29/02   SAIBA MAIS SOBRE O TREINO SERIADO

Na coluna No Pain No Gain passada, falamos sobre as características do treino intervalado (quem ainda não leu, pode ver o artigo aqui), que é um dos diversos tipos de treino que oferecemos na Trainer.

Na unidade for Woman, o treinamento intervalado é combinado, ao longo de uma semana, com o treino seriado, muito utilizado na musculação. Na unidade só para mulheres, utilizamos o treino em série para desenvolver os músculos e as curvas femininas no corpo das alunas.

Entenda o treino seriado
O treino seriado tem como foco o trabalho de força muscular e hipertrofia, para desenvolvimento da massa magra. Este tipo de treinamento é separado em séries por exercício, tendo um intervalo a ser respeitado entre as séries. Por exemplo, em um treino 3 x 12 no supino, a aluna realiza três vezes 12 repetições no aparelho, respeitando um intervalo entre as séries de acordo com a orientação da professora.

Benefícios
Esse sistema de treino é muito flexível e tem como foco a melhoria da resistência muscular, da hipertrofia, da potência e da força. Numa mesma sessão de treinos, é possível trabalhar diversos grupos musculares.

Ele também é muito indicado para mulheres acima dos 30 anos, pois sabemos que a partir dessa idade as mulheres costumam ter uma queda de massa magra. Por nisso é importante o trabalho de força.

Para todas as idades
O treino seriado pode ser feito por pessoas de todas as idades. Para aquelas que estão começando os treinos, há um período de adaptação, com exercícios, carga e número de séries de acordo com a sua condição física.

Diversidade nos treinos
Os treinos seriados são alterados a cada semana, para que a aluna não caia na rotina e se sinta estimulada a treinar. Além disso, eles são intercalados com o treino intervalado, para que o corpo receba diferentes estímulos durante a semana e conquiste resultados diversificados.

Quer um exemplo? Enquanto o treino intervalado aumenta seu metabolismo em repouso, fazendo com que o corpo continue queimando calorias por até uma hora depois da atividade – o que é ótimo para quem quer emagrecer – o treino seriado, que também pode acelerar seu metabolismo – vai trabalhar o desenvolvimento de massa muscular, para definir o corpo.

Treino rápido e eficiente
Um treino curto pode trazer resultados tão bons quanto um treino mais longo. E esta é uma das características do treino seriado oferecido na Trainer for Woman, que tem duração entre 35 a 40 minutos. Os exercícios com cargas auxiliam na melhoria da capacidade cardiorrespiratória e contribuem para o fortalecimento do corpo, além de trazer muito mais disposição para o dia-a-dia.

Outra vantagem de um treino curto é sua flexibilidade para ser encaixado entre as atividades rotineiras das alunas. Dessa forma, a falta de tempo deixa de ser uma desculpa para não treinar, e os resultados aparecem com mais rapidez.

26/02   TRAINER TERÁ SEMANA DE SEGURANÇA AQUÁTICA PARA A NATAÇÃO INFANTIL

A Trainer vai promover a Semana de Segurança Aquática para a natação infantil de 14 a 19 de março, na unidade Mogilar. O objetivo do evento é orientar pais e alunos sobre os cuidados que devemos ter com as crianças na piscina e alertá-los sobre os riscos de acidentes.

“Vamos instruir, orientar e ensinar sobre os cuidados e comportamentos que as crianças precisam ter próximo e dentro da piscina, dando ênfase em como evitar os acidentes”, explicou o coordenador da natação, Marcelo Cursino.

Um estudo feito em 2014 pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático mostrou que 54% dos casos de afogamento entre crianças de 1 a 9 anos de idade acontecem por queda acidental nas piscinas. Por isso, apesar da prática da natação ser muito divertida e proporcionar muitos benefícios aos pequenos, é preciso ficar de olho e tomar uma série de cuidados.

Ao longo da Semana de Segurança Aquática, durante as aulas da natação infantil, os professores realizarão uma orientação aos pais e aos alunos, com informações sobre como evitar os acidentes, e também distribuirão material impresso com dicas importantes.

Haverá também uma simulação prática para os alunos, sempre com a supervisão dos professores, para que eles possam entender os riscos de brincar ou nadar na piscina sem as práticas de segurança necessárias.

Não deixem de participar, pois o evento é muito importante para garantirmos a prática da natação segura para as crianças!

25/02   CORRER TAMBÉM FAZ BEM PARA OS NEURÔNIOS

Correr é um ótimo exercício não só para o corpo, mas para a mente também. Um estudo recente feito na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, mostrou que a corrida é capaz de aumentar o número de neurônios.

Após observar os efeitos neurológicos de três tipos diferentes de atividades físicas – corrida, levantamento de peso e treinamento de alta intensidade – praticadas por ratos, os pesquisadores registraram uma multiplicação das células do cérebro no grupo que correu em esteiras (adaptadas para os ratinhos).

Outro dado significativo da pesquisa é que quanto maior a distância percorrida pelos ratos, maior foi o número de neurônios novos que surgiram. Isso não quer dizer que o levantamento de peso e o treinamento de alta intensidade não são benéficos para o cérebro, eles só atuam de forma diferente na atividade cerebral.

Um estudo de 2014 publicado na British Journal of Sports Medicine já tinha demonstrado algo semelhante. A pesquisa mostrou que o volume do hipocampo – região do cérebro associada à memória e cuja atrofia está associada à doença de Alzheimer – de mulheres idosas aumentou após a prática de exercícios aeróbios regulares por 26 semanas.

Para saber mais sobre a pesquisa da universidade finlandesa, é só clicar aqui. O estudo completo também está disponível, em inglês, aqui.

https://www.ativo.com/saude/estudo-mostra-que-correr-faz-bem-para-o-cerebro/

 

 

24/02   TRAINER FOR WOMAN AGORA CONTA COM AULAS DE JAZZ

O que já é sucesso nas duas unidades da Trainer agora também está disponível para as alunas da Trainer for Woman. As aulas de jazz na nossa academia só para mulheres acontecem de terça e quinta, às 18h30, e estão com inscrições abertas.

Jazz Trainer for Woman 1

Jazz Trainer for Woman 2

Este estilo de dança é uma forma muito divertida de manter o corpo em forma com movimentos de expressão corporal e muito ritmo. A professora Veronika Koba explica que o jazz também trabalha o alongamento, a musculatura de todo o corpo e a coordenação motora. “É uma atividade muito prazerosa e que não exige prática anterior de dança. Todas podem participar”.

Se você adora dançar e quer diversificar seu treinamento com o jazz, é só se inscrever na recepção da Trainer for Woman, pois ainda temos vagas! A Trainer for Woman fica na avenida Capitão Manoel Rudge, 1.017, na Vila Oliveira.

Vem dançar com a gente!

23/02   TRAINER FOR WOMAN RECEBE EQUIPAMENTOS DE MUSCULAÇÃO

Os novos aparelhos da Trainer for Woman chegaram nesta segunda-feira (22). Agora a nossa unidade exclusiva para as mulheres está equipada para oferecer treinos de musculação para vários grupos musculares, de força, hipertrofia, definição e também para o Programa Forte Porém Mulher (FPM).

musculacao Trainer for Woman 1

musculacao Trainer for Woman 2

musculacao Trainer for Woman 3

Os sete equipamentos foram instalados ontem mesmo e já estão disponíveis para as alunas. Os aparelhos chegaram para diversificar ainda mais o treinamento da unidade, que já conta com circuito de exercícios, aulas de ginástica, estúdio de pilates e aulas de HIIT (High-Intensity Interval Training), para que os estímulos sejam diferentes e os resultados apareçam mais rápido.

Para quem ainda não conhece, a Trainer for Woman fica na avenida Capitão Manoel Rudge, 1017, na Vila Oliveira. Mais informações pelo telefone 4726-9308.

 

 

 

22/02   CONHEÇA OS TIPOS DE TREINAMENTO INTERVALADO

O treinamento intervalado é caracterizado pela alternância de períodos de recuperação após estímulos de alta intensidade. Os treinos podem ser executados com parâmetros diferentes, como carga, peso, frequência e distância percorrida, de acordo com o objetivo do aluno.

Outra característica deste tipo de treinamento é que ele é sempre executado em alta intensidade. Se o objetivo é melhorar o sistema cardiorrespiratório e manter a frequência cardíaca alta, a atividade é praticada dentro da chamada zona de treinamento, com 80% a 90% de alta intensidade e período de recuperação menor. Porém, se o objetivo for aumentar o sistema anaeróbio, o exercício é praticado com 90% a 100% da intensidade, com tempo de recuperação maior.
Na coluna coluna No Pain No Gain de hoje, o professor Marcos Pudo, mestre em fisiologia do exercício e proprietário da Trainer, explica os diferentes tipos de treinamento intervalado, seus objetivos e o que é preciso para praticá-lo com segurança e sem lesões.

Treinamento intervalado intensivo e extensivo
Há dois tipos de treinamento intervalado: o intensivo e o extensivo. O intensivo se caracteriza por períodos de intensidade máxima com períodos maiores de descanso, para recuperação completa. Um bom exemplo é um treino de força em que o aluno utiliza 100% de sua carga máxima no agachamento ou no supino, executando seis repetições. Após a execução dos movimentos, ele tem um intervalo de dois minutos, ou mais, de recuperação. O intensivo tem como foco a melhora da velocidade máxima, da força máxima, da agilidade máxima ou da potência máxima.

Já o treinamento intervalado extensivo é caracterizado por um período de estímulo maior e pelo tempo de recuperação menor. A relação um por um, em que eu utilizo o mesmo tempo para estímulo e recuperação, e o método Tabata, com um estímulo de de alta intensidade por um tempo de 20 segundos seguido de um tempo de recuperação de apenas 10 segundos, são exemplos de treinos intervalados extensivos.

No extensivo, a intensidade também é alta, porém dentro de limites. Aqui o objetivo não é o desenvolvimento da capacidade física, mas sim a melhora da capacidade cardiorrespiratória e da resistência da velocidade, da força, da agilidade e da potência. Logo, vou manter meu sistema aeróbio sob grande intensidade o tempo todo.

Número de treinos por semana
Para pessoas que treinam na academia e, apesar de não serem atletas, já estão adaptadas a modalidade que pratica, o indicado é praticar um ou dois treinos intervalados intensivo e um ou dois treinos extensivos por semana, dependendo do objetivo do aluno. E sempre em dias alternados, para diminuir o índice de lesão.

Prepare-se para sofrer
Lembre-se: o treino intervalado tem como característica a alta intensidade e isso exige esforço do seu corpo, principalmente no extensivo. Nele, o sofrimento é maior porque utilizamos o sistema glicolítico. A produção de lactato aumenta e isso faz com que o Ph do músculo se torne muito ácido. Além disso, no extensivo, você fará um exercício intenso com menos tempo de recuperação.

É preciso estar adaptado ao treino
Apenas pessoas adaptadas à modalidade devem fazer esse tipo de treinamento. Quando um novo aluno, que não pratica exercícios, entra na academia, ele passa por um período de adaptação: começa com uma carga baixa, ou um número menor de repetições. Isso é importante para dar base ao seu treino. No treinamento intervalado, a adaptação acontece controlando o tempo e o volume de treinamento, e não na intensidade. Se o treino é 12 tiros de corrida, mas você só conseguiu fazer seis em alta intensidade, então deve parar por aí e tentar progredir no próximo treino. Não adianta fazer um exercício de treino intervalado para melhorar sua velocidade se você entrou em fadiga e sua pressão arterial começou a cair. Assim você não vai atingir o resultado esperado.

Técnica é fundamental
Não importa a modalidade que você esteja praticando, a técnica de execução dos exercícios é fundamental para evitar lesões. Se você correr com alta intensidade de forma errada, a probabilidade de se me macucar é maior. Por isso, só pratique o treinamento intervalado quando você tiver técnica de execução. Primeiro pratique o treinamento de volume, para dar sustentação técnica e de resistência à modalidade que você pratica. Hoje muitas pessoas pensam que apenas o treino em alta intensidade é indicado para emagrecer, mas é preciso ter técnica para não ter lesões. E para isso é preciso ter volume de treinamento, lastro fisiológico. Além de um profissional acompanhando o treino intervalado para verificar se você está aplicando a técnica corretamente.

Moral da história: menos é mais.

22/02   CONHEÇA OS TIPOS DE TREINAMENTO INTERVALADO

O treinamento intervalado é caracterizado pela alternância de períodos de recuperação após estímulos de alta intensidade. Os treinos podem ser executados com parâmetros diferentes, como carga, peso, frequência e distância percorrida, de acordo com o objetivo do aluno.

Outra característica deste tipo de treinamento é que ele é sempre executado em alta intensidade. Se o objetivo é melhorar o sistema cardiorrespiratório e manter a frequência cardíaca alta, a atividade é praticada dentro da chamada zona de treinamento, com 80% a 90% de alta intensidade e período de recuperação menor. Porém, se o objetivo for aumentar o sistema anaeróbio, o exercício é praticado com 90% a 100% da intensidade, com tempo de recuperação maior.
Na coluna coluna No Pain No Gain de hoje, o professor Marcos Pudo, mestre em fisiologia do exercício e proprietário da Trainer, explica os diferentes tipos de treinamento intervalado, seus objetivos e o que é preciso para praticá-lo com segurança e sem lesões.

Treinamento intervalado intensivo e extensivo
Há dois tipos de treinamento intervalado: o intensivo e o extensivo. O intensivo se caracteriza por períodos de intensidade máxima com períodos maiores de descanso, para recuperação completa. Um bom exemplo é um treino de força em que o aluno utiliza 100% de sua carga máxima no agachamento ou no supino, executando seis repetições. Após a execução dos movimentos, ele tem um intervalo de dois minutos, ou mais, de recuperação. O intensivo tem como foco a melhora da velocidade máxima, da força máxima, da agilidade máxima ou da potência máxima.

Já o treinamento intervalado extensivo é caracterizado por um período de estímulo maior e pelo tempo de recuperação menor. A relação um por um, em que eu utilizo o mesmo tempo para estímulo e recuperação, e o método Tabata, com um estímulo de de alta intensidade por um tempo de 20 segundos seguido de um tempo de recuperação de apenas 10 segundos, são exemplos de treinos intervalados extensivos.

No extensivo, a intensidade também é alta, porém dentro de limites. Aqui o objetivo não é o desenvolvimento da capacidade física, mas sim a melhora da capacidade cardiorrespiratória e da resistência da velocidade, da força, da agilidade e da potência. Logo, vou manter meu sistema aeróbio sob grande intensidade o tempo todo.

Número de treinos por semana
Para pessoas que treinam na academia e, apesar de não serem atletas, já estão adaptadas a modalidade que pratica, o indicado é praticar um ou dois treinos intervalados intensivo e um ou dois treinos extensivos por semana, dependendo do objetivo do aluno. E sempre em dias alternados, para diminuir o índice de lesão.

Prepare-se para sofrer
Lembre-se: o treino intervalado tem como característica a alta intensidade e isso exige esforço do seu corpo, principalmente no extensivo. Nele, o sofrimento é maior porque utilizamos o sistema glicolítico. A produção de lactato aumenta e isso faz com que o Ph do músculo se torne muito ácido. Além disso, no extensivo, você fará um exercício intenso com menos tempo de recuperação.

É preciso estar adaptado ao treino
Apenas pessoas adaptadas à modalidade devem fazer esse tipo de treinamento. Quando um novo aluno, que não pratica exercícios, entra na academia, ele passa por um período de adaptação: começa com uma carga baixa, ou um número menor de repetições. Isso é importante para dar base ao seu treino. No treinamento intervalado, a adaptação acontece controlando o tempo e o volume de treinamento, e não na intensidade. Se o treino é 12 tiros de corrida, mas você só conseguiu fazer seis em alta intensidade, então deve parar por aí e tentar progredir no próximo treino. Não adianta fazer um exercício de treino intervalado para melhorar sua velocidade se você entrou em fadiga e sua pressão arterial começou a cair. Assim você não vai atingir o resultado esperado.

Técnica é fundamental
Não importa a modalidade que você esteja praticando, a técnica de execução dos exercícios é fundamental para evitar lesões. Se você correr com alta intensidade de forma errada, a probabilidade de se me macucar é maior. Por isso, só pratique o treinamento intervalado quando você tiver técnica de execução. Primeiro pratique o treinamento de volume, para dar sustentação técnica e de resistência à modalidade que você pratica. Hoje muitas pessoas pensam que apenas o treino em alta intensidade é indicado para emagrecer, mas é preciso ter técnica para não ter lesões. E para isso é preciso ter volume de treinamento, lastro fisiológico. Além de um profissional acompanhando o treino intervalado para verificar se você está aplicando a técnica corretamente.

Moral da história: menos é mais.

19/02   HIPERCIRCUITO DA TRAINER SERÁ NO DIA 1º DE MARÇO

Hipercircuit0 2016 01O primeiro Hipercircuito do ano já está chegando! O tradicional evento da Trainer será no dia 1º de março, às 19 horas, na unidade Alto do Ipiranga. Podem participar os alunos das três unidades e as inscrições devem ser feitas com os professores de musculação ou ginástica.

O circuito reúne várias estações com atividades diversificadas. Nesta edição, os alunos serão divididos em no máximo cinco equipes e também teremos arrecadação de alimentos.

Confira o regulamento do Hipercircuito abaixo, chame a galera da academia e garanta já sua participação com um dos professores!

REGULAMENTO

1. O Hipercircuito deverá ter no máximo 5 equipes, sendo elas Amarela, Branca, Preta, Vermelha e Verde;

2. Cada equipe deve ter no mínimo 10 e no máximo 13 pessoas;

3. Cada equipe terá uma cor pré-estipulada;

4. As inscrições deverão ser feitas com os professores;

5. Critérios de pontuação:

- Equipe mais animada e mais participativa;
- Equipe mais caracterizada com a cor da equipe;
- Equipe que mais arrecadar alimentos e leva-los no dia do Hipercircuito;
- Cada equipe deverá ter um grito de guerra (que será julgado pelos professores);
- Competição de maior tempo na prancha;
- Quiz – torta na cara.

Pontos

Maior arrecadação de alimentos:
1º lugar: 1,5 ponto
2º lugar: 1 ponto
3º lugar: 0,5 ponto

Melhor caracterização (comissão julgadora):
1º lugar: 1,5 ponto
2º lugar: 1 ponto
3º lugar: 0,5 ponto

Melhor e mais animado grito de guerra:
1º lugar: 1,5 ponto
2º lugar: 1 ponto
3º lugar: 0,5 ponto

Maior número de flexões de braço:
1 ponto para a equipe campeã

Maior tempo na prancha
1 ponto para a equipe campeã

Quiz – torta na cara
1 ponto para cada resposta certa

18/02   ATIVIDADES FÍSICAS MELHORAM VIDA PROFISSIONAL

Você é do tipo workaholic, que dá prioridade ao trabalho e é motivado pelas conquistas profissionais? Pois saiba que dedicar um tempo do seu dia para deixar a empresa de lado e praticar uma atividade física pode melhorar, e muito, a qualidade da sua vida profissional.

De acordo com um estudo recente da The Business Case for a Healthy Workplace, realizado pela Industrial Accident Prevention Association (IAPA), profissionais que reservam tempo para se exercitar ficam mais dispostos para apresentar soluções no trabalho.

O estudo apontou ainda que, entre os colaboradores que treinam regularmente, houve uma redução da obesidade, diminuição de vícios em bebidas alcoólicas e cigarros, menos estresse e uma melhora na capacidade de concentração.

Para conhecer o estudo e todos os benefícios das atividades físicas para os profissionais é só ler a matéria completa aqui. Depois, bora treinar na Trainer para melhorar sua vida corporativa também!

17/02   ALUNO DA TRAINER SUPERA DESAFIOS NO STRONGMAN THUNDER BAY

Nosso aluno Glauco Benigno mandou muito bem no campeonato de Strongman Thunder Bay, no Canadá, que rolou no último fim de semana (12, 13 e 14 de fevereiro). Além de estrear no torneio entre os profissionais, ele superou muitos desafios.

Glauco Strongman Thunder Bay 1

Entre 18 competidores, Glauco ficou na 16ª posição na classificação geral. Porém, ele competiu com atletas de nível mundial, os melhores das Américas, e ainda quebrou três recordes pessoais. Quer ver só?

Na Cangalha, ou Super Yoke, o Glauco levantou 333kg e percorreu 10 metros. Já no levantamento terra, ou deadlift, ele fez nove repetições levantando 330kg. E no Frontsquat, foram quatro repetições de 170kg. Os vídeos vocês podem ver na página do Glauco no Facebook, clicando aqui.

Glauco Strongman Thunder Bay 2

“A competição foi ótima. E contar com o apoio da Trainer, que tem toda a estrutura que preciso para treinar, também me ajudou em mais este desafio”.

Agora, o foco dos treinos será na competição Arnold Classic Brasil, nos dias 1, 2 e 3 de abril. Parabéns ao Glauco e boa sorte nos próximos desafios!

16/02   DR. SUPLEMENTO OFERECE 18% DE DESCONTO PARA ALUNOS DA TRAINER

A Dr. Suplemento está com uma oferta muito especial para os alunos da Trainer. Agora, quem treina na academia tem desconto de 18% nas compras feitas à vista em dinheiro.

A oferta é válida nas duas unidades da loja, localizadas na Trainer Mogilar e Alto do Ipiranga, na compra de qualquer produto. Compras feitas com cartão também tem desconto, porém de 10%.

Dessa forma, nossos alunos encontram em um só lugar, com mais comodidade, uma linha completa de produtos para a sua suplementação com um preço bem bacana.

15/02   5 DICAS PARA POTENCIALIZAR O TREINO PARA MULHERES

A busca pelo corpo com curvas bonitas não costuma ser tarefa fácil para as mulheres. Não basta apenas ter a preocupação com a dieta e focar os treinos na perda de calorias, é preciso ainda ganhar massa muscular.

Apesar das dificuldades, o professor Marcos Pudo, mestre em fisiologia do exercício e proprietário da Trainer, conta que é possível potencializar os treinos para as mulheres que querem ficar com o corpo magro, porém com formas femininas e bonitas. Vamos às dicas:

Treine com grande intensidade
Independentemente da modalidade praticada – musculação, natação, corrida, ginástica – a intensidade no treino é fator determinante. Pensando em mulheres que não são atletas, como seu tempo de treinamento por semana costuma ser menor, o treino precisa ser de alta intensidade para que você consiga vencer seus limites e atingir os resultados esperados. A intensidade do exercício está ligada não somente à carga aplicada, ou seja o peso, na musculação, mas também na velocidade da esteira, no número de giros no spinning, na amplitude do movimento na aula de Zumba ou step. A intensidade também é caracterizada pelo gasto calórico por unidade de tempo, ou seja, quanto mais calorias você gastar por unidade de tempo, maior a intensidade do exercício. Quer um exemplo? Correr em menos tempo, porém numa velocidade maior, emagrece muito mais.

Se compare aos homens
Ao treinar, o objetivo do homem é aumentar sua massa muscular. Isso explica por que ele treina com alta intensidade. Apesar de, no aspecto citológico, o corpo da mulher ser igual ao do homem, ela costuma ter 80% a 90% menos testosterona – um dos principais hormônios anabólicos do corpo e que ajuda no ganho de massa muscular. Logo, com menos testosterona, a capacidade anabólica do corpo feminino é menor. Por isso a mulher não pode ter medo de treinar com alta intensidade. Observe os homens treinando para entender a busca da intensidade nos treinos e conquistar os resultados que você quer.

Mantenha ou pare de progredir a carga de treinamento somente quando atingir seu objetivo
Mulheres não têm facilidade de ganhar massa muscular, certo? No entanto, muitas têm receio de treinar pesado porque não querem ficar “grandes” como os homens. Pare de pensar no tamanho e considere a forma do corpo. Esteticamente falando, o que dá forma bonita ao corpo é o músculo. Por isso, progrida a carga do seu treinamento até o ponto em que você atingir seu objetivo. Depois, é só manter a carga.

Divida os treinos em etapas por meio da periodização
Fisiologicamente, não dá para emagrecer e aumentar a massa muscular ao mesmo tempo. Por isso, é preciso estabelecer uma prioridade e definir um planejamento de treinos de acordo com seus objetivos em um determinado período. A este planejamento damos o nome de periodização. Por exemplo, para ficar com um corpo bonito no verão, faça um trabalho de hipertrofia três ou quatro meses antes. Foque no aumento da massa muscular, diminuindo o gasto calórico e os exercícios aeróbios. Depois do período de hipertrofia, faça um trabalho para manter a massa muscular, porém com exercícios focados na perda de peso. Por meio dessa periodização, você mantém seu corpo bonito o ano todo.

Faça tudo de novo
Repita várias vezes as quatro dicas, até decorá-las e tenha paciência. Lembre-se que primeiro precisamos mudar nossos hábitos e isso leva tempo.

Moral da história: treine como um homem

12/02   PARTICIPE DA CAMINHADA ZEN DA TRAINER NO DIA 17 DE FEVEREIRO

A Trainer fará uma Caminhada Zen na próxima quarta-feira (17) e todos os alunos das três unidades da academia podem participar.

A concentração será às 8 horas na Trainer for Woman, localizada na avenida Capitão Manoel Rudge, 1.017, Vila Oliveira. A caminhada será feita até o Parque Centenário e, chegando lá, os alunos participarão de uma aula super especial de pilates.

A professora Fernanda Inocêncio destaca que é importante que os participantes levem protetor solar, boné, água e muita disposição. Outra dica bacana é levar uma canga ou esteira para a aula de pilates.

Para participar, basta fazer sua inscrição na recepção das academias. Ah, se no dia da caminha fizer mau tempo, o evento será remanejado para uma nova data a ser combinada, ok?

 

 

11/02   ALUNO DA TRAINER PARTICIPA DE COMPETIÇÃO DE STRONGMAN NO CANADÁ

Nosso aluno Glauco Benigno, mais novo integrante brasileiro no Strongman, está no Canadá para participar do Thunder Bay, um dos maiores campeonatos da modalidade que reúne os mais fortes atletas da América.

Glauco Benigno Sousa

A competição tem início nesta sexta (12) e vai até domingo (14). Ao todo serão seis provas, duas por dia, e o Glauco vai participar na categoria Absoluta Profissional.

Já em terras canadenses, nosso atleta conversou rapidamente com a gente para falar dos principais desafios de participar do Thunder Bay. Olha só!

Qual a expectativa de estrear no ThunderBay, uma competição de referência no Strongman?
Este é um campeonato de ótima visibilidade. Vou competir na categoria absoluta com cerca de 25 atletas com peso corporal bem acima do meu. Atualmente estou com 113kg, enquanto que os outros atletas pesam de 140kg a 160kg. O 5º homem mais forte do mundo – o canadense Jean-Francois Caron – estará presente. Minha expectativa é ficar entre os 20 melhores, o que será uma vitória muito grande considerando todos os desafios que vou enfrentar.

Quais serão seus principais desafios?
Além da questão do peso, pois o meu peso corporal para a categoria ainda é muito baixo, o que dificulta no momento de pegar os equipamentos do chão, outro desafio é o Apollo Axle. Nesta prova o atleta pega a barra do chão, leva até o ombro e depois a coloca acima da cabeça. É preciso uma boa inversão de punho para executar este movimento, e esta é justamente a minha dificuldade. Treino com 100kg, mas aqui no ThunderBay terei de levantar 110kg. Ou seja, terei de me superar, como em todo treino e competição de Strongman.

E qual prova será mais fácil ou a que você mais curte executar?
A que eu mais gosto de fazer é o levantamento terra. Na competição terei de tirar 340kg do chão por repetição. Apesar de curtir este movimento, também será um desafio.

Já estamos na torcida e temos certeza que o Glauco vai mandar muito bem! Boa sorte!

 

10/02   3 DICAS PARA VOLTAR AOS TREINOS APÓS O CARNAVAL

Voltar à rotina de treinos após o feriadão de carnaval pode pedir alguns cuidados, principalmente para quem sambou muito na avenida ou nos bloquinhos de carnaval.

É que nesta época costumamos gastar bastante energia nas festas, porém nem sempre nos alimentamos ou hidratamos o corpo de forma satisfatória, o que pode sobrecarregar nosso corpo.

Veja aqui três dicas para voltar aos treinos com pique e segurança após a folia de carnaval!

Pós-Carnaval

1. Volte a treinar, mas de forma moderada

Se você aproveitou os quatro dias de carnaval pulando nos bloquinhos, bailes, sambódromos ou no trio elétrico, deve voltar à rotina de exercícios, porém de forma moderada. É importante descansar e alongar o corpo para recuperar toda a energia gasta durante a folia, certo? O professor Marcos Pudo recomenda voltar aos treinos diminuindo a intensidade e aumentando a quantidade, ou seja, faça mais repetições com peso menor.

2. Tome bastante água

Durante o carnaval, é comum consumirmos mais bebidas alcoólicas. O professor Marcos lembra que o álcool é diurético, por isso é importante reforçar a hidratação após o período de folias. Beber água, sucos e água de coco vai manter a hidratação do seu corpo, evitar a retenção de líquidos e garantir um melhor funcionamento do seu organismo.

3. Coma alimentos mais leves

Faça refeições mais leves nos próximos dias e evite o sal, que faz seu corpo reter líquidos. Dê preferência para verduras e frutas, principalmente as com maior percentual de água, como abacaxi e melancia.

Bora treinar?

05/02   PRÓXIMA REUNIÃO DO FPM SERÁ NO DIA 13 DE FEVEREIRO

As inscrições para a próxima turma do programa Forte Porém Mulher (FPM) já estão abertas. Para participar, basta preencher o cadastro abaixo, fazer uma avaliação com o seu professor na academia e participar da reunião de iniciação com o professor Marcos Pudo no dia 13 de fevereiro, às 9 horas, na Unidade Mogilar.

Comparecer à reunião é muito importante, pois este é o primeiro passo do programa. Neste primeiro encontro, o professor Marcos dá informações importantes sobre as etapas do FPM, como funcionam os treinos e como deve ser a alimentação das alunas. Podem se inscrever alunas matriculadas em todas as unidades da Trainer.

O FPM é indicado para mulheres que querem afinar a cintura, secar a barriga e modelar pernas e bumbum. Por meio dos exercícios e da orientação nutricional do programa, as alunas conseguem diminuir em média cinco centímetros de cintura em 45 dias. Já em três meses, elas eliminam cinco quilos de gordura e ganham quatro de massa magra.

Faça sua inscrição e venha ficar em forma na Trainer!

04/02   ALUNO DA TRAINER É CAMPEÃO NA PRIMEIRA ETAPA DO AQUATHLON

Mais uma conquista do nosso aluno e atleta da natação Henrique Garcia Lores! Ele foi campeão em sua categoria (55 a 59 anos) na 1º etapa do Aquathlon, organizada pela TH5 Eventos no sábado (30/1), em Bertioga, na praia do Indaiá.

Henrique Garcia Lores Bertioga 2016

Na classificação geral, Henrique conquistou o 14º lugar, percorrendo 500 metros de natação e 3 km de corrida em 23'26", representando a Trainer e mandando muito bem!

“Fui muito bem na natação graças aos treinamentos do professor e técnico Marcos Vicco e da Carla. Me saí tão bem que deu para nadar junto com a garotada”, comemora nosso atleta!

Parabéns ao Henrique pelo ótimo resultado! 

03/02   Horários de funcionamento da Trainer durante o carnaval

Se você quiser manter sua rotina de treinos mesmo durante o carnaval, fique tranquilo, pois as unidades da Trainer vão funcionar no feriado. Anote os horários e programe seu treinamento.

As unidades do Mogilar e do Alto Ipiranga abrirão de sábado à terça-feira – dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro – das 10 às 13 horas. Já a Trainer for Woman funcionará durante o feriado prolongado apenas no sábado (6), das 8 às 12 horas. De domingo a terça-feira, a unidade ficará fechada. Já na quarta-feira de cinzas (10), as três unidades voltam ao horário normal.

Ah, lembrando que antes do feriado, nossos alunos foliões já podem curtir o carnaval na Trainer. Nesta quarta-feira (3) teremos Ritmos Folia no Alto do Ipiranga, às 20h30, e Zumba e Ritmos de Carnaval na Trainer for Woman, às 8 horas. A programação completa vocês podem ver clicando aqui.

02/02   Vem aí mais um Dia de Resultados

Dia de Resultados

Em fevereiro a galera da musculação e da ginástica vai poder verificar e avaliar como estão seus treinos. Anotem na agenda: o Dia de Resultados na Trainer do Mogilar será no dia 17 de fevereiro (quarta-feira). Já na unidade do Alto do Ipiranga será no dia 19 (sexta-feira).

Para participar, basta procurar seu professor em qualquer período do dia. É muito importante que todos os alunos participem do Dia de Resultados, para que a equipe da academia possa fazer medições como flexibilidade, pressão arterial, peso, altura e as sete dobras e, a partir daí, verificar se os objetivos de cada aluno estão sendo atingidos.
Esperamos vocês!

01/02   Como emagrecer comendo

alt

Pode até parecer mentira, mas o título aí em cima é a mais pura verdade. Diferentemente do que muita gente pensa, é possível sim perder peso comendo quase que normalmente. Claro que a dieta precisa respeitar algumas regras, mas não é necessário passar fome para se livrar dos quilos extras.

O segredo? O Marcos Pudo, mestre em fisiologia do exercício e proprietário da Trainer, conta abaixo:

Vamos começar com um exemplo: pesquisas demonstram que que os americanos são quem mais faz exercício e ciência no mundo, mas também são os mais obesos. Eles vivem muito com extremos: ou tem um perfil bem magro ou sofrem de obesidade mórbida. Sabe qual é o motivo disso? Os hábitos da população, que é exatamente a nossa primeira dica.

Mude de hábito
Este é o primeiro item porque sem ele você não consegue chegar a lugar algum. As pessoas querem o resultado antes da ação, e isso não existe. O resultado não vem do dia para a noite, como num milagre.

Nosso cérebro comanda o corpo todo e preciso mudar o hábito para depois o jeito que está pensando. Fizeram uma pesquisa com pessoas que usam óculos. Mostravam os óculos para elas e percebiam uma atividade grande em determinada área do cérebro. Depois, estas mesmas pessoas passaram a usar lentes e continuaram a mostrar os óculos paras elas. Como ficaram vários dias usando a lente, essa atividade cerebral já não era mais a mesma, porque um hábito foi alterado.

Este exemplo demonstra que primeiro de tudo é preciso mudar o hábito, por mais que isso não dê tanto prazer ou seja difícil. E tenha em mente que vai levar algum tempo, por isso é fundamental ter paciência.

Carboidratos de baixo índice glicêmico
Muitas pessoas alimentam-se com carboidratos de alto índice glicêmico antes e depois do treino, porque ele oferece bastante energia. Mas o ideal é sempre alimentar-se com opções de baixo índice glicêmico, porque o benefício vai durar mais tempo e será melhor durante o treinamento.

Ele não faz o corpo liberar insulina muito rapidamente, porque é ela quem baixa a quantidade de açúcar no sangue. Um chocolate, por exemplo, ajuda muito nos primeiros 20 minutos do treino, mas no restante a energia vai embora.

De uma maneira geral, priorize os alimentos de baixo índice glicêmico em todas as refeições do seu dia. É importante não ter picos de glicose.

Proteína como complemento
Complementando a dica anterior, é importante associar a proteína a um carboidrato de baixo índice glicêmico. Mesmo que você tenha ingerido um carboidrato de alto índice glicêmico, coloque uma proteína junto, porque vai ajudar a diminuir a velocidade de absorção deste alimento, já que ela tem muitas fibras e vai evitar um pico de glicose.

Imagina o pãozinho francês. Em vez de passar a manteiga, por exemplo, opte pelo queijo branco ou peito de peru, que têm bastante fibra e vão ajudar o organismo neste processo de absorção do açúcar. A proteína pode fazer esse papel de controladora, o que é ótimo.

Mais proteína
Depois do treino, geralmente ocorre o efeito Epoc, que nada mais é do que o corpo queimando calorias. Neste momento é interessante ingerir, após uma hora do fim do treino, uma proteína de qualidade, como o whey, por exemplo, com um pouquinho de proteína animal. Uma dose de whey com uma porção de frango desfiado é o ideal.

A velocidade com que o whey é absorvido é muito grande, e a fibra da proteína animal ajuda a diminuir um pouco, sem contar o benefício para a recuperação do músculo para o próximo treino.

Ingestão de sais minerais
Muitos sais minerais, como o cromo, por exemplo, carregam substâncias fundamentais para o organismo. Em algumas situações é fundamental complementar a alimentação com eles, principalmente para quem quer emagrecer, porque eles atuam no metabolismo de repouso e geram um custo energético pós-treino muito maior.

Normalmente é indicado ingerir estes sais sempre antes do treinamento, para que dê tempo de o corpo absorvê-los, mas em alguns casos também pode ser consumido durante, porque eles também ajudam a repor a água perdida. É neste momento que podem entrar isotônicos, que cumprem muito bem este papel. Eles hidratam e oferecem os sais que o organismo precisa.

Moral da história: coma pelo lado racional e não pelo emocional.