31/07   QUER CORRER MELHOR? FAÇA PILATES!

corrida-pilates-a791fefefa4bea1e9d8d04d11420ef0a-1140x300-100-crop

Muitos atletas aliam outras atividades para reforçar os músculos e deixá-los preparados para grandes esforços ao participar de uma competição, por exemplo.

Pensando nisso, conversamos com uma das professoras de pilates da Trainer Lorena de Oliveira, que falou sobre os benefícios da modalidade para quem pratica corrida.

Além de adquirir uma grande melhora postural e na flexibilidade, o pilates faz um trabalho direcionado por meio de seus princípios básicos: centro de força, concentração, controle, precisão, respiração e fluidez de movimento, que ajudam bastante na hora de encarar longos percursos.

“O pilates é ótimo para quem corre porque trabalha a respiração torácica e os músculos do tórax e das costas. Com isso, a capacidade dos pulmões de captar ar fica maior, circulando mais oxigênio e mantendo a temperatura do corpo”, explica Lorena.

Alguns movimentos deixam os músculos e partes do corpo ainda mais fortes e preparadas. Todo esse fortalecimento leva a diminuição do desgaste muscular, diminuindo também as lesões por compensações posturais comuns.

Se você quer ficar cada vez melhor, alie as aulas de pilates ao seu treino da semana.

“Sem dúvidas, o aluno vai melhorar a capacidade respiratória e a dinâmica muscular de resistência e estabilidade, que são importantes para manter o controle em competições ou em longos percursos”, diz a professora.

Gostou da dica? Então escolha uma unidade mais perto de você e venha pilatear com a gente!

No Mogilar, tem aula de terça-feira às 18h10 e às 20h10, quarta-feira às 9h15, e quintas às 18 horas.

Já no Alto do Ipiranga, as aulas são de quinta-feira, às 14h30 e às 18h30.

30/07   EVITE CÂIMBRAS NA HORA DE CORRER

CC

Você está no meio do treino e começa a sentir uma dorzinha chata. Não tem coisa pior, não é?

Mesmo tomando os devidos cuidados, como fazer alongamentos antes e depois do exercício e se manter hidratado, o corpo não fica blindado de lesões ou mal-estar.

Conversamos com a professora de corrida da Trainer, Andressa Franco, sobre o que acontece com o organismo nestes casos e ela também deu dicas para evitar problemas, que podem acabar com a animação e o rendimento do treino de qualquer pessoa.

“Quando há um esforço exagerado da musculatura, as dores podem surgir e afetar qualquer parte do corpo, como os pés, pernas e principalmente a área da panturrilha para quem corre. Desidratação, baixa temperatura, má circulação e carência de sais minerais são os principais motivos”, explica Andressa.

Mas não é só quem corre ou faz treinos puxados que pode sofrer com isso. Gestantes, diabéticos ou pessoas com problemas no fígado também são afetados, afinal, a retenção de líquido nestes casos é maior.

Infelizmente não há remédios ou tratamentos específicos para as câimbras, portanto, quando você sentir esse tipo de contração forte faça uma massagem e um alongamento leve do músculo.

Além disso, a professora dá mais algumas dicas.

“Para evitar as câimbras é preciso manter uma boa hidratação antes e depois dos exercícios e uma alimentação balanceada. Ande sempre com uma barrinha de cereal e com uma garrafa de água, para repor tudo que é perdido durante o treino ou prova”.

Se você sofre constantemente com isso é porque não está se preparando da forma correta ou algo de errado está acontecendo no seu corpo.

Procure orientação de profissionais da área, como o seu professor ou até mesmo um médico.

Alongue-se, hidrate-se e não deixe de treinar!

29/07   CURSO DE MERGULHO TEM PROMOÇÃO ESPECIAL PARA OS PAIS

Trainer MergulhoDia dos Pais

Como o Dia dos Pais está se aproximando, o professor Wagner Cardoso e a equipe Wsub com a Trainer estão com mais uma promoção imperdível: ao fazer a matrícula no curso de mergulho básico, o seu pai poderá fazer as aulas sem pagar nada.

A promoção e as inscrições começam a valer a partir do dia 1º de agosto e vão até o dia 8.

Lembrando que o valor do curso é de R$ 1.200, que pode ser parcelado em até quatro vezes no cheque. O kit básico e os outros equipamentos não estão incluídos neste valor, mas podem ser adquiridos com o próprio professor.

Na conclusão do curso, os alunos receberão a credencial e material didático PADI (Professional Association of a Diving Instructors), uma das certificadoras mais reconhecidas do mundo na área do mergulho.

Mais informações com o professor Wagner pelo telefone 95606-7020.

28/07   MUSCULAÇÃO OU FUNCIONAL?

treino

Se você quer deixar o corpo definido para o verão, com certeza já se perguntou: qual é o melhor tipo de treino para ficar com o shape bacana?

Para explicar as diferenças entre o treinamento funcional e a musculação, conversamos com o professor de corrida e musculação da Trainer, João Felipe Camilo, que vai ajudar você a escolher o melhor exercício para trabalhar a hipertrofia.

Mas antes, entenda melhor como funciona cada um.

Funcional
Este treinamento trabalha com exercícios de posições simples, mas que exigem bastante força dos músculos, com objetivo de melhorar a condição física.

Quem pratica tem um ganho maior de equilíbrio, força, resistência e agilidade, e este tipo de atividade é muito usada por atletas de alto nível ou em determinadas modalidades para trabalhar várias partes do corpo ao mesmo tempo.

Musculação
É muito eficiente e pode dar melhores resultados, porque define áreas específicas quando o objetivo é o aumento de massa muscular.

“Os dois tipos de treino têm séries diferentes e até dá para juntar e ter mais definição, porém, só a musculação pode dar mais resultados e benefícios, porque ela tem um gasto energético maior e destaca apenas o grupo muscular que você deseja”, explica o professor.

Para turbinar ainda mais o treino, você pode variar os dias ou aliar outro tipo de exercício, mas cuidado com o overtraining (leia mais aqui).

A aulas são oferecidas no Mogilar, todas as terças e quintas, às 8h15 e no Alto do Ipiranga aliado à corrida, todas as quartas, às 9 horas.

27/07   NATAÇÃO NO INVERNO FAZ TÃO BEM QUANTO NO VERÃO

NO PAIN NO GAIN

Na segunda parte da coluna No Pain, No Gain sobre natação vamos explicar os motivos pelos quais não é legal parar de treinar, principalmente no inverno.

Diferentemente do que muitos pensam, a natação é um esporte excelente para se praticar na estação mais fria do ano. Para quem tem dúvidas, vale a pena testar na prática e ver que é totalmente diferente do que dizem por aí.

Deixar nadar nesta época traz um prejuízo muito grande, porque o corpo tende a ter um gasto calórico maior para manter a temperatura estável, logo precisa de mais energia. Por isso, muitos sentem uma vontade maior de comer alimentos quentes e gordurosos, levando a um aumento do peso corporal e prejudicando o rendimento.

Um dos benefícios garantidos é o fortalecimento de toda a musculatura respiratória, isso se deve porque ao nadar, o aluno fica com a cabeça debaixo d’água e deve trabalhar o controle da respiração. Essa ação faz com que os pulmões tenham um bom desenvolvimento e consequentemente há maior expansão da caixa torácica.

Tem também os movimentos de braços, alongando todo o tronco e os movimentos das pernas que melhoram o retorno venoso.

Com as nossas piscinas aquecidas, a água faz com que as secreções sejam eliminadas mais facilmente, substituindo a inalação. Assim, reforçamos o método auxiliar terapêutico, agindo de forma natural para diminuir ou acabar com as crises de falta de ar.

Caso real
Um aluno tinha muitas crises de bronquite desde a infância. O médico indicou que seria bom começar a nadar, para diminuir os sintomas.

Ao longo dos treinos ele foi sentindo grandes melhoras na capacidade respiratória e nos brônquios e percebeu que a natação foi uma ótima indicação.

 Hoje ele não toma mais remédios e nunca mais teve nenhum problema. Ele não compete, mas nada muito bem e, quando pode, treina cinco vezes por semana.

Moral da história: encare o frio e se aqueça treinando em nossas piscinas!

24/07   GINÁSTICA LABORAL DIMINUI O CANSAÇO DO TRABALHO

Geralmente as pessoas que trabalham em ambientes fechados e fazem muitos movimentos repetitivos em frente ao computador sentem dores e desconfortos nas mãos, braços e costas.

Além disso, músculos fracos que recebem esforços repetitivos têm alto risco de lesão, porque a falta da estabilidade e as articulações ficam frouxas e tensionadas.

A ginástica laboral é uma das apostas de muitos, porque é composta por exercícios e alongamentos que deixam os músculos e partes do corpo mais relaxados e preparados, aumentando a flexibilidade.

Para saber sobre como funciona esta prática, conversamos com a professora de pilates Nara Araujo, que explica e dá algumas dicas de como evitar ou melhorar esta sensação de desgaste e cansaço.

“Com duração de quinze minutos, a ginástica é tem alongamentos, trabalha a flexibilidade das articulações e pode ser feita durante o dia ou antes do trabalho, trazendo bem-estar e disposição, além de preparar a pessoa para o expediente”, explica.

Veja alguns dos benefícios da ginástica laboral:

Post Ginasatica laboral Trainer-01

Para quem já quer começar a praticar e sentir as melhoras, Nara recomenda que é bom fazer alongamentos simples de braços, mãos, dedos, pernas e pescoço por 30 segundos cada um.

23/07   CAMINHADA COM PIQUENIQUE AGITA ALUNOS DA TRAINER

Post Caminhada Trainer-01

Mais um evento está chegando para agitar ainda mais os alunos da Trainer. Agora é a vez da galera do Alto do Ipiranga botar todo mundo para se mexer.

Na próxima quinta-feira, dia 30, às 9 horas, vai rolar uma caminhada com piquenique. O treino terá em média de 45 a 60 minutos e, em seguida, ainda vamos fazer um piquenique, por isso, cada um deve levar um prato daquilo que mais gosta.

Os alunos das duas unidades podem participar. Convide também amigos e familiares para se exercitar e fazer novas amizades.

Mas atenção, se o tempo não ajudar, o evento será cancelado e transferido para outro dia, porém não se preocupe, nós avisaremos a todos aqui no blog, Facebook e Instagram.

22/07   NOVE DICAS PARA SE DAR BEM NA FLEX PÉ FAST RUN

Tudo bem que completar um meia maratona já é um ótimo resultado para qualquer pessoa. Mas, aproveitando que a Flex Pé Fast Run acontece no domingo, dia 26, separamos nove dicas para você conquistar um resultado ainda melhor na prova.

As dicas são da professora de corrida da Trainer, Andressa Franco.

Blog Dicas Flex Pe Trainer-01

Para melhorar ainda mais o desempenho é sempre bom dar uma intensificada nos treinos do dia a dia. Mas lembre-se: para quem quer encarar a meia maratona é preciso que já tenha boa experiência.

“Com a nossa ajuda, o aluno fará treinos específicos e pode fortalecer ainda mais a musculatura das pernas com a musculação. É interessante variar e alternar os treinos da semana, entre pesados e leves, como a subida, longão e treino de tiro. Mas tudo isso depende do perfil do competidor e de seus objetivos”, explica a professora.

Agora que você já tem as dicas, procure o seu professor, dedique-se nos treinos e boa prova!

21/07   SPINNING AJUDA NA RECUPERAÇÃO DE JOELHOS E ARTICULAÇÕES

spinning

Muita gente sofre com problemas nos joelhos, pernas e articulações independentemente da idade. Além dos diversos tratamentos, o spinning é um grande aliado na recuperação.

Conversamos com o professor da Trainer João Felipe Camilo sobre a dinâmica da modalidade e seus benefícios.

Para quem não sabe, as aulas de spinning são feitas com bicicletas ergométricas e, para fazer os exercícios, antes de tudo, você precisa das orientações de um personal trainer e do seu médico.

“O spinning é uma atividade agitada e tranquila de fazer. Em relação às articulações e joelhos, recomendamos esta modalidade porque não tem alto impacto e faz com que a pressão do joelho seja menor”, explica o professor.

Na Trainer temos dois tipos de spinning: a spinning 1 tem duração de 30 minutos e é mais indicada para quem nunca pedalou ou quer melhorar o condicionamento físico, queimando em médio 400 calorias. Já na aula de spinning 2, com duração de 45 minutos, há uma perda de 600 calorias em média.

João também destaca os benefícios da atividade: “Além de ajudar a emagrecer, o exercício tonifica principalmente os membros inferiores, glúteos, coxas, panturrilhas e pode ser uma solução para quem sofre de problemas cardíacos”, diz. 

Outro fator que ajuda são as condições climáticas, porque elas impulsionam ainda mais o aluno a pedalar, seja para aquecer no inverno ou eliminar ainda mais colorias e medidas no verão.

“As aulas em grupo são super agitadas e produtivas, com músicas animadas. Variamos as posições e posturas para desafiá-los ainda mais”.

Ficou com vontade de conhecer essa aula? Então veja os nossos horários (clicando aqui) e venha pedalar com a gente!

20/07   NATAÇÃO FAZ BEM INCLUSIVE NO INVERNO

NO PAIN NO GAIN

Sabemos que a natação é um esporte completo e traz diversos benefícios a quem pratica (leia mais aqui). Mas é no inverno que muitos alunos deixam de frequentar os treinos por conta das férias ou do frio, porém o que poucos sabem é que isso pode prejudicar bastante o ritmo e o rendimento.

No verão é mais fácil vir à academia, porque não dá preguiça e o próprio clima facilita, porque a tendência de procurar um ambiente líquido para se refrescar é grande. Quando a pessoa dá essa pausa, ela perde aquela sequência que tem feito ao longo do ano. A imunidade também pode abaixar e ficar mais propenso a infecções e doenças.

Se parou de treinar e descuidou da dieta, todo o trabalho e esforço serão desperdiçados e difíceis de serem alcançados novamente.

Aqui na Trainer não há motivos para parar, isso porque não temos problemas com correntes de ar e o aluno não sente frio, pois a nossa piscina é aquecida e todas as frestas e aberturas são devidamente isoladas.

Nadar no inverno produz anticorpos para tornar o organismo mais resistente contra as mudanças de temperatura, porém é importante se cuidar, usando chinelos, protetor orbicular, roupão ou toalha, para se proteger e amenizar a sensação de frio.

Além disso, existe um mecanismo termoregulador no organismo, que mantém a resistência e temperatura do corpo contra gripes e resfriados. Se o aluno tem certa frequência de treino aliado a uma alimentação adequada, dificilmente irá ter essas doenças.

Caso
Um aluno de 42 anos ficou há dez anos sem praticar atividade física por motivos de saúde. Ele tinha epilepsia e a ansiedade era uma situação que o atrapalhava muito o seu dia a dia.

Ele nos procurou e começamos a fazer um trabalho antiestress por meio da natação. Ao longo do tempo ele foi obtendo grandes resultados e o mais importante, com a epilepsia controlada.

Hoje, ele toma uma dose muito pequena de medicamentos e está muito feliz com os resultados.

Moral da história: deixe de preguiça, tire a bunda do sofá e venha nadar!

17/07   DESCUBRA QUAL É O MELHOR PILATES PARA VOCÊ

Pilates-com-aparelho

Ao longo do mês publicamos uma série de posts sobre o pilates, (leia mais aqui), mas sempre bate aquela dúvida: como devo começar ou qual estilo posso fazer?

Pensando nisso, conversamos com a professora da Trainer, Lorena de Oliveira, para esclarecer todas as suas dúvidas.

Joseph Pilates, o criador do método pilates, criou uma vasta lista de exercícios que podem ser feitos tanto em estúdios, com aparelhos e materiais, quanto em solo, conhecido como mat pilates.

“Na prática de ambos, orientamos que o aluno siga os princípios básicos de pilates: respiração, centrologia, controle, fluidez, concentração e precisão. Recomendo que o aluno novato experimente a prática nas duas modalidades, só assim irá achar o melhor para ele”, explica a professora.

Não há nenhum tipo de contraindicação, mas na prática você vai perceber qual é o estilo e tipos de aparelhos que serão melhores para você.

Procure também um lugar com profissionais qualificados como os instrutores da Trainer, e um estúdio com os melhores equipamentos oferecidos no mercado.

Ficou com vontade de fazer ou assistir uma aula? Então vá até uma unidade da Trainer mais próxima de você e venha pilatear com a gente!

 

16/07   ANIME OS SEUS DIAS COM ZUMBA

zumba3

Uma dica para quem gosta de ginástica e quer inovar ou mudar de modalidade é a zumba. Além de dançar e se divertir bastante, em apenas uma aula é possível queimar aproximadamente 500 calorias.

Para você que sempre teve vontade de fazer uma aula, mas tem dúvidas, conversamos com a professora de ginástica da Trainer Patrícia Petronilho, que deu as melhores dicas para você começar com tudo e ficar o corpo em dia.

“A zumba é uma aula de ginástica com dança composta por ritmos latinos e é também um exercício completo. Tonifica braços, pernas, abdome e o glúteo, tudo por conta dos movimentos rápidos e intensos. Qualquer pessoa pode praticar,  jovens a partir de 14 anos e homens também são bem vindos”.

Os passos da dança são bem agitados e isso é ótimo para quem tem preguiça de ir treinar, porque a aula é cheia de motivação e a alegria toma conta de todos, pois o ambiente e a música não deixam ninguém parado.

O melhor de tudo: os benefícios não são só estéticos, a autoestima também é trabalhada, porque o aluno fica mais animado e aberto a novas amizades. “Na aula de zumba sempre indico duas coisas a todos os alunos: suar bastante e sorrir”, diz Patrícia.

Ficou com vontade? Então procure uma unidade da Trainer mais perto de você e venha dançar com a gente.

15/07   LANÇAMENTO DA BODY SYSTEM NAS DUAS UNIDADES DA TRAINER

Vá se preparando para suar e curtir muito nas salas de ginástica da Trainer neste mês de julho. Entre os dias 27 a 31 vão rolar os lançamentos das novas aulas da Body System nas unidades do Mogilar e Alto do Ipiranga.

A programação conta com aulas de Sh´Bam, Body Jam, Body Combat e Power Jump. As coreografias serão ensinadas ao som de hits clássicos e modernos, de variados estilos, uma verdadeira festa enquanto você queima as gordurinhas indesejadas.

Veja abaixo os horários dos lançamentos nas duas unidades.

Post Lancamento Body Systems-02 Julho Trainer-01

Todas as aulas terão uma hora de duração. Para participar, basta chegar no horário da aula desejada com muita disposição.

14/07   FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO PARA A MEIA MARATONA FAST RUN FLEX PÉ

Post Flex Pe Trainer-02

Já estão abertas as inscrições para a Meia Maratona Fast Run Flex Pé, que acontecerá no próximo dia 26. Os alunos da Trainer podem fazer as inscrições em qualquer uma de nossas unidades ou pelo site do evento, clicando aqui. O valor da inscrição é de R$ 75.

E atenção, porque as largadas serão feitas em horários diferentes: 7h50 para a Meia Maratona, e às 8 horas para as distâncias de cinco e dez quilômetros, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos. no Mogilar.

O desafio contará com três opções de distâncias para diferentes níveis de atletas: cinco, dez ou 21 quilômetros. É uma prova perfeita tanto para aqueles que estão começando na modalidade ou para os mais experientes.

Para quem quiser se preparar melhor, até o dia da prova vai rolar um treino especial de condicionamento físico com saída da unidade do Mogilar todas às segundas e quartas-feiras, a partir das 19h30. Venha participar!

13/07   SAIBA COMO FUGIR DO OVERTRAINING

NO PAIN NO GAIN

Já falamos sobre o que é overtraining (leia mais aqui) e nesta semana é a vez de explicar os efeitos práticos e maneiras de evitá-lo.

Para fugir do overtrainning é preciso ter o controle das cargas. Por isso é bom ter um acompanhamento de um profissional, buscar uma boa academia e orientação, além da alimentação balanceada, que é um fator muito importante para a evolução.

Um exemplo prático que serve para tanto quem já treina quanto para os iniciantes, é fazer exercícios de musculação com menos cargas. Com isso, você poderá ir para a academia até três vezes por semana em dias alternados, tendo um período de 48 horas de descanso.

Ao longo dos meses, conforme for melhorando as condições e pegando mais força, o aluno pode treinar duas vezes por semana cada grupo com maior quantidade de peso, aumentando gradativamente as cargas.

Mas se você é daqueles que não consegue ficar um dia parado, pode fazer também uma sessão de recuperação, um treino ou uma atividade mais leve, que pode ser corrida, caminhada, natação ou qualquer outro exercício de forma moderada. Assim você se mantém em movimento e não prejudica os músculos que já foram treinados.

Caso real
Um aluno queria melhorar o desempenho de tempo na corrida para competir uma meia maratona, mas não queria abrir mão da musculação. Infelizmente não tinha como continuar com os dois, porque a composição corporal iria atrapalhá-lo, por conta do excesso de peso dos músculos nos membros superiores.

Para melhorar o tempo, ele teve de perder cinco quilos de peso total, sendo três de massa muscular e dois quilos de gordura em um período de 90 dias.  Resultado: ele melhorou o tempo em 15 minutos na competição, ficou super satisfeito e voltou ao seu treino normalmente.

Moral da história: não dá para ter tudo na vida. É preciso escolher e dar prioridades, mas sempre respeite o seu corpo!

08/07   AULAS DE ABDOME MELHORAM O DESEMPENHO NO TREINO

abdominal

Para quem quer ficar com o corpo bacana o ano todo, a dica são as aulas de abdome da Trainer. São 15 minutos que fazem toda a diferença no treino, além de queimar as gorduras localizadas e definir a região. Além de trabalhar a tonificação muscular, você ganha força, equilíbrio e melhora na postura corporal.

Conversamos com a professora de ginástica Patrícia Petronilho, que falou sobre a importância de trabalhar o músculo e quais os benefícios.

“Nesta aula trabalhamos todas as regiões: reto do abdome, obliquo, abdome transverso e quadrado lombar. É interessante participar porque estes exercícios melhoram a postura, diminuem os riscos de algumas doenças e trazem saúde e bem-estar”, explica.

Todos podem participar, mas é sempre bater um papo com o professor para tirar dúvidas.

“A aula pode ser feita antes ou depois do treino. O que não recomendamos é fazer abdominais todo santo dia. É sempre bom dar um dia de descanso, porque esse intervalo é muito importante na recuperação dos músculos”, comenta.

Quer conhecer como funciona a aula de abdome? Veja os dias e horários das aulas aqui na Trainer, clique aqui

 

07/07   MARATONA DE SPINNING VAI BOTAR TODO MUNDO PARA PEDALAR

Post Lancamento e Spinning 2015 Trainer-01

Continuando a agenda de eventos em julho (veja a programação completa aqui), o próximo a colocar todo mundo para suar a camisa será a maratona de spinning.

O evento já está marcado para as duas unidades da Trainer. Na próxima terça-feira, dia 14, vai rolar no Alto do Ipiranga, e quarta-feira, dia 15, é a vez do Mogilar.

Em ambas as unidades o horário será das 8 às 9 horas, das 15h30 às 16h30, das 18 às 19 horas, e das 20 às 21 horas.

Nestes dias, as aulas terão a duração de uma hora, mas o aluno pode ficar o tempo que quiser e aguentar. As inscrições devem ser feitas com os professores de musculação ou ginástica.

O desafio é para aos alunos apaixonados em pedalar e querem se superar cada vez mais. Então prepare-se e venha bater o seu recorde com a gente!

06/07   SAIBA SE VOCÊ ESTÁ EM OVERTRAINING

NO PAIN NO GAIN

Já ficou cansado sem fazer grandes esforços? Depois de pegar puxado no treino ficou muito irritado? Se já sentiu algum destes sintomas saiba que você estava em overtraining. Na coluna No Pain, No Gain desta semana, vamos falar sobre essa reação, muito comum para quem treina em academias.

 

Isso pode ocorrer por dois motivos: porque o treino é feito de forma exagerada ou por aqueles que estão treinando com baixa intensidade e, por esse motivo, não conseguem alcançar o resultado desejado.

Na maioria das vezes a reação ao excesso está ligada a um padrão nutricional e de descanso falho ou irregular. Por isso muitas pessoas ficam irritadas, têm estado de estresses físicos e emocionais elevados. Tudo isso acontece por falta de descanso e má alimentação.

Nas mulheres, os sintomas são mais agudos, podendo causar disfunções hormonais, irregularidades na menstruação, dores de cabeça, queda na pressão, aumento no grau de irritabilidade e má qualidade do sono.

Para evitar esse mal-estar, o ideal é manter um equilíbrio. É preciso mudar o tipo de treinamento que você está fazendo, intervalar os grupos musculares e não repetir todos os dias, e avaliar a quantidade de peso, volume e frequência. É bom ter sempre uma planilha de treinamento e um profissional dando orientações.

Caso real
Uma amiga quis participar de uma maratona, porém não tinha preparo físico adequado. Ela decidiu aumentar a intensidade de maneira muito rápida em pouco tempo, dobrando a distância que percorria em menos de 60 dias.

Resultado: teve uma fratura por estresse na tíbia. Logo depois da recuperação, insistiu novamente e teve outra lesão no tendão. A partir disso, percebeu que estava forçando demais e teve de parar. Agora, ela está segurando a onda e aprendeu que não adianta acelerar e andar mais do que a perna pode.

Moral: tire a bunda do sofá e venha treinar com inteligência.

03/07   PILATES É BOM PARA O CORPO E A MENTE

mulher-pilates

Muitas mulheres pensam que o pilates é o conjunto de vários tipos de exercícios focados apenas na perda de peso, mas não é bem assim.

Para você que está conhecendo a modalidade agora e quer tirar as suas dúvidas, veja as dicas da professora de pilates da Trainer, Camila Simonelli Carim.

“Assim como qualquer outra atividade, há uma queima de calorias e também ajuda a reduzir medidas no centro do corpo, mas a prática não é milagrosa. Todos os exercícios de pilates fortalecem e tonificam a musculatura e boa parte deles trabalha os músculos do assoalho pélvico, localizado na região do quadril até a coxa, além de ter um controle maior do abdome. Com esse maior autocontrole, temos uma coluna mais forte e a postura é estabelecida”, explica.

Em todos os exercícios há uma grande contração do abdome, consequentemente isso ajuda a reduzir medidas da barriga. Mas o foco desta atividade é, acima de tudo, ter o autoconhecimento e aquela sensação de bem-estar.

“Nos exercícios fazemos bastante alongamento e trabalhamos o equilíbrio corporal e mental. Toda essa prática evita lesões de articulações e aumentamos a frequência e carga de acordo com a evolução de cada pessoa. O pilates também reduz riscos de doenças cardiovasculares, que muitas vezes aparecem por conta do sedentarismo. Buscamos focar sempre na qualidade do movimento do que a quantidade”, comenta.

Os exercícios são de baixo impacto e com poucas repetições, por isso é recomendado para todas as idades. Para quem quer começar a praticar, Camila dá as seguintes dicas.

“Sedentários podem começar com a frequência de três vezes por semana. Se a pessoa já pratica outro esporte ou atividade física, duas vezes já é o suficiente, porém não é contraindicado fazer todos os dias. Neste caso pode alternar fazendo alongamento, fortalecimento e trabalhar diversos grupos musculares melhorando ainda mais o desempenho”, diz.

Quer conhecer de perto como é uma aula de pilates? Aproveite e venha assistir uma aula experimental todas às terças-feiras, na unidade do Mogilar, às 20h30.

02/07   MARATONA DE ESTEIRA VAI AGITAR UNIDADES DA TRAINER

 

Post Maratona de Esteira 2015 OK

A Trainer vai organizar mais uma edição do desafio que promete mexer com o fôlego de todos os amantes da corrida.

Vai rolar mais uma maratona de esteira na próxima terça-feira, dia 7, nas duas unidades da academia. As equipes poderão correr entre às 6 e 23h30.

Na maratona são formadas diversas equipes e os professores anotam a distância percorrida de cada um e, ao final do dia, é somada a quilometragem. O time que percorrer a maior distância vence o desafio e participará de um sorteio de uma inscrição gratuita para a Meia Maratona FlexPé e sorteio de brindes.

Ficou animado e quer superar os seus limites? Então faça já a sua inscrição com um de nossos professores de musculação.