31/03   EXCESSO DE SAL PREJUDICA OS RINS

00c935e00a0e1781a9130e68a6026b4f XL

 

Antigamente o sal era usado apenas para conservar os alimentos, mas hoje ele é considerado um tempero e muitas pessoas abusam no consumo.

Ele está por trás da hipertensão arterial, de pedras nos rins e da insuficiência renal, aumenta as chances das doenças autoimunes, agrava a osteoporose, afeta o paladar e acelera o envelhecimento, entre outras alterações.

A nutricionista da Trainer, Yaline Burguer, explicou como o sal age no corpo, em especial nos rins.

Por conta da propriedade osmótica do cloreto de sódio, principal componente do tempero, as moléculas de água são atraídas, elevando a retenção de líquidos. 

“Quando o sal entra no corpo, ele é absorvido pelo intestino e vai direto para o sangue. Se é consumido em grande quantidade, cai na mesma proporção nos vasos. Como a água do corpo é sugada pelo cloreto, o organismo, na tentativa de manter o equilíbrio e normalizar a falta de água, eleva a pressão arterial para aumentar fluxo de sangue circulando”, explica.

A sequência de alterações pode levar a uma série de problemas graves, em especial nos rins, isso porque eles têm a função de filtrar as substâncias do corpo e são responsáveis por expelir o excesso de sal.

“Se não conseguem retirar o excedente, o cloreto acaba caindo na corrente sanguínea abundantemente. Por não eliminarem totalmente o excesso do sódio, eles contribuem para o aumento da pressão e simultaneamente sofre com a hipertensão, que influencia o funcionamento de todos os órgãos. Em estado normal, os rins são capazes de filtrar 1.070 litros de sangue, mas, com hipertensão, começam a reter resíduos do organismo. Com isso, a pessoa desenvolve mais problemas neste órgão, que fica com mais dificuldade para excretar o excesso de cloreto de sódio, reiniciando todo o ciclo”, comenta Yaline.

Agora que você já sabe um dos males que o sal pode fazer, fique atento na hora do preparo dos alimentos e procure usar outros condimentos para não exceder o consumo permitido por dia.  

30/03   SAIBA COMO O BCCA PODE AJUDAR NOS TREINOS

Sabe-se que existem 20 aminoácidos importantes para a construção muscular, para o bom funcionamento e manutenção das funções vitais do corpo. Mas poucos sabem que o corpo humano só é capaz de produzir metade desta quantidade por meio da alimentação.

O BCCA é recomendado para quem pratica exercícios aeróbios, pois age no sistema nervoso central fazendo com que a fadiga seja menor.

Para saber mais sobre o BCCA assista ao professor Marcos Pudo falando sobre suplementação no vídeo abaixo:

27/03   MUDE O SEU ESTILO DE VIDA

altCom tantas pessoas treinando e praticando esportes atualmente, acredita-se que somente isso seja suficiente para conquistar uma boa qualidade de vida. No entanto, além da estética, há outros fatores importantes ter uma maior longevidade e ser feliz. O tema da coluna No Pain No Gain desta semana fala exatamente disso: mudanças de comportamento e a relação do sedentarismo e da escolha de mudar o estilo de vida por completo.

Vamos voltar um pouco na história para entender toda essa transformação. A Organização Mundial da Saúde, nas décadas de 80 e 90, acreditava que estar saudável era ter ausência de doença, porém, com o passar do tempo, perceberam que os problemas psicológicos e emocionais afetavam também a saúde física, como por exemplo, a gastrite e tonturas sentidas após discursões com alguém.

Por isso, conclui-se que qualidade de vida é quando você está com ausência de doença e o psicossomático e psicossocial equilibrados, determinando que você esteja bem com o corpo e a mente.

Um exemplo claro disso é a depressão: no mundo inteiro consome-se mais remédios para combatê-la do que outras doenças, como por exemplo a cefaleia, a temida dor de cabeça, que afeta mais de 60% da população mundial.

A preocupação, o estresse e a pressão do dia a dia são um dos fatores que colaboram com a doença, porque você perde o equilíbrio emocional e o seu organismo pode entender aquilo como algo negativo.

Resumindo: considerando que o equilíbrio emocional é um dos fatores da qualidade de vida, pensar nela e não fazer nada faz mais mal do que se você não pensasse.

Há uma pressão grande na mídia dizendo para você mudar o estilo de vida, ser saudável e magro, mas há pouco estímulo. Com isso, a busca pelo corpo perfeito tem sido um dos maiores problemas.

As pessoas que estão acima do peso, quando vão praticar uma atividade física ou um esporte, não se alimentam adequadamente, logo o corpo libera um hormônio chamado cortisol, responsável pelo catabolismo, ou seja, o organismo abre mão da massa muscular para repor a glicose e outras substâncias que a pessoa não ingeriu.

Se a pessoa é estressada, tem uma rotina agitada e não come bem, o corpo precisa produzir glicose por meio dos músculos. É nessa hora que a fadiga e o mal estar após a atividade é sentido. Entretanto, se ela se alimentar adequadamente, o organismo produzirá glicose pela gordura.

Para dar um basta nesta situação é preciso estar ciente, traçar uma meta e mudar o padrão nutricional. Para isso procure um profissional da área, pois só assim ele irá indicar exercícios e atividades físicas que o seu corpo poderá fazer. Com essa avaliação, você terá resultados mais positivos.

Vá à academia!

A academia é um ambiente tão agradável, com um poder de transformação em vários sentidos. Frequentar uma academia faz você conhecer outras pessoas e aumentar o círculo social com pensamentos e jeitos diferentes do seu.

Uma excelente academia é aquela que oferece todos os subsídios para influenciar a resposta física e emocional de determinada pessoa. A resposta estética é apenas uma consequência, mas antes de tudo transforma o seu ciclo social, suas habilidades e mantém o seu sistema imunológico protegido.

Conquistando resultados

Há um tempo uma aluna veio falar comigo, explicando que entrou para a academia porque estava acima do peso e com dores nos joelhos. No começo ela sofreu um pouco e disse que pensou várias vezes em desistir.

Depois de um tempo, quando a reencontrei, percebi que ela tinha perdido medidas e quando a perguntei sobre as dificuldades, ela respondeu que fez amigos que a incentivaram bastante, o que acabou fazendo diferença para continuar.

Além disso, ela melhorou a alimentação e mudou a rotina. O resultado? Ela estava muito mais disposta e feliz.  

Tudo depende dos seus hábitos e do que você quer para a sua vida.

Moral da história: tire a bunda da cadeira e entre na academia!

27/03   INSCRIÇÕES PARA O REI DA MONTANHA PODEM SER FEITAS NA TRAINER

O time de corrida da Trainer não para! Dessa vez, a turma vai participar da corrida noturna O Rei da Montanha, em Taiaçupeba, no dia 9 de maio.

alt

Os percursos estarão disponíveis em breve e as distâncias serão 3km, 7km, 14km ou 21km.

A inscrição custa R$ 113 e pode ser feita na recepção (VALE PARA AS DUAS UNIDADES???) da Trainer até o dia 22 de abril. Os 30 primeiros inscritos pela academia, além do kit atleta – que contém camiseta, headlamp e medalha – ganharão uma camiseta da equipe de corrida da Trainer.

Ficou com alguma dúvida? Então procure a professora Fernanda ou o professor João Felipe.

Vem com a Trainer, vem correr!

26/03   DIETA DETOX: ALIADA OU INIMIGA DO TREINO?

Como já falamos na coluna No Pain No Gain desta semana (veja aqui), quem quiser ficar em forma para o verão precisa começar a treinar agora. Mas não adianta se esforçar na academia e não mudar a alimentação.

Muita gente tem recorrido a dietas malucas para perder aquela gordurinha localizada ou até mesmo muito peso em pouco tempo. Algumas destas dietas podem fazer mal, mas existe uma que promete limpar o organismo das toxinas do dia-a-dia: a detox.

alt

Você provavelmente já ouviu falar de suco verde, suco com gengibre, agrião, couve, etc. Será que esses sucos e a dieta detox realmente funcionam?

Primeiro, precisamos entender o que é o detox. É uma dieta diurética em que se ingere muitos vegetais, legumes, verduras e frutas. As fibras promovem sensação de saciedade e um esvaziamento gástrico mais rápido. Além disso, recomenda-se a ingestão de muito liquido, para que o corpo esteja sempre hidratado. A perda de peso é rapida.

Mil maravilhas, certo? Nem tanto. A nutricionista da Trainer, Yaline Burger, contou ao blog que a detox pode até funcionar, mas que não deve ser feita por mais de dois dias.

Isso porque é uma dieta de baixa ingestão calórica e a longo prazo pode causar fraquezas, mal-estar e desmaios, sintomas relacionados à hipoglicemia – baixa quantidade de glicose no sangue.

“A ausência de gorduras nessa dieta inibe a absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) que podem desencadear outros problemas fisiológicos, desde uma possível anemia até um descompasso hormonal”. Yaline ainda diz que um regime alimentar radical por muito tempo pode causar a perda de massa magra.

Então já sabe, está em busca da hipertrofia? Dieta detox não é o caminho. Procure um nutricionista e faça uma dieta que tenha a ver com o seu tipo físico. Não há milagres para o emagrecimento. Alimentação saudável e prática de exercícios físicos são a chave para o corpo ideal.

25/03   CRIANÇAS PODEM NADAR A PARTIR DOS TRÊS MESES DE IDADE

Você sabia que bebês têm facilidade para nadar? E quanto mais começar, melhor. Pensando nisso, a Trainer oferece aulas de natação para crianças a partir dos três meses de idade.

alt

Dividida em duas categorias, a bebê 1 e a bebê 2, as aulas ocorrem em uma piscina especialmente preparada para eles. A temperatura da água é de 33ºC, mais alta que a maioria das piscinas (29ºC), a fim de deixar o ambiente mais aconchegante.

A bebê 1 é para crianças de três meses a dois anos de idade. É obrigatória a presença de um pai ou responsável dentro da piscina para acompanhar a aula, que dura 30 minutos.

Já na bebê 2, para crianças de dois a quatro anos, a presença de pais não é necessária. Os professores ficam dentro da água o tempo todo incentivando a interação entre as crianças, por meio de brincadeiras, e os movimentos dentro d'água. A aula dura 40 minutos.

Fazendo natação desde cedo, os alunos perdem o medo e ainda aprendem como agir em casos de emergência. 

O coordenador da natação da Trainer, Marcelo Cursino, diz que é muito importante esse contato com a água desde cedo. Além de aprender a nadar, a natação - inclusive durante o inverno - é benéfica para a saúde. "Muitas mães comentam sobre o aumento na resistência dos filhos em relação a doenças. Sem contar que evita traumas com a água, deixa-as mais confiantes e melhora a interação com as demais crianças, já que as aulas sempre são feitas em grupo", explica Marcelo.

Então já sabe, não é? Natação faz bem! Vem para a Trainer

24/03   HIDROGINÁSTICA É PARA TODAS AS IDADES

Diferentemente de que muita gente pensa, a hidroginástica não é uma atividade só para a terceira idade. Ela é indicada a todas as pessoas, em qualquer idade, que querem queimar calorias. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso que permite que ele faça exercícios com mais facilidade e por um tempo maior.

alt

 

Pessoas com pouco ou nenhum condicionamento físico podem participar das aulas porque praticamente não oferece impacto para os ossos e articulações ou riscos aos que praticam.

A melhora no desempenho cardiorrespiratório é significativa e também ajuda no desenvolvimento de resistência muscular, força e flexibilidade. É uma aula praticada em grupo e com músicas agitadas, sempre supervisionadas por um profissional. São exercícios seguros, estimulantes e eficazes.

Outro benefício é a massagem que a água faz durante a atividade, que ajuda no relaxamento da musculatura e no aumento da circulação periférica de sangue. O alívio das tensões pode ser imediato.

Para as gestantes, a hidroginástica pode prevenir dores lombares e cervicais e aumentar a circulação de sangue nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.

O coordenador de natação da Trainer, Marcelo Cursino, explipou que a hidroginástica se difere das outras modalidades, mas que os resultados são comprovados. “É uma atividade aeróbia que auxilia no condicionamento físico, na parte respiratória e cardiovascular. Uma aula de 50 minutos tem um gasto de 400Kcal, em média. Tudo vai de acordo com a intensidade que a atividade é feita pelo aluno”.

 

Não há dúvidas: a hidroginástica pode fazer muito bem à saúde. Procure a Trainer e comece suas aulas!

2015-03-24 05:00:00

23/03   PROJETO VERÃO 2016: COMECE O TREINO AGORA

altPensando num planejamento para o verão de 2016, faremos hoje uma análise estética, com três tipos físicos: o falso magro, que no geral tem uma aparência magra, membros compridos, mas ainda tem gordura e celulite para eliminar; o que tem mais massa muscular, porém também tem gordura, mesmo não estando acima do peso, e as pessoas que estão acima do peso, que usam números de roupa maiores, tem o índice de massa corporal (IMC) acima de 25. Para cada um, a abordagem do treino precisa ser diferente.

O magro que quer perder gordura localizada e ficar forte para o verão de 2016 deve focar em musculação, começando agora. A hipertrofia demora para ser atingida, pois é necessário o tempo de adaptação dos mecanismos neurais.

O princípio da adaptação varia de oito a 16 semanas. Pessoas que não estão acostumadas a treinar podem levar 12 semanas para começar a se adaptar. Além disso, é preciso que os hábitos alimentares mudem, pois geralmente a dificuldade delas é que, apesar de treinarem bem, comem pouco e têm problemas para gerar massa muscular.

Fora isso, pessoas magras que não se alimentam adequadamente liberam um homônio chamado cortisol, responsável pelo catabolismo, ou seja, o organismo abre mão da massa muscular para repor a glicose que a pessoa não ingeriu. Se a pessoa é estressada, tem uma rotina agitada e não come bem, o corpo precisa produzir glicose por meio dos músculos. Entretanto, se ela se alimentar adequadamente, seu organismo produzirá glicose pela gordura.

O segundo tipo físico, aquela pessoa que está no peso ideal, deverá definir qual tipo de corpo deseja. Os que querem perder gordura e ganhar massa muscular, ficar sarados para o verão, devem investir em musculação. Se a pessoa vem à academia cinco vezes por semana, 60 a 70% dos exercícios devem ser musculação e 30 a 40% de exercícios aeróbios.

O ideal para quem está acima do peso é um trabalho que garanta força muscular, mas sem ganhar muita massa magra, pois isso aumenta o peso na balança. As pessoas que fazem parte desse tipo físico devem optar primeiro pelo emagrecimento e depois pelo aumento da massa muscular.

Para isso é importante a predominância do exercício aeróbio combinado com musculação. Aliado a uma dieta de restrição calórica saudável, a gordura corpórea diminui gradativamente e a massa muscular aumenta. Um dos principais erros de quem quer ficar bonito é usar a balança como base para o emagrecimento.

Por estar hipotônico, o músculo se desenvolve mais rápidamente nas 12 primeiras semanas, quando há o estímulo com hidratação e exercícios. O ponteiro pode não descer, mas o corpo da pessoa já é diferente.

Caso real
Uma aluna me perguntou recentemente se oferecemos treinamento funcional na Trainer e qual era a minha opinião sobre ela participar, já que ela se acha muito magra e tinha o desejo de ganhar massa muscular.

Disse que não funcionaria, pois o custo energético é mais alto. Uma atividade energética em um curto período de tempo faz com que a pessoa perca massa muscular também.

Como ela quer ganhar massa muscular, disse que ela precisa comer. Confirmando minhas suspeitas, ela disse que come muito mal e que passa muitas horas sem comer. No caso dela, e de cujos objetivos são os mesmos, o interessante é fazer uso de suplementos musculares e se alimentar adequadamente, dando preferência às proteínas de qualidade no período noturno.

Os exercícios funcionais são feitos de maneira desequilibrada. Se eu desequilibro você, a intensidade do exercício cai e, assim, pode-se fazer mais repetições e mais velocidade. Para o ganho da massa muscular, essa atividade não é indicada. O certo é musculação pesada, respeitando os intervalos e se alimentando corretamente.

A estética está muito ligada ao ponto de partida. A escolha do seu objetivo deve ser feita baseada em você, não em outra pessoa. Cada um é cada um, você não pode se comparar com outra pessoa, pois o seu tipo físico e as suas características são únicas.

Trace seus objetivos e siga o caminho para alcançá-lo. Quando isso acontecer, fique feliz e orgulhoso de si mesmo. Estar insatisfeito com o que você alcançou só vai deixá-lo desapontado.

Moral da história: a perfeição não existe.

Então tira a bunda do sofá e vá fazer musculação.

19/03   DICAS PARA QUEM VAI PARTICIPAR DA CORRIDA NOTURNA

Neste sábado, dia 21, acontece mais uma prova de corrida de rua em Mogi. A  VI Corrida Noturna FlexPé Sport/MogiNews contará com a participação de vários da Trainer, por isso, vamos dar algumas dicas para segurar a ansiedade e conseguir um bom resultado.

alt

  • Não treine no dia anterior e nem no dia da prova. Use seu tempo para descansar e agilizar seus equipamentos para a hora da corrida;
  • Prepare a sua “playlist”;
  • Não estreie um tênis nesse dia, vá com aquele que você já se sente à vontade;
  • Use uma roupa confortável e de acordo com o clima;
  • Dê atenção especial às meias, para evitar a formação de bolhas;
  • Não esqueça do seu número no peito e do seu chip.

O que comer no dia da prova

  • Por volta de duas horas antes da largada, dê preferência aos pães brancos, macarrão, batata doce, etc, porque fornecem energia e são mais facilmente digeridos pelo corpo.
  • Hidrate-se antes da prova, mas sem exageros
  • Para provas com duração menor de uma hora, tome apenas água durante o percurso. Já em provas com duração superior a 1 hora ou em dias muito quentes, recomenda-se alternar o consumo de água com bebidas esportivas (isotônicos);
  • Em provas com mais de 1 hora de duração, pode-se utilizar também suplementação à base da combinação de carboidratos de rápida absorção, para fornecer energia rápida, como os géis de carboidratos;

Antes de correr

  • Faça um alongamento leve e um aquecimento antes da corrida. Isso prepara o corpo para o exercício. Lembre-se de que a região lombar, frequentemente esquecida pelos corredores, também precisa ser alongada.

Durante a corrida

  • Preste atenção à postura. Corredores tendem a ter uma leve inclinação para frente na hora de correr. É interessante manter a postura reta, pois a inclinação sobrecarrega outras partes do corpo;
  • Os braços são fundamentais para o equilíbrio e não devem nem ficar largados nem espremidos contra o corpo. Sinta-se confortável correndo;
  • É natural que nos primeiros quilômetros o atleta esteja mais ansioso e empolgado com a corrida, exigindo mais do corpo. Depois, o organismo entra na zona de equilíbrio e da frequência cardíaca. Essa dificuldade inicial vale tanto para iniciantes quanto para os avançados, portanto, respeite seus limites.

Após a prova: é muito importante repor os nutrientes perdidos durante a atividade. Consuma carboidratos de alto índice glicêmico, pois são rapidamente absorvidos.

Fique calmo, respire fundo e BOA PROVA!!!

18/03   ÚLTIMOS DIAS PARA APROVEITAR O BAZAR DAS MULHERES

O Bazar das Mulheres começou e está bombando! Você já passou em uma de nossas unidades para ver as ofertas e produtos exclusivos?

alt

As lojas que estão representando a moda muito bem são a Destroyer, a Flor Maria e a Make Fit. Já no quesito acessórios, perfumes e lembrancinhas personalizadas, nota 10 para a Gisele Aranha, a Rivoli e a Essenza Dell'arte. Não poderia faltar, para fechar com chave de ouro, a Margenet, oferecendo artigos esportivos.

Nesta quinta-feira, dia 19, o bazar será no Alto do Ipiranga, das 8 às 21 horas, e na sexta, dia 20, será no Mogilar, também das 8 às 21 horas.

O que você está esperando? Corre, vem treinar e aproveite para fazer compras!!!

18/03   NOVAS AULAS DO BODY SYSTEM ESTREIAM ESSA SEMANA

As novas coreografias para as modalidades de Body System já foram lançadas e essa semana as aulas estão bombando.

As modalidades de Sh’Bam, Body Pump, Body Combat, Power Jump e Body Jam acontecem no Mogilar, enquanto no Alto do Ipiranga temos Sh’Bam, Power Jump e Body Pump.

Os professores já estão com as coreografias ensaiadas e os hits mais quentes do momento estão prontos para agitar todas as aulas. E você? Está preparado? Não perca!

Veja abaixo os horários dos lançamentos nas duas unidades.

Mogilar:

alt

 

 

Alto do Ipiranga:

alt

16/03   TRAINER OFERECE PALESTRAS EXCLUSIVAS PARA ALUNAS

O mês das mulheres continua bombando aqui na Trainer. Além do bazar (saiba mais aqui), a Trainer organiza duas palestras muito interessantes.

alt

O psicólogo clínico Marcelo Batista de Oliveira, mestrando em saúde coletiva pela Unifesp e professor certificado de Mindfulness pelo Instituto Breathworks, na Inglaterra, apresenta a palestra “Mindfulness: a ciência da meditação para uma vida melhor”.
O tema vai oferecer ferramentas que ajudarão as mulheres a desenvolver habilidades para contribuir para uma vida mais saudável e tranquila, afinal quem não quer se sentir bem?
Essa palestra vai acontecer no próximo dia 26, em dois horários: às 10 horas, na unidade do Mogilar, e às 19 horas, no Alto do Ipiranga. O Mindfulness permite que o indivíduo perceba claramente suas sensações e emoções no momento em que as sente, ajudando-o a agir de maneira mais racional e menos automática. Quaisquer pessoas que se sintam estressadas, ansiosas ou que apenas queiram melhorar sua relação com o mundo estão convidadas para participar.
Também teremos a palestra “Descubra-se”, que vai acontecer no dia 24, às 19 horas, na unidade Mogilar, e no dia 25, às 19 horas, no Alto do Ipiranga. As palestrantes Dra. Salime Sayuri Ioshida, Dra. Vivian Santana e Patricia Destro Alvim Souza vão abordar assuntos delicados mas que precisam ser tratados, como a sexualidade feminina, dicas, curiosidades e quebras de tabus sobre sexo.

16/03   TRAINER TERÁ BAZAR ESPECIAL PARA MULHERES

O Dia Internacional da Mulher já passou, mas as comemorações desta data tão importante continuam. Entre os dias 16 e 20 de março, as unidades da Trainer no Mogilar e Alto do Ipiranga terão um bazar especialmente para as alunas, com itens exclusivos do universo feminino.

alt

No Mogilar, as lojas parceiras estão na segunda (16), quarta (18) e sexta (20), das 8 às 21 horas. Já no Alto do Ipiranga, será na terça (17) e quinta (19), também das 8 às 21 horas.

A moda vai estar muito bem representada pela Destroyer, com roupas casuais, pela Flor Maria, com lindos pijamas, e pela Make Fit, com moda fitness, para você já aproveitar o embalo da academia.

A Gisele Aranha vai ser a reponsável pelas bijouterias, a Essenza Dell'arte vai oferecer lembraças personalizadas e a Margenet oferecerá artigos esportivos.

Você não vai ficar fora dessa, vai? 

16/03   QUER FICAR COM UM CORPO LEGAL PARA O PRÓXIMO VERÃO? COMECE A TREINAR AGORA

altA autoimagem é um assunto muito discutido atualmente. Na Escola Paulista de Medicina, pesquisadores estudam maneiras para mudar a imagem pessoal ou autoimagem. Foi descoberto que pessoas que se veem como gordos, sempre se enxergarão gordos. Em muitos casos, mesmo depois de emagrecer, ela não consegue mudar o jeito de se vestir porque não consegue se ver de outra maneira.

Novo corpo
Uma boa estratégia para alcançar o corpo desejado pode ser o conhecido coaching. Por exemplo, quando você sentir vontade de comer um chocolate, pergunte a si próprio: por que vou comer esse chocolate? Por que estou com vontade?

Saiba identificar se o que você está sentindo é fome ou se é algo emocional. Caso seja fome, opte por um suco ou algo leve que, ao cair no seu estômago, mandará um sinal para a hipófise em 20 minutos e a sensação de fome irá diminuir. É mais fácil e seguro ir pelo lado racional, se perguntando porque você está comendo aquilo.

O mesmo vale para largar mão de um exercício: antes de desistir do seu objetivo, pergunte-se porquê começou. Estava se sentindo feio(a)? Tinha muita oleosidade na pele? Estava se sentindo muito cansado, com dores musculares? Mantenha esses motivos em mente para vencer a desistência.

Fazer exercícios gasta calorias, porém um problema que tem ocorrido muito é que as pessoas só buscam exercícios aeróbios para emagrecer. Elas vão caminhar e correr na rua, mas a maioria continua gorda porque corre de maneira incorreta e ainda prejudica as articulações. O treinamento de força entra no sentido de aumentar a massa muscular e o metabolismo de repouso. Portanto, ao fazer uma hora de musculação, o corpo está preparado para queimar mais gordura.

Normalmente, o gasto calórico e a perda de gordura do exercício aeróbio ocorre pós-exercício. Ao combinar as atividades aeróbias de baixa intensidade - quando a gordura de reserva do organismo é usada para fazer o exercício – com atividades de alta intensidade – como a musculação, o high intensity interval training (leia mais sobre o HIIT aqui) – há oestímulo chamado Ecope, ou Excesso de Consumo de Oxigênio Pós-Exercício.

Esse excesso de consumo pode fazer com que o metabolismo demore horas para voltar ao normal. A frequência cardíaca fica elevada, assim como a temperatura corpórea, pois falta oxigênio. É preciso compensar esse débito usando a gordura, já que durante o exercício o organismo usou glicogênio e glicose.

É a queima de energia e o ganho da massa magra que vão fazer a diferença na construção do corpo ideal. Ao reduzir, por exemplo, três quilos de gordura e aumentar três quilos de massa magra, o peso pode ser o mesmo, mas as medidas e as proporções são diferentes.

Quando se faz exercício físico, a capacidade de gasto calórico aumenta, não somente durante o exercício, mas também durante as atividades do dia-a-dia. Por exemplo, o homem tem mais massa muscular que a mulher, então ele precisa de mais energia (comida) para ser queimada a fim de manter a massa magra.

Caso real
Podemos citar como exemplo um dos alunos da Trainer, que em 13 meses perdeu cerca de 60 quilos de peso total e ganhou 13 quilos de massa muscular. Certo dia ele falou: “Você viu como eu emagreci?”, porém ele não estava magro, suas roupas diziam o contrário: calça e camiseta largas, de um tamanho que não condizia com seu peso atual. Propus um desafio: que ele mudasse suas roupas, ou então eu não o enxergaria magro.

Dias depois, esse aluno entra no vestiário com um visual completamente diferente: camisa por dentro da calça, que estava certa no corpo, e um sapato combinando com o cinto. Ele perguntou para mim: “E aí, estou magro agora?”, e ele estava.

Mas não foi fácil. No dia seguinte que o desafiei, ele comprou roupas novas, mas só depois de um mês teve coragem de mudar. Mesmo depois do emagrecimento, ele contou que não se via tão magro como as outras pessoas o viam.

Esse caso mostra como a autoimagem é questão de treino e é preciso entender e aceitar a sua nova imagem corporal. As pessoas têm mania de se auto-sabotarem e algumas frases muito comuns são sinais disso.

Quando se responde: “Imagina, são seus olhos, é impressão sua” a elogios do tipo: “Parabéns, você emagreceu”, você perdeu a oportunidade de explicar os sacrifícios aos quais se submeteu para chegar onde chegou. É preciso mudar o vocabulário, usar dados que justifiquem o seu esforço, para que você possa aceitar que tudo que você está fazendo é correto. Quando se bloqueia os elogios, você se auto-sabota.

Moral da história: é importante achar um ponto de equilíbrio entre exercícios de altas e baixas intensidades.

Agora, tire a bunda do sofá e vá comprar uma roupa de magro

11/03   TRAINER DE MANHÃ ECONOMIZA TEMPO DO SEU DIA

Com a correria do dia a dia, muitas vezes é difícil encontrar tempo para trabalhar, estudar, se divertir e ainda malhar, certo? Não, errado!

Malhar de manhã, antes de iniciar todas as atividades, é a melhor alternativa para que tem uma vida corrida e não tem muito tempo para se dedicar à academia. Além disso, um estudo recente da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, aponta que malhar de manhã pode diminuir a vontade de devorar um sanduíche e também estimula sua memória e atenção, benefícios que o famoso cafezinho da manhã proporciona.

Listamos aqui bons motivos para você pular da cama mais cedo e correr aqui para a Trainer:

Trainer Quadro

E agora, pronto para começar?

11/03   SÁBADO É DIA DE AULA ESPECIAL NA TRAINER

Já virou tradição nas duas unidades da Trainer: sábado é dia de aula especial para ninguém ficar parado ou usar a desculpa de que no final de semana a programação não é tão bacana assim.

Neste sábado, dia 14, não será diferente. Tanto no Mogilar quanto no Alto do Ipiranga, nosso professores prepararam atividades especiais para fechar a semana de treinos com chave de ouro.

Veja a programação abaixo, escolha a modalidade e horário que mais gosta e bora queimar umas calorias no final de semana também! Bom treino!

Trainer Zumba 2

10/03   PILATES DEIXA O CORPO E A MENTE EM FORMA

altPraticar exercícios físicos faz bem ao corpo e a alma, mas não são todos que apreciam as tradicionais modalidades, como musculação ou corrida. Atualmente, uma das alternativas é o pilates.

O pilates é um método de condicionamento físico e mental, e seus movimentos proporcionam uma maior elasticidade por conta do alongamento e fortalecimento dos músculos, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal e melhorar a coordenação motora.

Os exercícios são de baixo impacto e com poucas repetições, proporcionando resultados eficazes e menos desgastantes às articulações e aos músculos, sendo recomendado tanto para atletas de alto desempenho quanto para sedentários. 

Outra função muito apreciada no pilates é a tratamento de coluna, já que a atividade trabalha o fortalecimento da musculatura estabilizadora.

Mas, fique atento, pois pelo fato de o exercício poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante seja acompanhando por profissionais especializados como os da Trainer.

A modalidade está disponível nas duas unidades, para ver os horários, clique aqui

09/03   TREINE CIRCUITO

alt

Muitas pessoas têm utilizando o treinamento em circuito ultimamente, porém, é importante o conhecimento mais aprofundado deste método. Na semana passada, fizemos uma abordagem teórica e, hoje, falaremos mais sobre a prática.

O treinamento em circuito pode ser dividido em dois tipos: carga fixa e tempo fixo. O primeiro é quando o atleta ou aluno faz o circuito com um número específico de repetições em cada exercício. Este tipo é muito utilizado em atletas de alta performance de modalidades desportivas como basquete, vôlei, futebol e também pelos personals trainers, pois existe a condição de se controlar as cargas durante o exercício.

Já o treinamento em circuito de tempo fixo é quando o atleta faz um número de repetições possíveis dentro de um tempo pré-determinado em cada estação. Este é o mais usual nas salas de ginástica das academias, pois todos os alunos fazem o mesmo tempo e quem tiver maior nível de condicionamento físico faz um maior número de repetições, permitindo que pessoas com diferentes níveis pratiquem a mesma modalidade juntos.

Também pode ser bastante útil para indivíduos com sobrepeso ou obesidade, já que o treinamento em tempo fixo tem um caráter generalizado.

No treinamento em circuito existe uma relação entre o tempo de execução por estação (estímulo) e o tempo de recuperação de intervalo entre as estações. O mais comum nas academiais é de 30 segundos em cada estação, e 30 segundos de intervalo, ou seja, uma relação de 1X1.

O que difere bastante do HIIT (clique aqui para ler sobre), que tem uma relação mínima de 1X2, ou seja, 30 segundos de estímulo para 60 segundos de intervalo. Quanto maior o tempo de execução ou estímulo, maior é a utilização da glicose como energia, maior a produção lactato e maior índice de fadiga, exigindo maior tempo de intervalo para execução da estação seguinte.

Para pessoas mais treinadas podemos utilizar relações com intervalos como: 30 segundos X 15 segundos; 45 segundos X 30 segundos; 60 segundos X 30segundos, ou 60 segundos X 45 segundos.

Um dos itens mais importantes ao se determinar o tempo de execução é lembrar que quanto maior o tempo, menor a carga utilizada, menor o aumento de força e aumento na RML. Por último, vamos lembrar que o número de estações deve variar entre 8 e 12, e o número de repetições entre 12 e 15.

Moral da história: Não importa o método que você escolha para sair do sedentarismo, determine seus objetivos, sua composição corporal, estipule metas bem claras e utilize a variação para evitar a monotonia dos treinos e fazer com que percurso para atingir seus objetivos seja mais prazeroso.

Tire a bunda do sofá e venha ser feliz!

06/03   DIA DA MULHER: BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS NA TRAINER

alt

Na segunda-feira, dia 9, a Trainer terá uma promoção especial para as mulheres: novas alunas terão desconto de 15% do peso corporal no plano anual.

Já para quem já é aluna e quer renovar o plano, a promoção acontecerá no dia 26.  Para ganharem o descontos, as alunas terão de assistir a uma das palestras oferecidas, também em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Além das palestras, a Trainer oferecerá um super bazar, de 16 a 20 de março, com produtos exclusivos para o universo feminino.

Mas fiquem ligadas, pois a promoção só é válida para pagamento em cheque.

05/03   DIA DA MULHER ESPECIAL NA TRAINER

alt

Dia 8 de março é comemorado oficialmente o Dia Internacional da Mulher, mas sabemos que precisamos homenageá-las todos os dias. Por isso, para não passar em branco, adiantamos a comemoração um pouquinho, para o sábado, dia 7.

As duas unidades da Trainer terão uma super aula especial para as mulheres. Na unidade Mogilar, a aula começa às 9 horas, e no Alto do Ipiranga, às 15 horas.

Será uma hora e meia de muita animação, com um circuito preparado especialmente para mulheres, mais a agitação da Zumba.

Apesar de os exercícios do circuito focarem as partes do corpo que as mulheres mais gostam de malhar, como glúteo e abdome, os meninos também estão convidados.

Mas as novidades não param aí, e como é muito mais gostoso malhar com companhia, todas as alunas podem convidar uma amiga para participar da festa.