5 DICAS PARA POTENCIALIZAR O TREINO PARA MULHERES
15/02

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A busca pelo corpo com curvas bonitas não costuma ser tarefa fácil para as mulheres. Não basta apenas ter a preocupação com a dieta e focar os treinos na perda de calorias, é preciso ainda ganhar massa muscular.

Apesar das dificuldades, o professor Marcos Pudo, mestre em fisiologia do exercício e proprietário da Trainer, conta que é possível potencializar os treinos para as mulheres que querem ficar com o corpo magro, porém com formas femininas e bonitas. Vamos às dicas:

Treine com grande intensidade
Independentemente da modalidade praticada – musculação, natação, corrida, ginástica – a intensidade no treino é fator determinante. Pensando em mulheres que não são atletas, como seu tempo de treinamento por semana costuma ser menor, o treino precisa ser de alta intensidade para que você consiga vencer seus limites e atingir os resultados esperados. A intensidade do exercício está ligada não somente à carga aplicada, ou seja o peso, na musculação, mas também na velocidade da esteira, no número de giros no spinning, na amplitude do movimento na aula de Zumba ou step. A intensidade também é caracterizada pelo gasto calórico por unidade de tempo, ou seja, quanto mais calorias você gastar por unidade de tempo, maior a intensidade do exercício. Quer um exemplo? Correr em menos tempo, porém numa velocidade maior, emagrece muito mais.

Se compare aos homens
Ao treinar, o objetivo do homem é aumentar sua massa muscular. Isso explica por que ele treina com alta intensidade. Apesar de, no aspecto citológico, o corpo da mulher ser igual ao do homem, ela costuma ter 80% a 90% menos testosterona – um dos principais hormônios anabólicos do corpo e que ajuda no ganho de massa muscular. Logo, com menos testosterona, a capacidade anabólica do corpo feminino é menor. Por isso a mulher não pode ter medo de treinar com alta intensidade. Observe os homens treinando para entender a busca da intensidade nos treinos e conquistar os resultados que você quer.

Mantenha ou pare de progredir a carga de treinamento somente quando atingir seu objetivo
Mulheres não têm facilidade de ganhar massa muscular, certo? No entanto, muitas têm receio de treinar pesado porque não querem ficar “grandes” como os homens. Pare de pensar no tamanho e considere a forma do corpo. Esteticamente falando, o que dá forma bonita ao corpo é o músculo. Por isso, progrida a carga do seu treinamento até o ponto em que você atingir seu objetivo. Depois, é só manter a carga.

Divida os treinos em etapas por meio da periodização
Fisiologicamente, não dá para emagrecer e aumentar a massa muscular ao mesmo tempo. Por isso, é preciso estabelecer uma prioridade e definir um planejamento de treinos de acordo com seus objetivos em um determinado período. A este planejamento damos o nome de periodização. Por exemplo, para ficar com um corpo bonito no verão, faça um trabalho de hipertrofia três ou quatro meses antes. Foque no aumento da massa muscular, diminuindo o gasto calórico e os exercícios aeróbios. Depois do período de hipertrofia, faça um trabalho para manter a massa muscular, porém com exercícios focados na perda de peso. Por meio dessa periodização, você mantém seu corpo bonito o ano todo.

Faça tudo de novo
Repita várias vezes as quatro dicas, até decorá-las e tenha paciência. Lembre-se que primeiro precisamos mudar nossos hábitos e isso leva tempo.

Moral da história: treine como um homem


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