No Pain No Gain: 5ª coluna mais lida da história
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Com 2.997 leitores, a 5º coluna No Pain No Gain mais lida da história é: “Projeto Verão 2016: comece o treino agora”.

A coluna dá dicas importantes para quem quer se preparar para a estação mais quente do ano. É o seu caso? Então aproveite a leitura!

PROJETO VERÃO 2016: COMECE O TREINO AGORA
(publicado originalmente em 23 de março de 2015)

Pensando num planejamento para o verão de 2016, faremos hoje uma análise estética, com três tipos físicos: o falso magro, que no geral tem uma aparência magra, membros compridos, mas ainda tem gordura e celulite para eliminar; o que tem mais massa muscular, porém também tem gordura, mesmo não estando acima do peso, e as pessoas que estão acima do peso, que usam números de roupa maiores, tem o índice de massa corporal (IMC) acima de 25. Para cada um, a abordagem do treino precisa ser diferente.

O magro que quer perder gordura localizada e ficar forte para o verão de 2016 deve focar em musculação, começando agora. A hipertrofia demora para ser atingida, pois é necessário o tempo de adaptação dos mecanismos neurais.

O princípio da adaptação varia de oito a 16 semanas. Pessoas que não estão acostumadas a treinar podem levar 12 semanas para começar a se adaptar. Além disso, é preciso que os hábitos alimentares mudem, pois geralmente a dificuldade delas é que, apesar de treinarem bem, comem pouco e têm problemas para gerar massa muscular.

Fora isso, pessoas magras que não se alimentam adequadamente liberam um homônio chamado cortisol, responsável pelo catabolismo, ou seja, o organismo abre mão da massa muscular para repor a glicose que a pessoa não ingeriu. Se a pessoa é estressada, tem uma rotina agitada e não come bem, o corpo precisa produzir glicose por meio dos músculos. Entretanto, se ela se alimentar adequadamente, seu organismo produzirá glicose pela gordura.

O segundo tipo físico, aquela pessoa que está no peso ideal, deverá definir qual tipo de corpo deseja. Os que querem perder gordura e ganhar massa muscular, ficar sarados para o verão, devem investir em musculação. Se a pessoa vem à academia cinco vezes por semana, 60 a 70% dos exercícios devem ser musculação e 30 a 40% de exercícios aeróbios.

O ideal para quem está acima do peso é um trabalho que garanta força muscular, mas sem ganhar muita massa magra, pois isso aumenta o peso na balança. As pessoas que fazem parte desse tipo físico devem optar primeiro pelo emagrecimento e depois pelo aumento da massa muscular.

Para isso é importante a predominância do exercício aeróbio combinado com musculação. Aliado a uma dieta de restrição calórica saudável, a gordura corpórea diminui gradativamente e a massa muscular aumenta. Um dos principais erros de quem quer ficar bonito é usar a balança como base para o emagrecimento.

Por estar hipotônico, o músculo se desenvolve mais rápidamente nas 12 primeiras semanas, quando há o estímulo com hidratação e exercícios. O ponteiro pode não descer, mas o corpo da pessoa já é diferente.

Caso real
Uma aluna me perguntou recentemente se oferecemos treinamento funcional na Trainer e qual era a minha opinião sobre ela participar, já que ela se acha muito magra e tinha o desejo de ganhar massa muscular.

Disse que não funcionaria, pois o custo energético é mais alto. Uma atividade energética em um curto período de tempo faz com que a pessoa perca massa muscular também.

Como ela quer ganhar massa muscular, disse que ela precisa comer. Confirmando minhas suspeitas, ela disse que come muito mal e que passa muitas horas sem comer. No caso dela, e de cujos objetivos são os mesmos, o interessante é fazer uso de suplementos musculares e se alimentar adequadamente, dando preferência às proteínas de qualidade no período noturno.

Os exercícios funcionais são feitos de maneira desequilibrada. Se eu desequilibro você, a intensidade do exercício cai e, assim, pode-se fazer mais repetições e mais velocidade. Para o ganho da massa muscular, essa atividade não é indicada. O certo é musculação pesada, respeitando os intervalos e se alimentando corretamente.

A estética está muito ligada ao ponto de partida. A escolha do seu objetivo deve ser feita baseada em você, não em outra pessoa. Cada um é cada um, você não pode se comparar com outra pessoa, pois o seu tipo físico e as suas características são únicas.

Trace seus objetivos e siga o caminho para alcançá-lo. Quando isso acontecer, fique feliz e orgulhoso de si mesmo. Estar insatisfeito com o que você alcançou só vai deixá-lo desapontado.

Moral da história: a perfeição não existe.

Então tira a bunda do sofá e vá fazer musculação.


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