ano você poderá praticar os exercícios sem depender de nenhum fator externo.

Geralmente as salas também têm músicas que ajudam as praticantes a completarem os exercícios. Tanto os ritmos quanto o volume do som podem ser controlados de acordo com cada situação, e esse acaba sendo um fator estimulante também.

Presença do professor
O circuito tem essa grande vantagem, porque o professor estará ali o tempo inteiro, corrigindo, motivando e dando todo o suporte necessário. Ele vai fazer o que for preciso para ajudar você a conquistar o resultado da melhor maneira possível. Ter alguém o tempo todo em contato faz muita diferença, porque acaba sendo um fator motivacional extra.

Moral da história: o passado é uma lição para se refletir, e não para se repetir.


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