30/11   Mais um aluno fala sobre os resultados obtidos na Trainer

alt

Na semana passada publicamos um vídeo da Rosangela, aluna da Trainer e participante do programa Forte, Porém Mulher (FPM), falando sobre os resultados conquistados com os treinos aqui na Trainer. (para ver clique aqui)

Hoje é a vez de outro aluno contar um pouco tudo o que conseguiu treinando com a gente. Batemos um papo rápido com o Diones Ney Castro sobre como tem sido o trabalho na unidade do Alto do Ipiranga.

Quando perguntamos para ele o que mais gosta na Trainer, foi até difícil de responder uma única coisa. “Gosto de tudo: o atendimento, professores, equipe da recepção, estrutura . . .”, comentou Diones.

Ele, que é aluno desde 2014, explicou que melhorou o condicionamento físico e já perdeu peso, que era o seu objetivo.

Pedimos para o Diones deixar uma mensagem para quem ainda não é aluno da Trainer: “Quem treina na Trainer alcança seus objetivos e conquista muito mais resultados sim!”.

E você está esperando o quê? Vem para a Trainer também!

29/11   Master de ritmos em dezembro

alt

O ano está quase chegando ao final, mas ainda temos eventos para vocês. Para fechar 2016 com chave de ouro vai rolar uma super aula de Master de Ritmos para os alunos das três unidades da Trainer e também amigos ou familiares, quem vocês quiserem convidar.

Aproveitando que o ano está acabando, o tema será Ano-Novo, então todo mundo vestido de branco para começar a pedir coisas boas e novas para 2017 desde já.

A Master de Ritmos, que conta com o apoio da UMC, será no dia 10 de dezembro, às 15 horas, no Ginásio 1 da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) – praticamente do lado da unidade Mogilar da Trainer.

O evento tem caráter beneficente e a inscrição será 1 litro de leite. Tudo o que for arrecadado será doado ao Instituto Pró+Vida.

A Master de Ritmos contará com a presença dos seguintes professores: Roberto Maiolo, Patrícia Petronilho, Ilbia Ribeiro, Carol Mello, Bruna Caroline, Ana Julia e Luíza Ortiz.

Lembrando que o evento é aberto a alunos das três unidades da Trainer, mas todo mundo pode trazer um convidado, tudo bem?

Esperamos vocês!

26/11   Emagreça nadando

alt

Uma das principais motivações de quem procura a academia é a perda de peso. E, dentro deste grupo, sempre tem gente que não gosta muito de musculação, por isso, a natação é a melhor aliada para estas pessoas.

É justamente esse o assunto da 3º coluna mais lida da história do No Pain No Gain, com 3.756 cliques.

Boa leitura!

Quer emagrecer? É só nadar três vezes por semana
(publicada originalmente em 10 de abril de 2015)

A natação é uma ótima atividade física para perder de peso, além de deixar os membros superiores e inferiores fortes e bem desenvolvidos. No No Pain No Gain desta semana falaremos sobre o programa de emagrecimento de natação da Trainer.

Na natação tradicional há um padrão de aula, cuja frequência de treinamento é de duas vezes por semana. Se formos analisar no que diz respeito ao aprendizado motor ou aprender a nadar, isso é o suficiente para crianças e adolescentes.

Para o adulto, a prática é um pouco diferente, porque a composição corporal é outra, e, em alguns casos, há sobrepeso. Por isso, ele precisa de um nível melhor de condicionamento físico para progredir na aula.

A flutuabilidade e a técnica de respiração dependem muito da composição corporal. Se o aluno estiver muito acima do peso, ele tem uma tendência de afundar e ter mais arrasto, o que dificulta o deslocamento na água. Portanto, estar acima do peso é complicado para quem quer aprender a nadar, mas com o aumento da frequência nas aulas isso pode ser minimizado.

Já para quem quer emagrecer nadando, a história é pouco diferente, pois é preciso ter disponibilidade de tempo e treinar três vezes por semana. Com isso a melhora no rendimento do treino chega a 60 a 70% se comparado com quem nada duas vezes na semana.

O nosso programa de natação para emagrecimento consiste numa intensidade e gasto calórico maiores, aliado a uma alimentação mais leve. Indicamos que o aluno faça a prática e mude o padrão nutricional, claro que balanceado para que não haja nenhum mal-estar.

Os professores incluem materiais como pranchinha e boia para facilitar, ou seja, diminuímos o número de massa envolvida na atividade, logo percebe-se menor consumo de oxigênio e melhora na flutuabilidade.

Fazendo essa alternância de membro superior e inferior faz com que o aluno não entre em fadiga e consiga prolongar por mais tempo a prática debaixo d’água. Essa medida vai até o momento em que a pessoa consiga nadar uma distancia satisfatória sem parar.

É sempre importante entender que o pulso energético por metro exige muita energia. Em média, um metro deslocado na natação representa, mais ou menos, quatro vezes do que você gastaria numa corrida.

A frequência de treinamento vai fazer toda a diferença no processo de emagrecimento e no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória. O ideal é três vezes por semana, para que consiga resultados mais expressivos.

Ao praticar três vezes por semana, tem um gasto energético maior e as possibilidades de se desenvolver são maiores, além de possibilitar uma variação maior no treino, para aumentar ainda mais a capacidade respiratória e até a massa magra.

Caso real
Dois alunos da academia, pai e filho, nadavam duas vezes por semana. O pai participava de travessias e o filho participava de outras provas. Eles treinavam um semestre e faziam duas provas cada um, mas estavam descontentes com os resultados, pois a frequência era baixa.

Fizemos a proposta de treinar três vezes por semana. No primeiro semestre após a mudança, tiveram um rendimento 30% maior, e no primeiro ano, o pai diminui de forma significativa as dificuldades nas provas de travessia, e o filho foi vencedor das etapas.

Moral da história: tire a bunda do sofá uma vez a mais por semana e vá nadar!

25/11   Retrospectiva 2016 do nosso aluno mais forte, o Glauco "Strongman" Benigno

alt

Que ano! É exatamente esta a melhor definição para as conquistas do nosso aluno Glauco “Strongman” Benigno.

Depois de muito treino, dedicação e participação em eventos mundo afora, ele termina 2016 com a sensação de dever cumprido e muito foco para 2017 ser ainda melhor.

Em ritmo de final de ano, pedimos para o Glauco fazer uma retrospectiva de tudo o que rolou desde janeiro até agora.

“Iniciei 2016 sem nenhuma colocação nesta categoria. Fui para o Canadá onde tive a maior experiência da minha. Foi lá que percebi a possibilidade de evolução e acabei terminando em 16º entre 19 atletas de nível profissional”.

“Em abril, participei do Arnold Classic Brasil, mas acabei indo muito mal, ficando na última posição”.

“No Sulamericano, na Argentina, já melhorei um pouco e finalizei em 8º lugar, num total de 14 competidores”.

“Em agosto estive em Mongaguá e terminei em 4º, de 7 no total”.

alt

“Depois fui para Minas Gerais e conquistei o 5º lugar entre os melhores atletas de strongman do Brasil, um ótimo resultado”.

“Na Exponutrition, integrei a equipe campeã”.

“E, para finalizar o ano, estive agora no Uruguai e terminei em 7º lugar entre os mais fortes da América do Sul”.

“Termino o ano como top 5 do Brasil, na quarta posição, e top 7 da América do Sul”.

“Minha meta para 2017 é melhorar ainda mais estas posições, chegando ao top 5 da América do Sul e entre os melhores do Brasil para poder entrar no circuito internacional de strongman”.

É isso aí, parabéns pelas conquistas, Glauco!

24/11   Novembro Azul na Trainer: aulas especiais

alt

Novembro está quase no final, mas ainda tem programação especial na Trainer em comemoração ao Novembro Azul. Vão rolar aulas super especiais de spinning nas unidades Mogilar e Alto do Ipiranga.

Anotem aí:
Dia 28, segunda-feira, aulas das 15 às 16 horas, e das 19 às 21 horas, na unidade Mogilar.
Dia 30, quarta-feira, aulas das 8h30 às 10 horas, e das 19 às 21 horas, no Alto do Ipiranga.

Para se inscrever basta procurar os professores de musculação ou spinning, ok?

Importante: todo mundo vestindo azul, combinado?

Esperamos vocês!

23/11   Aluna fala sobre resultados conquistados no FPM

Sempre comentamos sobre os resultados conquistados pelos nossos alunos. Não à toa, nosso slogan é muito mais resultado.

Isso porque aqui na Trainer, não importa qual seja o seu objetivo, nós conseguimos ajudar você a alcançá-lo da melhor maneira possível.

Melhor do que a gente falar, é deixar os próprios alunos contarem um pouco sobre o que conquistaram.

Dá o play e veja tudo o que a Rosângela conquistou:

22/11   Alunos da Trainer fazem prova de 24K de natação

Sabe aquela conta que 1 quilômetro de natação equivale a 4 quilômetros de corrida? Imagine então nadar 24k, equivalente a correr 96k? Pois temos dois alunos que enfrentaram o desafio e cruzaram a linha de chegada em uma das provas de travessia aquática mais difíceis: a 14 Bis.

Para vencer os 24k no canal entre Bertioga e Guarujá, os atletas tiveram de enfrentar a correnteza, o cansaço e, neste ano, um adversário bem complicado: águas-vivas. Muitos atletas, inclusive, interromperam a prova por conta de queimaduras.

Mas o Marcos Miyake – que já havia feito a prova em 2015 – e o Vinícius Gonçales, ambos alunos da Trainer, finalizaram a prova e comentaram sobre o desafio.

Marcos Miyake

alt
“A prova foi cheia de desafios e emoções. Muita chuva, frio, vento, ondulações e trechos em que pensei que não conseguiria superar a correnteza. Sem contar as águas-vivas, que acabaram tirando bastante gente da prova. Meu tempo foi de 7 horas e 6 minutos. Já esperava que seria maior do que no ano passado, que foi de 6 horas e 40 minutos. Porém, fiquei melhor classificado: 56º na geral e 6º em minha categoria. Em 2017, com certeza estarei lá de novo”.

Vinícius Gonçales

alt
“Foi sensacional,mas não foi nada fácil. Logo no início fui queimado por águas-vivas e comecei a sentir dores na coluna e no quadril. Isso me assustou bastante. Até pensei em parar, mas depois de tudo o que fiz para estar ali, mais o apoio moral do Marco Vicco e de meu amigo Magnum Ruiz, tomei um analgésico e segui. Enfrentamos muita correnteza, mas foi uma superação do começo ao fim, uma lição que espero levar para vida! Depois de 8 horas e 11 minutos colocar o pé em terra firme foi emocionante. Agradeço muito a Deus, à Trainer, ao Marco Vicco, ao meu amigo Magnum Ruiz e aos meus treinadores Samir Barel e Luiza Tobar. Ano que vem tem mais!

21/11   Top 10 No Pain No Gain: Comece agora seu projeto verão

alt

Assim como a 5º coluna mais lida da história, o 4º lugar também fala sobre projeto verão. Desde o dia 7 de julho de 2014, quando foi publicada, a coluna “Comece agora o seu projeto verão” teve 3.170 leitores.

Aproveite o conteúdo porque ainda dá tempo de chegar à estação mais quente do ano com o corpo que você quiser.

Comece agora o seu projeto verão
(publicado originalmente em 7 de julho de 2014)

A coluna No Pain, No Gain desta semana vai falar sobre emagrecimento. Muita gente pensa em perder os quilinhos extras só quando o verão está chegando, ao invés de aproveitar o inverno para se preparar.

Se você pretende curtir os meses de dezembro, janeiro e fevereiro com o corpo em dia, não deve perder mais tempo! Por isso, hoje vamos falar sobre o que se deve fazer para garantir o sucesso do seu projeto verão 2015.

Inicialmente, explicaremos como funciona o processo de emagrecimento e, na próxima semana, vamos contar como você pode montar a sua estratégia de treino com foco no verão.

De forma específica, só existe uma forma de emagrecer: fazer um balanço negativo calórico - ou energético. Ou seja, gastar mais calorias em um período de tempo do que aquilo que se consome.

Esse procedimento faz com que determinados hormônios ajam sobre as células adiposas retirando parte da energia acumulada e a levando para a corrente sanguínea. A partir daí, o sistema circulatório levará essa energia (AGL) para o fígado, onde será transformada em glicose para repor a quantidade de açúcar no sangue, que estava baixa por conta da dieta de poucas calorias.

Este ajuste em no organismo chama-se homeostasia (equilíbrio interno). Ou seja, toda vez que colocarmos em prática esse procedimento de balanço calórico negativo, parte da gordura corporal será utilizada para repor a nossa glicemia e, consequentemente, pressão arterial e sistema visual.

Para exemplificar o processo, podemos usar o caso de pessoas que, ao fazerem uma dieta restritiva, chegam a desmaiar - principalmente quando são expostas ao sol e temperaturas mais elevadas. O baixo consumo de calorias ocasiona a queda da pressão arterial que, somada à baixa quantidade de glicose no sangue, leva ao desmaio.

Até agora falamos apenas do processo de diminuição da célula adiposa e seus malefícios, o que acaba gerando a dúvida: como posso emagrecer com saúde?

Manter a dieta e aumentar o gasto calórico por meio dos exercícios físicos é a solução mais saudável e prazerosa. A proposta é diminuir a ingestão de alimentos, como gorduras e doces, e fazer atividades de curta a moderada duração, de baixa a moderada intensidade. Dessa forma, a pessoa conseguirá comer com qualidade e não necessitará de muito tempo para a prática de exercícios.

O maior desafio desse método é a prática, pois exige que o aluno abra mão de parte do prazer que a comida oferece, sem falar em mudanças de hábitos de vida e a inclusão da prática de exercícios em sua rotina.

Como grande parte das pessoas só pensa em manter o corpo saudável para o verão, quando usamos menos roupa e costumamos nos expor mais fisicamente, iniciar esse processo com antecedência é a melhor opção.

Dessa forma, o aluno não perderá massa muscular, não precisará fazer dietas de baixa caloria, muito menos usar remédios para esse fim. Quanto mais tempo você demorar para iniciar este processo de emagrecimento, mais radical deverão ser suas atitudes.

Sem perder tempo
Uma amiga me procurou dizendo que, como a maioria das mulheres, queria perder aproximadamente três quilos. No entanto, comentou que estava com dificuldade de emagrecer porque no inverno costumamos comer alimentos muito gordurosos e temos preguiça de fazer exercícios.

Disse a ela que, como a ingestão de alimentos está elevada no inverno, iniciar um programa de atividades físicas facilitaria o aumento da massa muscular, pois consumimos calorias em excesso, o que é benéfico para a hipertrofia, além de evitar um maior acúmulo de gordura.

A pergunta dela foi a seguinte: qual seria a vantagem, se ao invés de perder, ela acabaria ganhando peso?

Expliquei que a composição corporal não seria tão alterada. Ou seja, a quantidade de gordura não aumentaria porque grande parte da energia consumida se acumularia nos músculos. Dessa forma, a vantagem da hipertrofia seria evitar o acúmulo de gordura no inverno e facilitar o processo de emagrecimento durante a primavera e verão.

Ela aceitou a proposta e já começou a treinar.

Moral da história: tira a bunda do sofá e a mão do saco de pipoca e vem treinar.

18/11   Natação: apresentação de final de ano das crianças

Está chegando um dos eventos mais tradicionais da Trainer: a apresentação de final de ano dos bebês e crianças da natação.

Para quem não lembra, o ano passado teve até Papai Noel chegando de paraquedas. Veja o vídeo:

Neste ano, a festa será no dia 10 de dezembro, a partir das 9 horas. A inscrição custa R$ 15 e pode ser feita até o dia 8 de dezembro na recepção da Trainer.

Além da apresentação das crianças, este ano terá chegada do Papai Noel radical e todo mundo vai ganhar uma lembrancinha.

Teremos também um estande do Meu Reino Encantado, com livros infantis.

17/11   Benefícios de um banho mais rápido

alt

Quem nunca ouviu aquela história sobre o brasileiro tomar muito banho, principalmente em comparação com alguns povos da Europa? Pesquisas, inclusive, já demonstraram que isso é verdade, no entanto, pode trazer alguns prejuízos à pele.

Sem contar o meio ambiente, sobretudo para aqueles que preferem banhos acima dos 10 minutos.

Pensando tanto na economia de água quanto na saúde, organizamos algumas dicas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) sobre como tomar banho de maneira adequada.

Menos é mais
A primeira regra da associação é: usar o chuveiro, sabonete, esponja e toalha com moderação. A recomendação é feita porque o banho naturalmente reduz a camada de gordura que envolve a pele, cuja função também é proteger você contra fungos e bactérias, por exemplo. O mesmo vale para o sabonete, a esponja e a própria toalha utilizada para enxugar o corpo: é preciso usá-los com cuidado para não irritar, ou machucar, a pele.

10 minutos
O banho muito demorado, e muito quente, pode deixar a pele ressecada e sujeita a inflamações, provocando coceiras e vermelhidão. Por isso, o recomendado é tomar o banho em uma temperatura morna e levar, no máximo, 10 minutos, sendo o ideal entre 5 e 8 minutos.

Consciência tranquila
Um banho de 10 minutos pode gastar até 150 litros de água, dependendo da vazão da água. Além de não fazer bem à saúde, ficar no chuveiro por muito tempo faz mal ao meio ambiente. Ano após ano, há problemas com abastecimento de água no Estado de São Paulo, por isso, nunca é demais economizar água, o bem mais precioso do nosso planeta e fundamental para continuarmos vivos.

16/11   Projeto Verão na Trainer for Woman

alt

Já estamos na metade de novembro e muita gente está pensando no verão, certo? Tudo bem que pode até ser um pouco tarde para dar início ao projeto verão, mas na Trainer for Woman criamos uma dinâmica para dar um estímulo ainda maior para nossas alunas chegarem à estação mais quente do ano com o corpo desejado.

Foram criadas duas equipes, rosa e azul, e conforme vão cumprindo determinadas tarefas, elas ganham pontos. Na prática é uma gincana, no entanto, a ideia é muito mais estimular o treino do que a competição em si.

Quem participa das aulas especiais, frequenta a academia três vezes por semana ou às sextas-feiras, ajuda a conquistar pontos para a equipe.

E, como não poderia deixar de ser diferente, em dezembro vai rolar uma confraternização com coquetel para todas as alunas.

Se você é aluna e ainda não está em nenhuma equipe, faça sua inscrição na recepção da Trainer for Woman.

E, se você ainda não é aluna, faça uma visita hoje mesmo e comece o projeto verão com a gente.

11/11   Horário da Trainer no feriado

alt

Está chegando mais um feriado, mas para quem quiser manter o treino em dia, as unidades da Trainer estarão abertas.

Na próxima terça-feira, dia 15, feriado de Proclamação da República, as três unidades funcionarão das 10 às 13 horas. Lembrando que a natação, no Mogilar, será apenas para adultos.

E vão rolar aulas especiais também. Na unidade Alto do Ipiranga, terá spinning 1, às 11 horas, e HIIT, às 11h40.

No Mogilar, às 11h15, uma super aula de Zumba vai agitar a galera.

Na segunda-feira, dia 14, os horários de funcionamento são normais, assim como na quarta-feira, dia 16.

Bom feriado a todos.

10/11   Aluna da Trainer conquista o 3º lugar na Jungle Marathon

alt

Quem se lembra da nossa aluna Elisabeth Sancheta Santos, que participaria da maratona de sobrevivência mais difícil do mundo, a Jungle Marathon? (clique aqui para ler mais) Pois ela não só completou a prova, como conquistou o 3º lugar na categoria feminina nos 130 quilômetros.

Abaixo, nosso bate-papo com ela sobre a prova:

Blog da Trainer: Como foi participar da Jungle Marathon?
Elisabeth Sancheta Santos: Foi realmente muito bom toda a experiência que vivi. As pessoas que conheci, as dificuldades, os lugares . . . Foi tudo muito mais do que eu poderia ter imaginado. Simplesmente o máximo.

Blog da Trainer: Tudo ocorreu conforme suas expectativas?
Elisabeth: Toda a corrida foi muito além das minhas expectativas e do que eu esperava. Pelos vídeos que assisti e os relatos de outras pessoas imaginava que não iria ser fácil, mas nada se compara em estar lá no meio da floresta amazônica.

Blog da Trainer: É possível falar do que foi mais difícil ou tudo é muito difícil?
Elisabeth: Foi tudo muito difícil. Subidas e descidas infindáveis . . . Nunca poderia imaginar que um dia estaria correndo no meio da floresta amazônica com imensas montanhas, carregando por 10 dias uma mochila de 10 kg, com comida, rede, água, suplementos, roupas, medicamentos e outras coisinhas. A travessia de rios, muitas trilhas por horas e horas, igarapés, pântanos . . . E tudo isso sozinha, tendo de estar com o psicológico em 1000%.

Blog da Trainer: Pensou em desistir em algum momento?
Elisabeth: Em nenhum momento, por mais difícil, pensei em desistir. Queria muito terminar e terminei bem, sem me machucar. Tive apenas duas bolhas no pé esquerdo, que foram bem complicadas, mas os médicos cuidaram e deu tudo certo.

Blog da Trainer: Qual foi a sensação ao cruzar a linha de chegada?
Elisabeth: Terminar foi maravilhoso, uma alegria imensa e ainda terminar com um troféu, felicidade plena.

Blog da Trainer: Se pudesse, você faria algo diferente?
Elisabeth: Acho que levaria um chinelo e uma blusa térmica porque a noite faz frio. Talvez uns docinhos . . . (rs).

Blog da Trainer: Você pretende fazer a maratona novamente? Quais são os próximos desafios?
Elisabeth: Ano que vem estarei lá com certeza, tanto pela prova quanto pelas amizades que fiz. Tenho muitos projetos para 2017 e outras provas do gênero. Em janeiro, quero participar da TTT, Travessia Tramandaí Torres, que são 89 quilômetros solo.

Parabéns, Elisabeth. Temos muito orgulho de tê-la como aluna da Trainer!!!!

alt

alt

 

09/11   Corrida: cuidados com os pés

alt

Cuidar dos pés é essencial para quem corre, certo? Nem precisamos explicar os motivos . . . Estar confortável e conseguir treinar sem incômodos e com tranquilidade é fundamental para aproveitar melhor a prática da atividade.

Por isso, conversamos com a podóloga da Trainer for Woman, Andreia Silveira da Silva, sobre como cuidar dos pés da melhor maneira possível.

Tênis e meia
A escolha tem de ser adequada para cada pessoa, tanto do tênis quanto da meia utilizada. A dica é optar um calçado próprio para a corrida e ir se adaptando aos poucos com ele. Lembre-se: o mais importante é estar confortável no seu pé, isto é o que precisa ser levado em consideração no momento da compra.

Uma boa maneira de escolher um tênis novo é fazê-lo no final do dia, quando os seus pés estiverem mais cansados e inchados. Se comprar pela manhã, pode ser que sinta uma grande diferença depois, principalmente durante os treinos ou uma prova.

Na dúvida, fique um tênis com o número maior, principalmente para não ter surpresas em momentos importantes, como em uma competição, por exemplo.

A meia é tão importante quanto o calçado, por isso, dê preferência para aquelas de algodão. Elas absorvem o suor e não deixam o pé escorregar dentro do tênis.

Lixa
Muita gente tem o hábito de lixar os pés com frequência, no entanto, para os corredores isso pode ser um problema. Procure não lixar o pé uma semana antes de correr, porque a pele muito fina facilita o aparecimento de bolhas.

Unhas
Aqui vale o meio-termo: não deixe as unhas muito compridas, mas também não corte muito rente à carne, porque pode acabar machucando os dedos. As cutículas devem ser mantidas, principalmente porque funcionam como uma proteção a mais.

E, além de tudo isso, o ideal é procurar sempre um profissional para ajudar no cuidado com os pés.

A Andreia atende mulheres e homens na Trainer for Woman. Agende um horário hoje mesmo pelo 4726-9308.

08/11   Forte, Porém Mulher: reunião para nova turma

alt

Agora vai: a reunião para a nova turma do programa Forte, Porém Mulher (FPM) vai rolar nesta quarta-feira, dia 9.

O encontro será na unidade do Mogilar, a partir das 19h45.

Alunas das três unidades da Trainer estão convidadas. Para participar, basta comparecer à reunião, não é necessário fazer a inscrição.

Para quem não sabe, o FPM é um programa de treinamento exclusivo da Trainer focado em resultados rápidos e duradouros para mulheres.

Participe da reunião e conquiste muito mais resultados com o FPM.

07/11   No Pain No Gain: 5ª coluna mais lida da história

alt

Com 2.997 leitores, a 5º coluna No Pain No Gain mais lida da história é: “Projeto Verão 2016: comece o treino agora”.

A coluna dá dicas importantes para quem quer se preparar para a estação mais quente do ano. É o seu caso? Então aproveite a leitura!

PROJETO VERÃO 2016: COMECE O TREINO AGORA
(publicado originalmente em 23 de março de 2015)

Pensando num planejamento para o verão de 2016, faremos hoje uma análise estética, com três tipos físicos: o falso magro, que no geral tem uma aparência magra, membros compridos, mas ainda tem gordura e celulite para eliminar; o que tem mais massa muscular, porém também tem gordura, mesmo não estando acima do peso, e as pessoas que estão acima do peso, que usam números de roupa maiores, tem o índice de massa corporal (IMC) acima de 25. Para cada um, a abordagem do treino precisa ser diferente.

O magro que quer perder gordura localizada e ficar forte para o verão de 2016 deve focar em musculação, começando agora. A hipertrofia demora para ser atingida, pois é necessário o tempo de adaptação dos mecanismos neurais.

O princípio da adaptação varia de oito a 16 semanas. Pessoas que não estão acostumadas a treinar podem levar 12 semanas para começar a se adaptar. Além disso, é preciso que os hábitos alimentares mudem, pois geralmente a dificuldade delas é que, apesar de treinarem bem, comem pouco e têm problemas para gerar massa muscular.

Fora isso, pessoas magras que não se alimentam adequadamente liberam um homônio chamado cortisol, responsável pelo catabolismo, ou seja, o organismo abre mão da massa muscular para repor a glicose que a pessoa não ingeriu. Se a pessoa é estressada, tem uma rotina agitada e não come bem, o corpo precisa produzir glicose por meio dos músculos. Entretanto, se ela se alimentar adequadamente, seu organismo produzirá glicose pela gordura.

O segundo tipo físico, aquela pessoa que está no peso ideal, deverá definir qual tipo de corpo deseja. Os que querem perder gordura e ganhar massa muscular, ficar sarados para o verão, devem investir em musculação. Se a pessoa vem à academia cinco vezes por semana, 60 a 70% dos exercícios devem ser musculação e 30 a 40% de exercícios aeróbios.

O ideal para quem está acima do peso é um trabalho que garanta força muscular, mas sem ganhar muita massa magra, pois isso aumenta o peso na balança. As pessoas que fazem parte desse tipo físico devem optar primeiro pelo emagrecimento e depois pelo aumento da massa muscular.

Para isso é importante a predominância do exercício aeróbio combinado com musculação. Aliado a uma dieta de restrição calórica saudável, a gordura corpórea diminui gradativamente e a massa muscular aumenta. Um dos principais erros de quem quer ficar bonito é usar a balança como base para o emagrecimento.

Por estar hipotônico, o músculo se desenvolve mais rápidamente nas 12 primeiras semanas, quando há o estímulo com hidratação e exercícios. O ponteiro pode não descer, mas o corpo da pessoa já é diferente.

Caso real
Uma aluna me perguntou recentemente se oferecemos treinamento funcional na Trainer e qual era a minha opinião sobre ela participar, já que ela se acha muito magra e tinha o desejo de ganhar massa muscular.

Disse que não funcionaria, pois o custo energético é mais alto. Uma atividade energética em um curto período de tempo faz com que a pessoa perca massa muscular também.

Como ela quer ganhar massa muscular, disse que ela precisa comer. Confirmando minhas suspeitas, ela disse que come muito mal e que passa muitas horas sem comer. No caso dela, e de cujos objetivos são os mesmos, o interessante é fazer uso de suplementos musculares e se alimentar adequadamente, dando preferência às proteínas de qualidade no período noturno.

Os exercícios funcionais são feitos de maneira desequilibrada. Se eu desequilibro você, a intensidade do exercício cai e, assim, pode-se fazer mais repetições e mais velocidade. Para o ganho da massa muscular, essa atividade não é indicada. O certo é musculação pesada, respeitando os intervalos e se alimentando corretamente.

A estética está muito ligada ao ponto de partida. A escolha do seu objetivo deve ser feita baseada em você, não em outra pessoa. Cada um é cada um, você não pode se comparar com outra pessoa, pois o seu tipo físico e as suas características são únicas.

Trace seus objetivos e siga o caminho para alcançá-lo. Quando isso acontecer, fique feliz e orgulhoso de si mesmo. Estar insatisfeito com o que você alcançou só vai deixá-lo desapontado.

Moral da história: a perfeição não existe.

Então tira a bunda do sofá e vá fazer musculação.

04/11   Novidade na Trainer for Woman

Vocês sabiam que a Trainer for Woman oferece Pilates Studio, Manicure, Podologia (homem ou mulher), Estética, Zumba, Alongamento, Jump, Trainer Dance, Mexe Fight, Abdome, Aga local e Treinamento intervalado (aeróbio) e seriado (força)?

Sim, a lista é grade. E, partir de agora, pode acrescentar mais um serviço exclusivo: aula de personal!

Se você quer uma aula exclusiva de qualquer das modalidades citadas acima, é só conversar com a gente e começar a fazer as aulas com uma professora só para você.

Para quem já é aluna da Trainer for Woman, basta conversar na secretaria para obter mais informações.

E, se você ainda não é aluna, vem conhecer a academia e matricule-se já!

03/11   Matrículas grátis e preços especiais

alt

O mês de novembro já começa com um verdadeiro presente de Natal antecipado na Trainer: isenção na taxa de matrícula e valores especiais para os planos.

Os benefícios valem para a unidade Mogilar e Alto do Ipiranga.

A isenção da taxa é apenas para novas matrículas. Já os valores especiais dos planos, valem também para renovações e rematrículas de quem já é aluno.

Aproveite que a promoção vai somente até o dia 30 de novembro.

Para mais informações, faça uma visita à unidade que você quiser e converse com uma de nossas consultoras.

Vem para a Trainer e conquiste muito mais resultados!

01/11   Aluno da Trainer vai nadar prova de 24k

alt

Uma das provas mais extremas de natação é a Travessia 14 Bis. O participante precisa nadar 24 quilômetros entre Bertioga e o Guarujá para completá-la. No ano passado, nosso aluno Marcos Miyake completou a prova em quase 7 horas (clique aqui para ver mais). Neste ano, mais um aluno vai participar: o Vinícius Gonçales.

A travessia vai rolar no dia 12 de novembro e o Vinícius já está firme na preparação. Batemos um papo com ele sobre como estão os treinos.

Blog da Trainer: Como é a preparação para uma prova tão difícil?
Vinícius Gonçales: A preparação é bastante dura. Treino entre 25 e 30 km por semana e serão aproximadamente 19 semanas nesta mesma rotina. Quando estiver mais próximo da prova, vamos começar com treinos mais longos, de três a cinco horas, nadando em mar ou represa. Sem contar o trabalho fora da piscina, com musculação e funcional.

Blog da Trainer: Dá para falar sobre o que é mais difícil na preparação?
Vinícius: A parte mais difícil é vencer a mim mesmo a cada dia. Tenho de encarar os meus medos, neuras, preguiça e o frio para estar na água todos os dias às 6 da manhã. Os treinos são cansativos, mas vencer a própria resistência e os próprios medos é o maior desafio.

Blog da Trainer: Como está a expectativa?
Vinícius: Minha expectativa é concluir a prova e vencer meu próprio desafio. Não me considero e não sou um bom nadador, por isso, se chegar ao final inteiro está ótimo.

Blog da Trainer: Qual é o papel da Trainer na preparação?
Vinicius: Nadei na Trainer há aproximadamente 10 anos, mas mudei de cidade e parei. Neste ano, voltei a nadar na Trainer, com o objetivo de melhorar minha performance. A academia tem sido uma aliada e companheira, desde o início foram super compreensivos e me apoiaram muito com as necessidades destes treinos. Além disso, o Marco (Vicco, professor de natação) é um grande professor e incentivador deste projeto, juntamente com meus treinadores Samir Barel e Luiza Tobar. Sou muito grato à Trainer!

Blog da Trainer: Por que fazer uma prova tão difícil?
Vinícius: Boa pergunta. Quando penso nesta prova me sinto um peixe fora d'agua, principalmente porque é feita por gente extremamente preparada, que já nadou muito e com mais experiência do que eu. Mas o desafio é o principal motivo e estímulo para um nadador comum como eu. Quero superar e levar isso para o resto da minha vida.