31/07   2ª ETAPA DA MARATONA BERTIOGA-MARESIAS

Maratona Bertioga-MaresiasJá estão abertas as inscrições para a 2ª etapa da Maratona de Revezamento Bertioga – São Sebastião – Maresias, que será realizada no dia 19 de outubro.

As equipes podem ser formadas por oito, seis, três ou um atleta. Alunos da Trainer que quiserem participar podem procurar o professor João Felipe para dar um gás nos treinos (a equipe deve ser formada apenas por alunos da academia).

Se você não tiver equipe ou o seu grupo estiver incompleto, é só procurar o João Felipe na academia. É importante que cada equipe escolha um capitão, que ficará responsável pelo grupo e por entrar em contato com o professor.

A prova exige muito dos corredores, por isso, quanto antes os treinamentos começarem, melhor. A maratona também possui um dos trajetos mais bonitos e é muito bacana para quem quer novos desafios. O trajeto da corrida pode ser visto aqui.

Inscrições feitas até o dia 28 de agosto tem valor de R$ 150 (por pessoa). Depois desta data, os participantes devem se inscrever até 2 de outubro pagando valor de R$ 175 (por pessoa). Mais informações no site da competição.

30/07   EU SOU MAIS TRAINER

Selo Eu Sou Mais Trainer

A professora Isamara Maria Porcelli, de 48 anos, é aluna da Trainer há 16 anos. Para ela, a academia é mais do que um lugar para malhar, mas também um ponto para encontrar amigos.

Ela também não troca a Trainer por outra academia, pois aqui tem o suporte que precisa e as aulas que mais gosta. Aqui no blog ela conta por que é mais Trainer. Olha só!

Por que você é mais Trainer?
Entrei para a Trainer por indicação de amigos e sempre gostei do clima da academia. Hoje não saio da Trainer, pois adoro as aulas de step, que são ótimas.

O que mais você curte na Trainer?
Gosto do fato da academia estar sempre preocupada em oferecer o melhor para os alunos. Os equipamentos aqui são os mais modernos, as aulas sempre têm novidades, a infraestrutura sempre recebe melhorias.

Isamara

E você alcançou os resultados que queria?
Treino desde minha adolescência, sempre tive esta preocupação de ficar em forma. Hoje, além disso, também treino para ter saúde e qualidade de vida. Estou muito satisfeita com os resultados.

29/07   MAIS UMA TURMA DO FPM

FPMA Trainer vai iniciar mais uma turma do Forte Porém Mulher (FPM) no próximo mês. A reunião com as novas alunas do programa será no dia 17 de agosto, às 8h45, na academia.

Para participar do FPM, além de estar matriculada na academia, é preciso participar deste primeiro encontro, onde o professor Marcos Pudo vai falar sobre as etapas do programa, orientações sobre alimentação e como funcionam os treinos.

O FPM é um programa que alia exercícios de força e orientação nutricional para mudar a vida das participantes. Nos primeiros 21 dias, as alunas perdem, em média, 6 cm de cintura e 3 kg de gordura corporal.

Além de conquistar um corpo bonito e feminino, as mulheres que participam do treinamento também conquistam uma série de benefícios, como aumento na autoestima, pele e cabelo mais bonitos e mais saúde. E esta é uma mudança para toda a vida.

As interessadas em participar da reunião do FPM devem fazer sua inscrição aqui no Blog da Trainer preenchendo o formulário abaixo.

25/07   HORÁRIO DA MUSCULAÇÃO NO FERIADO

Aulas de Sábado 27 de julhoNesta semana os mogianos terão mais um dia de folga para curtir. É que sexta-feira, 26 de julho, é Dia de Santana, padroeira da cidade e feriado municipal.

Por isso, na sexta, a Trainer vai abrir das 16 às 22 horas, porém, somente para os treinos de musculação.

Assim, quem não for trabalhar pode aproveitar o dia para descansar ou passear e, à noite, manter a rotina de treinamento. Já quem trabalha fora da cidade também terá seu treino garantido, certo?

No fim de semana, a academia vai abrir no horário de atendimento normal: sábado das 8 às 18 horas – com aulas muito bacanas de hidroginástica, Power Jump e Body Combat – e, no domingo, das 10 às 13 horas.

Estamos esperando vocês na Trainer!

24/07   ESCOLHA A TRILHA SONORA PERFEITA PARA O SEU TREINO

Trilha SonoraUm estudo publicado no Journal of Sport & Exercise Psycology demonstrou que a música certa pode fazer você correr mais e melhor. O desempenho dos participantes da pesquisa aumentava quando o som obedecia a certas características, como batidas mais intensas e cadenciadas. De acordo com o pesquisador Costas Karageorghis, da Universidade de Brunel, a música ajuda o tempo a passar mais rápido, diminui a percepção de cansaço e melhora o humor.

A pesquisa também mostrou que a trilha sonora perfeita para a prática de exercícios reúne alguns elementos fundamentais, como as Batidas por Minuto (BPM), que determinam o ritmo da música. Quanto mais BPMs, mais rápida é a canção. Os pesquisadores avaliaram que são necessários mais de 120 BPMs para promover uma resposta física no corpo do ouvinte, aumentando seus níveis de energia.

Para os corredores, músicas com menos de 135 BPM são bacanas para caminhadas ou aquecimento; entre 135 e 155 BPM, para o trote; entre 155 e 175 BPM, para uma corridinha e, acima de 175 BPM, para uma corrida forte. É possível descobrir as BPMs de várias músicas no site DJ BPM Studio ou então calcular as BPMs das suas canções preferidas baixando o programa MixMeister BPM Analyzer.

Outra questão importante para a escolha da trilha sonora é o significado das canções. "Eye of the Tiger", do Survivor, é sempre associada à resistência física e à superação dos limites graças ao filme Rocky. Já quem escuta à trilha feita por Vangelis para o filme "Carruagens de Fogo" sempre pensa nas olimpíadas ou em corridas. Na hora de programar sua playlist para o treino, pense nos sentimentos e nas conexões que você faz ao ouvir determinadas músicas.

23/07   EU SOU MAIS TRAINER

Selo Eu Sou Mais Trainer

O publicitário Tarcísio Kujavo, de 36 anos, chegou à Trainer por conta das aulas de spinning da academia. Na época, em 2009, ele estava se preparando para fazer uma viagem de Mogi das Cruzes a Florianópolis de bicicleta e, por isso, buscou uma academia que pudesse oferecer um treinamento específico.

Kujavo se matriculou, treinou bastante, fez a viagem e, na volta, gostou tanto da Trainer que está com a gente até hoje. Para ele, é fundamental a academia oferecer uma infraestrutura bacana para que o aluno possa se sentir à vontade durante os treinos.

Aqui no blog, o publicitário conta por que ele é mais Trainer. Olha só!

Por que você é mais Trainer?
Eu curto muito a estrutura da academia. A sala de musculação tem um espaço muito bacana. Mesmo nos horários de maior movimento, você fica à vontade, pois há bastante espaço para circular e não tem essa de esperar um aluno treinar para usar o aparelho. A variedade de equipamentos e a quantidade são grandes, então é só chegar e treinar. Além da musculação, faço as aulas de abdome, Body Pump, Power Jump, spinning e alongamento e também participo do programa Hipertrofia.

Tarcísio

E como estão os seus resultados?
Entrei na Trainer para me preparar para uma viagem de bicicleta. Depois continuei a treinar para ganhar massa. De setembro de 2012 até agora, já perdi 16 quilos e estou muito satisfeito com os resultados e com o apoio da equipe da Trainer. Isso só nos dá motivação para continuar.

Qual sua avaliação a respeito dos professores?
A equipe de professores é muito dedicada. Acho fundamental a atenção que recebemos de todos eles, tem sempre um professor perguntando como está seu treino e verificando se você está fazendo os movimentos corretamente. E sempre que tenho uma dúvida ou preciso de alguma ajuda, a equipe é muito solícita e disposta a dar uma força.

22/07   ESTÁ CHEGANDO MAIS UM LANÇAMENTO DA BODY SYSTEMS

Respeitável público! No fim de julho a Trainer vai montar seu picadeiro para mais um lançamento das aulas da Body Systems!

O evento vai rolar em clima de circo e está marcado para os dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, com a realização da 2ª Body Jam White Party.

De acordo com os professores Fernanda Inocêncio e Geraldo Sousa, o mix das aulas está muito bom e vai rolar muita energia neste lançamento. Fiquem de olho nos horários e participem!

Lançamento da Body Systems

19/07   TREINAR NO INVERNO: COM QUE ROUPA EU VOU?

O sol tem aparecido durante os dias deste inverno, mas quem treina bem cedo ou à noite já sente o frio típico desta época do ano. Apesar das baixas temperaturas no começo e no fim do dia, o ideal é continuar treinando com roupas específicas para atividades físicas, e não superagasalhado.

Roupa para treinar no inverno

Isso porque, quando você começar a treinar, a temperatura do seu corpo vai aumentar. “Durante a prática de exercícios, o corpo dissipa calor para manter a temperatura interna em 37°. Estar muito agasalhado dificulta a sudorese, processo em que o suor é eliminado pelos poros e depois evapora para resfriar o corpo”, explica Jefferson Dantas, professor de musculação da Trainer.

Se você estiver agasalhado ou com excesso de roupa, o calor do seu corpo aumenta e, consequentemente, o suor também. “Esta pequena desidratação não chega a prejudicar a saúde, mas atrapalha o rendimento do treino, levando à fadiga”.

A dica é usar um agasalho que você possa tirar ao chegar à academia, ou então trocar de roupa por uma adequada para o fitness antes de iniciar o treino. Para quem corre e curte um treino de rua, aqueça bem as extremidades do corpo. E bora treinar!!!

18/07   DUCHA NO BANHEIRO DOS BEBÊS

A Trainer investiu recentemente na reforma dos banheiros da academia. Entre as melhorias realizadas no banheiro da natação para bebês está a instalação de aquecedores com duchas manuais nas três pias com banheiras, que substituíram os dois chuveiros destinados para o banho dos pequenos.

Banheiro natação para bebês  Banheiro natação para bebês

Com as pias, fica mais fácil dar banho nos bebês. As mães dos alunos do bebê I, que são menores, podem utilizar as banheiras de plástico. Dentro delas, há esponjas grandes que, além de serem lúdicas, também impedem que as crianças escorreguem.

Já as mães dos alunos do bebê II, que já são maiores, também podem escolher por retirar a banheira de plástico e dar banho no seu filho dentro da pia.

A ducha manual instalada nas pias garante um banho quentinho e mais prático para as mães. Aqui no blog, explicamos como é fácil utilizar o equipamento. Olha só!

1. Escolha uma das temperaturas no botão giratório do seletor.

2. Abra o registro do aquecedor para controlar a vazão da água da ducha.

3. Retire a ducha do suporte, pressione o gatilho e verifique se a temperatura está adequada para o seu bebê.

4. Caso você queira deixar a água mais quentinha, regule a temperatura pelo registro. Quanto menos água for liberada, mais quente ela sairá. Você também pode aumentar a temperatura no botão giratório do seletor, mas sempre quando o gatilho da ducha manual não estiver pressionado.

5. Depois de dar banho no seu bebê, feche o registro do produto e coloque a ducha manual no suporte. Assim, você economiza energia e mantém o banheiro organizado.

É muito importante que, após a aula, as crianças tomem um banho na temperatura adequada, se seguem e coloquem uma roupa quentinha. Isso evita que os pequenos fiquem doentes devido à variação de temperatura, principalmente nesta época do ano.

17/07   AULAS DE BOXE

Já pensou, em apenas uma aula, correr, pular corda, movimentar braços e tronco, fazer movimentos coordenados, trabalhar o condicionamento físico, a força, a coordenação e, de quebra, tirar todo o estresse acumulado durante o dia?

Pois esta aula existe. O boxe é uma das atividades mais completas, pois, além de trabalhar a definição do corpo e o condicionamento, também ajuda na concentração, na coordenação, no humor, na autoestima e no raciocínio.

“É uma aula intensa, com foco principalmente nos benefícios que a modalidade traz para o corpo e a saúde”, destaca o professor de boxe da Trainer, Marco Antonio de Oliveira, o Taiguara. Aqui no blog, ele fala mais sobre as aulas de boxe, que rolam na academia às segundas, quartas e sextas (veja os horários no site da Trainer clicando aqui).

Boxe na Trainer

Como são as aulas de boxe aqui na Trainer?
O boxe não é apenas uma modalidade de luta, ele também é uma atividade física bem completa para quem quer ficar em forma e, principalmente, ter muitos benefícios para a saúde. Aqui na Trainer, nós trabalhamos o boxe fitness. Os alunos aprendem a técnica dos golpes com foco na defesa, porém, não há lutas, dando golpes no saco de pancadas ou segurando pesos nas mãos, para que os movimentos fiquem mais rápidos. Também há exercícios como abdominal e pular corda, ou seja, é uma aula com atividades bem intensas.

Quais são os benefícios?
O boxe trabalha braços, ombros, costas, abdome e também panturrilhas. Exige bastante agilidade e traz muitos benefícios para a coordenação, condicionamento físico e raciocínio, pois esta modalidade exige que você faça vários movimentos ao mesmo tempo e que preste atenção nos movimentos do adversário. Sem contar que é uma aula ótima para desestressar. Depois de um dia estafante, chegar à academia e participar de uma aula de boxe é muito bom para tirar o cansaço mental.

Há alguma restrição?
Quem tem problemas na lombar ou nos joelhos só pode fazer as aulas com autorização do médico. Tirando isso, todos podem fazer, independentemente de ser homem, mulher ou de idade. Aliás, aqui na Trainer, temos muitas mulheres que participam das aulas de boxe.

É possível perder peso com o boxe?
A perda de peso acontece depois que o aluno já aprendeu a técnica e começa a treinar de forma intensa. Geralmente, nos três primeiros meses você perde até 300 calorias por aula. Depois desse período, a tendência é você ter uma perda de 500 calorias por aula, mas é preciso ter disciplina, treinar pelo menos três vezes por semana e também seguir uma alimentação balanceada.

16/07   PARTICIPE DA FAST RUN!

Fast Run

Para quem entrou para o mundo das corridas recentemente e está em busca de novos desafios – ou mesmo para os que assistiram à 2ª Corrida de Revezamento da Trainer e ficaram com vontade de se aventurar nas provas de rua também – está chegando mais uma competição.

No dia 11 de agosto, vai rolar mais uma edição da Fast Run FlexPé Sport, conhecida como uma das provas mais rápidas do estado e perfeita para os corredores que querem se superar ou para aqueles que estão começando agora na modalidade.

A Fast Run conta com três trajetos, de 3km, 5km e 10 km, definidos para que os participantes possam desenvolver velocidade sem oscilar seu ritmo. Por isso, ela também é indicada para os corredores iniciantes.

De acordo com o professor Dennis Mendes, dá tempo de preparar um treino específico para a prova. “O aluno deve procurar um dos professores da academia para que ele prepare uma planilha de treinos para a corrida”.

As inscrições vão até o dia 4 de agosto e os alunos da Trainer podem garantir sua participação na recepção da academia, porém, só até o dia 1º de agosto. Na Trainer, o valor da inscrição é de R$ 50. Quem tiver dúvidas, pode deixar um recado aqui no blog.

15/07   EU SOU MAIS TRAINER

Selo Eu Sou Mais Trainer

Estar cercada de profissionais capacitados é fundamental para a nossa aluna Vera Lúcia Lino de Barros, de 43 anos.

A técnica em Enfermagem treina todos os dias para manter o shape e a saúde e, principalmente, para fortalecer a musculatura do joelho, já que ela tem condromalácia patelar e sofre com o desgaste da cartilagem da patela, também conhecida como rótula.

Por isso, ela precisa de atenção redobrada, para não prejudicar ainda mais os movimentos do joelho durante o treinamento. E é por isso que ela treina com a gente há bastante tempo.

Por que você é mais Trainer?
Porque na Trainer eu conto com uma equipe de profissionais capacitada para me orientar e acompanhar meus treinos de acordo com as minhas necessidades. Tenho condromalácia, que desgasta a rótula e prejudica alguns movimentos do joelho, como dobrar e esticar a perna, por isso, preciso de uma assistência especial. Fiz várias cirurgias no joelho e, depois que o médico me liberou para fazer musculação, recuperei minha musculatura graças à atenção dos professores. Devo muito à equipe, principalmente aos professores Jefferson e Harold.

Vera

Como você descobriu a academia?
Eu treino na Trainer há seis anos. Antes, nadava em outra academia e recebia aulas com a professora Gisele. Ela passou a dar aulas na Trainer e eu resolvi vir para cá, pois ela sempre foi muito atenciosa, uma ótima professora. Uma vez, tive uma crise epilética e ela foi a única que identificou o que estava acontecendo e me atendeu. Como tenho algumas restrições, meu treinamento precisa de uma atenção maior, e é por isso que eu treino aqui. Confio muito nos profissionais.

O que mais você curte na Trainer?
Frequento a academia todos os dias para nadar e fazer musculação. Aqui fiz muitos amigos, entre alunos e professores, e adoro o clima de alto astral. Também gosto do atendimento de todos da equipe.

 

13/07   HOJE É DIA DE TREINAR COM MUITO ROCK!

Hoje é dia de celebrar o bom e velho rock’n’roll!! O estilo musical, que possui várias vertentes, é ótimo para dar ritmo ao treinamento, seja para um treino mais light, ao som de uma baladinha, ou para uma pegada mais pesada, numa levada mais heavy metal.

Rock ‘n’ Roll Marathon Series

O rock tem tanto a ver com esportes que nos Estados Unidos e na Europa rola uma competição que mistura apresentação de bandas e corrida. É o Rock ‘n’ Roll Marathon Series, maior circuito de corridas do mundo, com a participação de mais de 500 mil pessoas em 26 cidades americanas e em seis cidades europeias a cada edição.

Com o lema “A vida é uma jornada, celebre a corrida”, o circuito teve início em 1998 com o propósito de reunir corrida e diversão. Os corredores têm a oportunidade de completar uma maratona em clima de festa, com bandas tocando ao longo do percurso – dezenas de palcos são montados no trajeto e os competidores são recebidos, no final, com um festival – paisagens fantásticas, estações de água e entretenimento.

Como a gente sabe que a galera da Trainer adora uma atividade física, preparamos uma seleção bem rock’n’roll para quem quiser curtir o Dia Mundial do Rock com muito treino.

Rolling Stones – “Sympathy for the Devil”
Para entrar no clima rock’n’roll e fazer um aquecimento básico

Led Zeppelin – “Rock’n’Roll Led”
Para começar a esquentar

Last Night – “The Strokes”
Para uma corrida moderada

Queen – “Don’t Stop Me Now”
Para uma corrida forte (ou simplesmente para quem não quer ficar parado)

Van Halen – “Jump”
Para quem gosta das aulas de Power Jump

Audioslave – “Cochise”
Para um treinamento com pesos pesados

Kiss - "Rock & Roll All Nite"
Para finalizar com um clássico!

Faltou alguma para você? Então comenta aí e conta para a gente!

12/07   2ª BODY JAM WHITE PARTY

Sexta-feira é dia de falar de balada! Em agosto a Trainer vai promover a segunda edição da Body Jam White Party.

2 Body Jam White Party

A curtição vai rolar no dia 1º de agosto, às 21 horas, na academia. Esta aula com cara de balada vai ter uma mistura de movimentos de vários estilos, como Funk, Groove, Street Dance, Techno, Hip-Hip, Disco, House e Jazz-Broadway.

Para participar, é só escolher uma produção total white e colocar o nome na lista aqui no blog, no formulário abaixo. Convidem os amigos!!

11/07   HIDRATAÇÃO NO INVERNO

Hidratação no invernoA sua sede diminui conforme a temperatura cai? Então redobre a atenção com a hidratação, pois mesmo no inverno precisamos manter nosso corpo hidratado.

A ingestão de líquidos é importante não só para auxiliar áreas fisiológicas do corpo, mas também para não prejudicar os treinos.

Como destaca Jefferson Dantas, professor de musculação da Trainer, quem não bebe a quantidade necessária de água para manter o organismo hidratado sente as consequências no treinamento. “Ficar desidratado aumenta a frequência cardíaca e a temperatura do corpo”, explica.

O ideal é consumirmos cerca de dois litros de água ao longo do dia. Para não esquecer, ande sempre com uma garrafinha de água com você.

A hidratação também pode ser feita por meio da ingestão de frutas como como a melancia e pêssego, que são compostas por mais de 90% de água.

10/07   RESULTADOS DA CORRIDA DE REVEZAMENTO DA TRAINER

A participação de corredores na 2ª Corrida de Revezamento da Trainer, disputada no último sábado (6), superou as nossas expectativas. Ao todo, 64 alunos competiram, formando 16 equipes mistas.

Corrida de Revezamento da Trainer 2

A disputa entre as equipes foi bem acirrada e todos mandaram muito bem. A equipe com o melhor tempo foi a dos corredores Francine, Diego, Jonio e Vinicios, que completou a prova em 01:20:00.

Em segundo lugar, ficou a equipe dos corredores Sandra, João, Roberto e Benedito, com 01:20:58, e, em terceiro, a equipe composta pela Adriana, o Wellington, o Sergio e o Jorge, com 01:21:00.

O tempo de cada corredor e o total por equipe pode ser visto aqui. Já as fotos estão na página da Trainer no Facebook, é só clicar aqui.

Queremos agradecer a participação de todos em mais um evento de sucesso da Trainer. E, no próximo, queremos ver todos vocês lá!

05/07   VENHA TREINAR NO FERIADO

Aula de SábadoNão é porque está chegando mais um feriadão que você vai deixar de treinar, certo? Até porque, a Trainer estará aberta nos quatro dias de feriado prolongado.

Apenas na terça-feira, 9 de julho - dia da Revolução Constitucionalista de 32 - a academia vai funcionar em horário reduzido: das 10 às 13 horas e somente para a musculação. Nos outros dias, o horário de funcionamento será normal: das 8 às 18 horas no sábado, das 10 às 13 horas no domingo e das 6 às 23h30 na segunda.

Por isso, quem for curtir o feriadão em Mogi das Cruzes pode aproveitar para manter a rotina de treinos. Precisa de um incentivo? Pois nesta sexta-feira teremos um novo horário para as aulas de pilates, às 20h30, com a professora Lorena. Assim, você começa estes dias de descanso bem relaxado.

Já no sábado, além das aulas de hidro, às 8h50, e de Power Jump, às 10 horas, também teremos a 2ª Corrida de Revezamento da Trainer, às 15 horas. Mesmo que você não vá participar da prova, pode aparecer para dar uma força aos corredores e curtir a tarde de sábado com a gente.

Agora não tem desculpa para não treinar, certo?

04/07   CINCO DICAS PARA OS PARTICIPANTES DA CORRIDA DE REVEZAMENTO

Corrida de Revezamento da TrainerDepois de semanas de treino, está chegando a hora de encarar mais um desafio. Sábado (6) é dia da 2ª Corrida de Revezamento da Trainer, às 15 horas, com largada na academia.

Se você se preparou, mas ainda não garantiu sua inscrição, corra, pois ela poderá ser efeituada somente até esta quinta-feira (4), às 12 horas. Basta procurar um dos professores da Trainer.

Se você já está com sua inscrição garantida, então fique de olho nestas cinco dicas para garantir que tudo dê certo na prova.

1- Chegue com, pelo menos, 15 minutos de antecedência: O ideal é chegar meia hora antes, para dar tempo dos professores organizarem as equipes, dar uma aquecidinha básica e evitar contratempos.

2- Beba água: Estar hidratado antes da corrida evita cãibras, fadiga muscular e aumento da frequência cardíaca pela redução do volume sanguíneo.

3- Durma cedo: “Ah, mas a corrida é só à tarde”. Mesmo assim, é importante garantir uma boa noite de sono para estar bem descansado e disposto para a prova, certo?

4- Alimente-se bem: Um dia antes da corrida, faça uma alimentação leve, evite frituras e alimentos calóricos. E comece o sábado com um café da manhã balanceado.

5- Use roupas e tênis confortáveis: Nada de correr o risco de sofrer incômodos durante a prova, certo? Por isso, use uma roupa leve e corra com o tênis que estiver acostumado.

Boa sorte, corredores!

03/07   NATAÇÃO INFANTIL É PURA DIVERSÃO

Quanto mais cedo começamos a nadar, melhor, certo? Pois é, e quanto mais cedo se começa na na natação, mais as aulas devem ser divertidas e mais o tempo de cada um deve ser respeitado.

Natação infantil

Para bebês e crianças, a aula de natação é o momento de desenvolver uma série de habilidades e, principalmente, de aprender brincando. “Tudo é feito em etapas e, em todas elas, precisamos passar segurança aos alunos, para que a hora de entrar na piscina e nadar seja sempre agradável”, destaca Katia Suzuki, professora de natação da Trainer.

Por isso, ao contrário do que muita gente pensa, os bebês que começam cedo a nadar não fazem a submersão completa logo nas primeiras aulas. Primeiro, com a ajuda dos pais, nossos pequenos nadadores colocam apenas uma parte do rosto na água, o que vai aumentando gradualmente, até que eles possam fazer a submersão completa.

Algumas crianças demonstram mais desenvoltura ou segurança dentro da piscina, como a nossa aluna Giovana, a Gigi, que já no nível bebê 1 bate as perninhas e os braços ao mesmo tempo. Porém, o tempo de aprendizado de cada um deve ser respeitado.

Na Trainer, a partir do nível bebê 2, as crianças entram na água sem os pais, somente com os professores. Algumas crianças utilizam boias nos braços até que se sintam seguras para dar as primeiras braçadas sem qualquer apoio.

E até este momento é feito em etapas. Primeiro os professores vão murchando as boinhas aos poucos. Depois, o aluno nada apenas com uma boia, até que ele se sinta confortável para nadar sem o equipamento.

“O importante é que o aprendizado seja natural, não forçado, e sempre de maneira lúdica”, afirma a professora Michelle Lucon, que também dá aula para a natação infantil. Aqui na Trainer, as aulas para bebês e crianças são sempre uma diversão, olha só!

02/07   INTENSIDADE DOS TREINOS

Treinamento intensoNão é preciso ficar horas e horas na academia para atingir seus objetivos e conquistar benefícios para o corpo e para a saúde – principalmente nos dias de hoje, quando temos tantos outros compromissos para cumprir.

Praticar 30 minutos diários de uma atividade física já é o suficiente. Isso porque muitas vezes a questão não é a quantidade de tempo que você se exercita, mas a intensidade com que você pratica os exercícios nesta meia horinha.

A intensidade da atividade física é a quantidade de esforço a que o organismo é submetido para realizar o exercício. “Quanto mais intensa a atividade, mais anaeróbio o metabolismo energético se torna”, destaca Jefferson Dantas, professor de musculação da Trainer.

Para quem procura mudanças significativas na composição corporal, exercícios de alta intensidade são opção mais interessante do que os exercícios aeróbios de baixa intensidade.

“Além disso, nosso corpo se adapta com rapidez à intensidade constante imposta pelos exercícios moderados. Por isso, para continuar a perder gordura, modelar o corpo ou aumentar a massa muscular, é preciso intensificar o treino para sair da zona de conforto”, explica Dantas.

Mesmo aumentando a intensidade dos exercícios que você pratica, é preciso identificar qual intensidade é indicada para o ser organismo, certo? Para isso, é só conversar com o seu professor na Trainer. E isso também não quer dizer que os exercícios aeróbicos menos intensos devem ser descartados, pois estas atividades são ótimas para estimular a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e o metabolismo.