30/09   Pilates Day no Alto do Ipiranga

alt

Depois do sucesso da primeira edição do Pilates Day na unidade do Mogilar, chegou a vez da galera do Alto do Ipiranga.

O evento é uma ótima oportunidade para quem sempre teve vontade de conhecer o pilates, porque é uma aula experimental aberta para todo mundo, incluindo quem não é aluno da academia.

O Pilates Day no Alto do Ipiranga vai rolar no próximo dia 8. Para participar é necessário agendar um horário, para isso, basta ligar para a recepção da Trainer e marcar. O número é o 4722-6241.

Será uma oportunidade bacana para tirar suas dúvidas sobre a modalidade, conhecer os benefícios e também nossas condições especiais nos planos de Studio Pilates.

29/09   Faça ioga na Trainer

alt

A Trainer sempre reforçou a importância da prática de uma atividade física, seja ela qual for.

Justamente por esse motivo, sempre procuramos oferecer modalidades variadas, para que todo mundo tenha uma opção para deixar o sedentarismo de lado.

Mas muita gente ainda não sabe que temos aulas de ioga, por exemplo. Por esse motivo, batemos uma papo com a professora de ioga da Trainer, Daniele Bisol.

Blog da Trainer: O que é exatamente o ioga?
Daniele Bisol: É uma modalidade composta de posturas de força, equilíbrio e flexibilidade. Tudo isso combinado e coordenado com a respiração.

Blog da Trainer: Para quem o ioga é indicado?
Daniele: Para todo mundo, sem restrições. O único porém é a condição física de algumas pessoas, daí basta nos avisar para que sejam feitas algumas adaptações de posturas, as chamadas asanas.

Blog da Trainer: Quais são os benefícios para quem pratica?
Daniele: São vários, mas podemos destacar o aumento da consciência corporal, diminuição do stress e ansiedade, melhora na qualidade do sono, aumento da flexibilidade, força isométrica e equilíbrio, autoconhecimento e concentração. Além disso, o ioga melhora a qualidade de vida, principalmente por trabalhar tanto o corpo quanto a mente.

Blog da Trainer: Temos muitos alunos que praticam outras atividades. Neste caso, como o ioga pode ser um aliado?
Daniele: Graças ao aumento da consciência do nosso corpo e da flexibilidade, conseguimos perceber os músculos envolvidos tanto em outras modalidades na academia quanto em atividades do nosso dia a dia.

28/09   Vídeo: veja como é a aula de Stiletto

Depois que publicamos a entrevista com o nosso professor de Stiletto (clique aqui para ler), muita gente quis saber como é uma aula da modalidade.

Então é só dar o play:

E aproveitando: esta semana, as aulas de Stiletto serão:
quinta-feira, dia 29, às 20h15, na unidade do Mogilar
sexta-feira, dia 30, às 8 horas e 20h30, no Alto do Ipiranga.

27/09   Aluna da Trainer vai participar da Jungle Marathon, na Amazônia

alt

Temos alunos que adoram superar limites e encarar desafios que poucas pessoas têm condições de encarar.

A Elisabeth Sancheta Santos, aluna da Trainer há mais de 20 anos, é uma delas. Ela vem se preparando para a Jungle Marathon, ou Maratona da Selva, que acontece na Amazônia.

A prova é considerada uma das mais difíceis do mundo quando o assunto é sobrevivência. Batemos um papo com a Elisabeth sobre a preparação:

Blog da Trainer: Como está a preparação para prova?
Elisabeth Sancheta Santos: Venho me preparando há mais de um ano. Participei de maratonas e ultramaratonas para sentir como são as provas. Aprendi a nadar, faço treinos de musculação e de corrida, carregando na mochila o peso equivalente ao da prova.

Blog da Trainer: O que á Jungle Marathon?
Elisabeth: É uma prova que acontece na selva amazônica e é considerada uma das mais difíceis do mundo. Estou inscrita para completar 133 quilômetros, divididos em quatro estágios.

Blog da Trainer: O que você imagina que será mais difícil?
Elisabeth: Acredito que o mais difícil é correr 32 km carregando de 7 a 8 kg na mochila por 3 dias.

Blog da Trainer: E a ansiedade?
Elisabeth: Estou bem ansiosa, não tem como negar. Me preparei muito, e continuo me preparando para a prova, porque sei que não vai ser nada fácil, principalmente pelas dificuldades do lugar, que merece ser respeitado. Quero terminar, e terminar bem.

Blog da Trainer: Por qual motivo resolveu participar de uma prova tão difícil?
Elisabeth: Soube a prova há pouco mais de um ano pelo meu treinador de corrida. Resolvi fazê-la por superação pessoal, conhecer o lugar, poder viajar e ainda participar de uma competição na qual poucos estarão.

Blog da Trainer: Qual tem sido o papel da Trainer na preparação?
Elisabeth: A academia é presente em todos os meus treinos do dia a dia. Tenho feito musculação, natação, pilates, ioga e esteira. Tudo na Trainer.

Boa sorte, Elisabeth!!!

26/09   Top 10 No Pain No Gain: 10º texto mais lido da história

alt

Alguém imagina qual é o 10º texto mais lido da história da coluna No Pain No Gain? E quantos leitores ele teve? É isso o que vocês vão descobrir logo abaixo, dando continuidade ao nosso ranking das 10 colunas mais lidas desde 2014, quando a coluna começou a ser publicada.

Com 1.414 cliques, o texto é:

FREQUÊNCIA NA ACADEMIA É DETERMINANTE PARA RESULTADOS
(publicado originalmente em 19 de maio de 2014)

Como já falamos na coluna No Pain, No Gain (veja aqui), a frequência de treinamento é fator determinante nos resultados e na mudança de hábitos. Sabemos que muitas pessoas que malham não conseguem os resultados desajados até que ocorra uma mudança de comportamento.

Lembrando: quanto mais vezes você vai à academia, melhor é a adaptação ao ambiente, seja no aspecto comportamental, fazendo novas amizades, ou mesmo na rotina de atividade diária.

Nas academias nas quais os horários são livres, como acontece com as aulas de musculação na Trainer, deve-se ir aos treinos de três a quatro vezes por semana. É claro que o padrão de criação de hábito varia em cada indivíduo, de acordo com a modalidade e a expectativa de resultados, mas essa é a média geral.

Essa frequência mínima é princípio básico para o desenvolvimento das capacidades físicas, como força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação motora e flexibilidade. E, dessa forma, os resultados desejados aparecerão.

Nas aulas com horários pré-determinados, como natação e lutas que, em média, são feitas duas vezes por semana, torna-se imprescindível que não faltar às aulas. Nesses casos, devemos também considerar os aspectos de aprendizado e desenvolvimento motor que já ocorrem de forma significativa com apenas duas sessões de treinamento por semana.

Em resumo, quem é adepto da musculação ou ginástica deve ir à academia de três a quatro vezes por semana, pelo menos, para desenvolver as capacidades físicas e ter o gasto calórico necessário para obter resultados.

Já nas atividades cuja frequência é de duas vezes por semana, os aspectos psicomotores são mais importantes e não exigem mais do que isso para obter ótimos resultados.

Escolha sua modalidade de acordo com sua preferência e sua disponibilidade de horários. Assim seus resultados estarão mais próximos de você.

Expectativa
Muitas pessoas se matriculam nas academias com uma expectativa de grandes mudanças no corpo. Mas, antes de adquirirem esse novo hábito, que como vimos pode demorar em média 30 dias, diminuem sua frequência de treinamentos.

É importante que se entenda que qualquer forma de movimento ou exercício aumenta o gasto calórico quando comparado ao estado de repouso e, muitas vezes, diminuem o peso. O problema é que mudanças significativas na composição corporal requerem maior tempo de treinamento e mudanças nos hábitos alimentares.

Moral da história: Tire a bunda do sofá duas vezes a mais por semana e vá treinar.

23/09   Trilha de bike para mulheres

alt

Todo mundo já sabe que outubro é o mês do aniversário da Trainer, não é?

Outra coisa pela qual outubro é bastante famoso é a campanha Outubro Rosa, criada para conscientizar as mulheres sobre a imporância do autoexame como prevenção ao câncer de mama.

Aproveitando as duas coisas, a Trainer organizou um super evento para o dia 1º: uma trilha de bike só para mulheres.

Todo mundo pode participar, mesmo que não seja aluna da Trainer.

A concentração será às 8 horas na unidade do Mogilar, e o destino é Luís Carlos.

A Trainer vai oferecer carro de apoio, instrutores, água e todo o suporte necessário para as mulheres pedalarem com segurança.

Venha comemorar pedalando!!!

22/09   Seis motivos para você fazer pilates

alt

Muita gente ainda não sabe, mas a Trainer oferece aulas de Pilates nas três unidades: Mogilar, Alto do Ipiranga e for Woman. E vocês conhecem a modalidade? Sabem dos benefícios?

Conversamos com a professora Amanda Maza e, além de ela explicar um pouco sobre o que é o pilates, deu seis ótimos motivos para você começar hoje mesmo.

“O pilates é uma técnica que trabalha em conjunto o corpo e a mente. Possui como princípios básicos a respiração, centralização, fluidez, precisão, controle e concentração. É indicada para as pessoas de todas as idades, crianças, gestantes, idosos, indivíduos em fase de reabilitação... homens e mulheres que já praticam ou não uma atividades física”, explicou a professora.

Veja seis principais benefícios do pilates:

1 - Tonifica e define os músculos;

2 - Melhora a flexibilidade, força, coordenação, equilíbrio e postura;

3 - Alivia dores;

4 - Alivia o estresse e tensões;

5 - Previne e recupera lesões;

6 - Complementa seu treino esportivo.

Venha pilatear na Trainer!!!

21/09   Nova turma do programa Hipertrofia

alt

Está querendo ficar forte? Então a sua chance é agora.

No dia 11 de outubro vai rolar uma reunião para o início de uma nova turma do programa Hipertrofia. Para fazer parte do programa, é preciso comparecer à reunião, que será às 19h30, na unidade do Mogilar.

Para se inscrever, basta conversar com o seu professor de musculação.

O Hipertrofia é um programa especial para homens que querem aumentar a massa muscular com resultados significativos. O Hipertrofia é perfeito para quem busca um corpo malhado e definido.

O programa é a combinação de treinos pesados de musculação e orientação nutricional. Com ele, você consegue grande aumento na massa muscular e ganho de peso corporal.

20/09   Aluno da Trainer participa de mais um Strong Man

alt

Quem acompanha o blog da Trainer já deve ter visto algum post sobre nosso aluno Glauco Benigno, atleta de Strong Man. No próximo final de semana, ele estará em Juiz de Fora, Minas Gerais, para mais uma competição. A preparação já está a todo vapor e batemos um papo com ele sobre isso.

Blog da Trainer: Qual é o evento que você vai participar no próximo final de semana?
Glauco Benigno: Chama-se Body Contest e ocorre em Juiz de Fora. Serão dois dias de competição, com três provas em cada um. O interessante é que o evento envolve várias modalidades, não só o Strong Man.

Blog da Trainer: Qual é a sua expectativa para o evento?
Glauco: Estou esperando um ótimo resultado. O Body Contest tem provas bem difíceis, com muita carga mesmo, por isso não é tão fácil. Venho numa crescente de desempenho, evoluindo a cada competição. Na última que participei, o Sulamericano, na Argentina, fiquei em 8º lugar, portanto, para a prova deste final de semana, espero conseguir no mínimo uma 6ª colocação.

Blog da Trainer: Como está a preparação?
Glauco: Meu treino é dividido em algumas partes. Eu faço o que chamam de treinamento de base, com supino e agachamento, tudo na Trainer. Daí vou para outro espaço, onde treino Strong Man e funcional, para ter mais mobilidade.

Blog da Trainer: Como é a sua dieta?
Glauco: Faço um trabalho com uma nutricionista e ela recomenda uma dieta de 10 mil caloridas por dia. Mas vou dizer que é bem complicado cumprir a meta. Pela manhã, por exemplo são oito ovos com bacon e tapioca. Depois tem o hipercalórico, almoço, hipercalórico de novo e por aí vai. Comecei a tomar açaí e sorvete à tarde e, meu café da tarde, geralmente é macarrão. Tenho de fazer uma média de oito refeições por dia, fora a suplementação.

Blog da Trainer: Como tem sido a parceria com a Trainer?
Glauco: Sou aluno há pouco mais de um ano e a parceria vem me ajudando muito, principalmente depois que comecei a fazer natação. Ganhei muito fôlego e velocidade, graças à natação. Tem provas que não adianta só ter a força para carregar o peso, mas sim velocidade e resistência, e o trabalho na piscina foi fundamental para isso. Parece que meu pulmão dobrou de tamanho.

Blog da Trainer: Quais são seus planos para o futuro?
Glauco: Quero continuar forte com os treinos e aumentar o peso. Hoje estou mais pesado do que na última competição, mesmo sendo o atleta mais leve da minha categoria. Neste caso, quanto mais pesado melhor, claro que com saúde e de maneira saudável. Este é o objetivo.

19/09   Top 10 No Pain No Gain

alt

A coluna No Pain No Gain terá uma breve pausa nos novos conteúdos, no entanto, resolvemos republicar as 10 colunas mais lidas da história.

Para quem ainda não sabe, a No Pain No Gain surgiu a partir da ideia do mestre em fisiologia do exercício e proprietário da Trainer, Marcos Pudo, em abordar temas variados relacionados à pratica de atividades físicas. O conteúdo sempre foi publicado às segundas-feiras.

“Lembro que vi em algum lugar a frase: ‘tire a bunda do sofá e vai fazer alguma coisa’. Foi justamente daí que resolvemos dar início à coluna, sempre abordando um assunto diferente e colocando uma moral da história no final”, explica Marcos.

A primeira coluna foi publicada no dia 17 de fevereiro de 2014. De lá pra cá, foram 120 colunas e mais de 100 mil cliques em nosso site.

A partir da próxima semana, vamos republicar as 10 colunas mais lidas da história, com base no número de cliques, ok?

Até a próxima semana.

16/09   Maratona de Esteira da Trainer

alt

Quais são os alunos da Trainer com mais pique para correr na esteira? Será da unidade Mogilar? Ou da unidade Alto do Ipiranga? Todo mundo vai descobrir no próximo dia 21, quando rolará mais uma Maratona de Esteira da Trainer. O grande diferencial deste ano será o desafio entre as unidades.

Gostou da ideia e quer participar? É só procurar seu professor de musculação e fazer a inscrição.

Prêmios? Tem, sim senhor. Entre a equipe ganhadora, será sorteada uma super mochila Speedo. Além disso, a esteira que tiver a maior distância acumulada – independentemente de ser na unidade vencedora – também entrará no sorteio para outra mochila.

Todos os participantes ganharão um squeeze da Trainer.

Veja o regulamento da prova:

- Apenas duas esteiras por unidade e pré-determinadas farão parte da Maratona;

- Cada aluno deverá permanecer no máximo 60 minutos na esteira;

- O aluno precisa respeitar o horário e a esteira na qual está inscrito;

- A tolerância pelos inscritos será de cinco minutos. Caso não apareça, poderá ser substituído por outra pessoa;

- O professor precisa estar ao lado do aluno no início do treino, com a esteira zerada;

- Ao término, o aluno terá de chamar o professor antes de a esteira ser zerada para a marcação da distância percorrida;

- A unidade campeã será a que acumular a maior distância, somando as duas esteiras.

15/09   Entrevista com o professor de Stiletto da Trainer

alt

O Stiletto é uma das aulas que mais tem feito sucesso nas unidades da Trainer. As salas têm ficado super cheias e todo mundo adora a modalidade. Aproveitando o sucesso, conversamos com o professor Roberto Maiolo sobre os benefícios do Stiletto e outras coisas mais. Veja abaixo:

Blog da Trainer: O que é o Stiletto?
Roberto Maiolo: Ele é mais do que uma simples modalidade. Ele é um estilo de vida. Teve início na Broadway e ficou super conhecido depois de a musa Beyoncé utilizá-lo no clipe de Single Ladies. A aula é por meio de uma coreografia pensada para ser feita com o salto alto e trabalhar praticamente o corpo inteiro.

Blog da Trainer: Quais são os principais benefícios da aula?
Roberto: Ela trabalha a postura, a consciência corporal, noções de tempo e espaço e equilíbrio, portanto, podemos chamar de uma atividade completa. Além disso, as pernas e bumbum são bem exigidos e, pelo fato de ser feita usando um salto alto, tonifica os músculos das coxas, panturrilhas e glúteos.

Blog da Trainer: De quanto é o gasto calórico?
Roberto: Especialistas fizeram cálculos e disseram que uma aula de 60 minutos pode eliminar até 800 calorias.

Blog da Trainer: Quem pode praticar o Stiletto?
Roberto: Faz a modalidade quem busca a felicidade na vida. É importante falar que pelo fato de ser feita com o salto alto, as pessoas precisam saber se não há nenhum tipo de problema físico em relação a isso. Por uma questão cultural, o Stiletto pode até ser considerado feminino, no entanto, ele pode, e deve, ser feito por qualquer pessoa, independentemente de gênero, valores, cultura, religião, idade . . .

Blog da Trainer: Além dos benefícios físicos, o Stiletto ajuda na autoestima de quem pratica?
Roberto: Isso é muito interessante porque percebo esse impacto na vida de todo mundo. Aumenta a autoestima e, no caso das mulheres, a vontade de ser e se sentir mulher na essência. Recebo muitos depoimentos de mulheres dizendo que o Stiletto tem mudado a vida delas. E isso é um barato porque estamos falando da saúde da alma. Afinal o processo de saúde só é válido no equilíbrio de corpo e alma. E a felicidade é o bem maior.

Blog da Trainer: Deixe uma mensagem para quem ainda não participou da aula.
Roberto: A arte é algo divino. Stiletto é arte. Logo, Stiletto é divino. Portanto, venha ser feliz. Venha Divar com a gente!

As aulas de Stiletto na Trainer variam a cada semana. Hoje, dia 15, às 20h15, rola na unidade do Mogilar, e amanhã, dia 16, às 8 horas e 20h30, na unidade do Alto do Ipiranga.

A aula é aberta a alunos de todas as unidades da Trainer, incluindo a Trainer For Woman.

14/09   Trainer na TV Diário

Uma das formas de sabermos o quanto nosso trabalho está indo no caminho certo é o reconhecimento das pessoas quando querer falar sobre determinado assunto.

E foi assim que aconteceu em uma reportagem da TV Diário, afiliada da Rede Globo no Alto Tietê, sobre a importância de fazer um check-up antes de praticar qualquer atividade física.

A equipe da tevê foi até a unidade do Mogilar para ouvir nossos professores sobre o assunto.

Para assistir clique aqui.

13/09   Dia de Resultados

alt

Como está o seu treino? Você sabe qual foi a evolução nos últimos meses? Para descobrir tudo isso, você não pode deixar de participar de mais um Dia de Resultados da Trainer.

Primeiro será na unidade do Mogilar, nesta quarta-feira, dia 14. Na quinta-feira, dia 15, é a vez da galera do Alto do Ipiranga descobrir tudo o que está rolando com o corpo e os treinos.

O Dia de Resultados acontece durante todo o dia e, para participar, basta procurar seu professor, ok?

Participe e descubra o quanto você está evoluindo e tenha ainda mais resultados!

12/09   No Pain No Gain – O papel do professor na musculação

alt

Já falamos do papel do professor na academia na coluna da semana passada (para ler clique aqui), e esta semana vamos falar da importância deste profissional na musculação. Vamos lá?

Um dos principais papeis do professor na musculação é, antes de qualquer coisa, conversar com o aluno. A anamnese é fundamental quando alguém começa a treinar, seja lá qual for o objetivo. O professor vai examinar e relembrar o passado desta pessoa por meio de perguntas cujo objetivo é descobrir o histórico de atividade física, familiar e tudo aquilo que ela fez até o momento. Esse é o papel do professor, que vai descobrir quem realmente é esta pessoa.

A partir deste perfil comportamental, ele vai traçar a melhor estratégia para alcançar os objetivos pretendidos. A conversa, não só neste primeiro momento, é parte obrigatória no processo, por isso o professor vai estabelecer estes padrões e dar início ao trabalho.

Principalmente na musculação é possível chegar ao mesmo resultado optando por caminhos diferentes e é neste ponto que o professor tem de entender o perfil do aluno para escolher o melhor caminho para cada caso. Como comentamos na outra semana, esta é uma das principais diferenças entre o professor e o instrutor, que não tem a qualificação necessária para fazer esta análise.

As pessoas têm motivações diferentes e cada uma tem uma reação aos estímulos propostos, portanto, a conversa constante e o professor atuando realmente como professor são importantes para identificar qual é a melhor maneira de conduzir o treino. O professor precisa conhecer quem está atendendo.

Quais são as sensações do aluno ao treinar? Esta é uma pergunta constante que os professores precisam fazer, porque quanto mais dias felizes na academia, melhor para o aluno. Este profissional não dá apenas bom dia e passa o treino. Ele conversa sobre todos os assuntos que envolvem o treinamento, como a dieta, questões sociais e comportamentais, expectativas e por aí vai.

Além do benefício para o próprio aluno, o professor que atende desta maneira se beneficia, porque ele vai compartilhando o conhecimento que adquiriu com outras pessoas e isso ajuda até mesmo a ampliar sua visão sobre os assuntos que está tratando. Quanto mais ele conversar, mais vai refletir e pensar sobre o seu trabalho, cujo resultado será ainda melhor para quem está sendo atendido por este profissional.

Moral da história: o instrutor cantava as mulheres durante o trabalho, o professor tem de encantar as alunas, é bem diferente.

09/09   Vídeo: apresentação de jazz em Campos do Jordão

Comentamos na semana passada sobre a apresentação das nossas alunas de jazz no XX New Fest Dance, de Campos de Jordão.

A apresentação foi show e melhor do que ficarmos escrevendo é você dar o play e curtir um pouco!

Parabéns meninas!!!

08/09   Inscrições para torneio de natação terminam amanhã

alt

Quem é aluno da natação na Trainer há algum tempo sabe que o mês de setembro é quando acontece o Torneio Primavera de Natação, organizado pela Liga Aquática nas cidades do Alto Tietê. Muita gente já está se preparando para a prova, mas quem ainda não fez a inscrição precisa correr: elas poderão ser feitas somente até amanhã, dia 9.

Se você é aluno, converse com o seu professor o quanto antes para garantir sua participação na prova, que vai rolar no próximo dia 24, no Ginásio Municipal Paulo Portela, em Suzano.

Serão diversas categorias, desde pré-mirim para quem nasceu entre 2007 e 2008 até master, para os nascidos entre 1922 e 1926.

Faltam pouco menos de 20 dias para a competição, portanto, ainda dá tempo de treinar forte para participar. O bacana é que, além da prova em si, o Torneio Primavera é uma oportunidade para todo mundo aproveitar um dia diferente, conhecer novas pessoas e competir de maneira saudável.

Converse com o seu professor e boa prova.

Para mais informações, clique aqui.

06/09   Feriado e aula especial na Trainer for Woman

alt

Mais uma semana mal começou e já temos outro feriado pela frente. Nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, as unidades da Trainer vão funcionar em horários especiais por contado do feriado.

Então anote na agenda: unidades Mogilar e Alto do Ipiranga funcionarão das 10 às 13 horas. A natação, na unidade do Mogilar, será só para adultos. A Trainer for Woman fecha nesta quarta.

Na quinta-feira, dia 8, todas as unidades voltam ao horário normal.

E, na Trainer for Woman, vai rolar uma aula especial de TrainerDance para quem curte dançar e se divertir. O bacana é que a aula será aberta a alunas de todas as unidades da Trainer, então ninguém tem desculpa para não participar.

A aula será às 19h40, ok? Para quem não sabe, a Trainer for Woman fica na avenida Capitão Manoel Rudge, 1017, na Vila Oliveira.

Esperamos vocês!!!

05/09   No Pain No Gain: O papel do professor na academia

alt

A academia onde você treina tem professor ou instrutor? É exatamente essa diferença o assunto da coluna No Pain No Gain desta semana. O mestre em fisiologia do exercício e proprietário da Trainer, Marcos Pudo, vai falar sobre a importância deste profissional no dia a dia do aluno e como os resultados estão diretamente ligados a isso. Boa leitura!

Na década de 90 e início dos anos 2000, a figura do instrutor fez muito sucesso nas academias. No entanto, o curso de Educação Física não oferecia uma formação específica para o profissional atuar na academia de uma maneira mais ampla. Os estudantes não tinham disciplinas como metodologia do treinamento, biomecânica mais complexa, psicologia, fisiologia, entre outras coisas.

O curso não preparava o professor para trabalhar dentro de uma academia, no entanto, isso foi mudando após a regulamentação da profissão de educador físico. A partir daí os cursos se adequaram e as coisas foram ficando diferente.

O nome instrutor fez muito sucesso porque ele só instruía o aluno. Ele até tinha conhecimento de algumas coisas e na época a necessidade de quem procurava uma academia era justamente essa: alguém que apenas indicasse os movimentos e só. A figura do professor praticamente não existia.

Nos últimos dez anos isso foi mudando. As academias cresceram, a demanda também, e agora todo mundo quer esse profissional. Não se pode mais ter só o instrutor.

Como atualmente as pessoas têm acesso a uma quantidade enorme de informação, a figura do instrutor perdeu muita força, porque tem muita gente achando que pode treinar sozinha por aí. E é justamente neste ponto que o instrutor perdeu força e o professor começou a ganhar mais espaço. O YouTube atualmente até pode fazer o papel do instrutor, por exemplo, no entanto, o trabalho do professor é muito mais amplo e complexo.

Ele é mais qualificado que o instrutor e atende ao aluno de maneira completa, não apenas passando treino e corrigindo movimentos. O professor precisa analisar o ser humano como um todo.

Por isso pergunto a você: o que a academia onde você treina está vendendo para você? Só técnica de execução? Qual é a participação do professor dentro da academia? Tem programas de treinamento ou só monta o treino?

Essas características são importantes para o cliente de academia atualmente. Os alunos precisam da instrução, mas precisam de muito do que isso para conquistar os objetivos. Por isso a figura do professor é essencial, porque ele vai ajudar nos movimentos, na dieta, no emcional e todos os aspectos envolvidos no seu treino e resultados.

A disciplina para quem está treinando é essencial e o instrutor nem sempre consegue cumprir esse papel. Mas o professor sim, principalmente pelo fato de sempre estar mais próximo e saber tudo o que está acontecendo com aquele aluno.

É importante falar que tudo isso serve para modalidades variadas, desde a natação infantil à ginástica, passando pela musculação.

O professor tem conhecimento suficiente para não só corrigir os movimentos, como também aplicar sequências pedagógicas para resolver os problemas. Este profissional tem um olho mais clínico para entender e orientar o aluno.

Outro aspecto importante é o caráter motivacional envolvido. Pelo fato de estar mais presente na rotina, o professor incentiva, demonstra compromisso, faz elogios e críticas e puxa o limite de cada um, para que os resultados realmente apareçam.

A pergunta que fizemos lá no início do texto é para você refletir sobre qual academia vai escolher: aquelas que oferecem apenas o instrutor ou as que colocam um professor para atender em todas as necessidades do aluno.

A moral da história é uma piadinha que exemplifica bem a diferença entre o instrutor e o professor. O padre entrou na igreja e percebeu a presença de ladrões. Como estava escuro, ele perguntou: Quem está aí? Os ladrões responderam: Somos anjos. Daí o padre falou: então voa que eu quero ver. Os ladrões: nós somos filhotes ainda, não voamos!

Então na hora de escolher a academia pense um pouco nisso.